Editais e Chamadas Públicas
AWS E CNPQ ABREM CHAMADA PÚBLICA PARA DESTINAR $1,2 MILHÃO DE DÓLARES EM CRÉDITOS DE NUVEM PARA PESQUISADORES
AAWS (Amazon Web Services) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) abriram uma chamada pública para apoiar pesquisas científicas e tecnológicas por meio da doação de de $1,2 milhão de dólares em créditos para o uso da computação em nuvem. O prazo para envio das propostas ao CNPq termina no dia 13 de dezembro de 2022.
Qualquer pesquisador ou centro de pesquisa do Brasil poderá solicitar créditos, sendo que o valor máximo destinado a cada projeto poderá variar de $15 mil a $100 mil dólares. As propostas serão analisadas por uma comissão do CNPq com participação da AWS. Os projetos devem estar incluídos em uma das linhas de pesquisa em tecnologia consideradas prioritárias, que vão desde o setor espacial passando por segurança pública, biotecnologia e cidades inteligentes, até prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais.
Saiba mais
Fonte: CNPq (Adaptada)
BOLSAS PÓS-DOUTORAS NA SUÍÇA – EPFLEADERS4IMPACT CALL #3 (MSCA)
A EPFL lançou o terceiro edital para o EPFLeaders4impact, um novo programa de bolsas de pós-doutorado que financia pesquisadores experientes de todo o mundo que têm a ambição e o potencial de fornecer soluções inovadoras para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Os candidatos concedidos realizarão seu projeto em um dos cinco campi da EPFL e se beneficiarão de um programa de treinamento multifacetado, incluindo uma colaboração com o setor não acadêmico.
Durante o programa, os bolsistas da EPFLeaders4impact poderão tomar medidas parainiciar uma empresa com base em sua própria pesquisaou ter sua proposta de solução inovadora implementada por meio de umatransferência de tecnologia para uma empresa/organização existente.
Saiba mais
Fonte: Euraxess (Adaptado)
EDITAL PARA PROJETOS DE COLABORAÇÃO INTERNACIONAL COM A UNIVERSIDADE DE MONTPELLIER, NA FRANÇA – I-SITE EXCELLENCE PROGRAM
Como parte do Programa de Excelência i-SITE, a Universidade de Montpellier está lançando um edital para projetos “Apoio à mobilidade internacional – EXPLORE #4” com o objetivo de promover intercâmbios e colaborações internacionais, aumentar a atratividade e visibilidade do local e contribuir para a estruturação de novas iniciativas.
Este edital visa promover intercâmbios e colaborações internacionais, aumentar a atratividade e visibilidade do local e contribuir para a estruturação de novas iniciativas. O programa faz parte de um projeto global para a construção da universidade do amanhã, que permanecerá aberta e não exclusiva. Portanto, qualquer projeto que explore novas colaborações internacionais, atendendo às condições gerais e objetivos deste edital e apresentando um valor agregado significativo para o P.E.I., pode ser considerado para financiamento, inclusive para agentes cujos temas não correspondem diretamente aos três pilares de Alimentação, Cuidado e Proteção.
Saiba mais
Fonte: Euraxess (Adaptado)
Notícias UFRJ
UFRJ ALERTA PARA AUMENTO DE CASOS DE COVID-19
O Centro de Triagem Diagnóstica (CTD/NEEDIER) emitiu nota técnica sobre o aumento do número de casos de covid-19. Para emitir o parecer, o CTD/NEEDIER considerou os resultados de testagem para covid-19, que demonstram o aumento da positividade, nas últimas semanas, de 2,6% em setembro para 18,3% em outubro. A nota divulgada recomenda o retorno ao uso de máscaras em ambientes fechados ou de aglomeração.
Devido à fase atual da pandemia e à cobertura vacinal estimada pelo Corpo Social da Universidade para covid-19, o CTD não recomenda a interrupção/suspensão automática de atividades presenciais. As situações específicas serão objeto de avaliação detalhada e discussão com as Direções das Unidades visando à adoção de medidas de controle pertinentes ao contexto.
Saiba mais
Fonte: Conexão UFRJ (Adaptado)
NOTA DE PESAR – HERCH MOYSÉS NUSSENZVEIG
Importante cientista, professor emérito da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Herch apoiou a construção de centros de pesquisa no Brasil e foi homenageado por diversos prêmios ao longo de sua trajetória, entre eles o Prêmio Almirante Álvaro Alberto, concedido pelo CNPq, em 1995.
O velório do pesquisador foi realizado neste domingo (6), no Cemitério Vertical Memorial do Carmo, no Caju, seguido de cremação.
Conhecido por seus trabalhos em óptica, graduou-se (1954) e obteve doutorado em física (1957) pela Universidade de São Paulo (USP). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Física – SBF (1981-1983), membro da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP, na sigla em inglês), nos EUA (1987-1993).
Foi Coordenador Científico da Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ e criador e Coordenador Científico do Laboratório de Pinças Óticas da UFRJ.
Saiba mais
Fonte: CNPq (Adaptado)
EVENTO COMBATENDO O MACHISMO, O SEXISMO E A LGBTFOBIA NA ESCOLA
A direção do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro convida para o evento Combatendo o Machismo, o Sexismo e a LGBTfobia na Escola a ser realizado no dia 22 de novembro, das 14h às 18h. O evento, presencial e gratuito, é voltado a profissionais da educação básica, de todas as etapas e modalidades, em especial àqueles que trabalham nas redes públicas de ensino.
Saiba mais
Fonte: Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos – UFRJ
INAUGURAÇÃO DA SEDE DO INOVACCS
Dia 21/11 às 14h no Bloco L do Centro de Ciencias da Saude na Cidade Universitaria acontece a inauguração da sede do InovaCCS e lançamento do livro Interação Academia-Indústria.
Fonte: Centro de Ciencias da Saude
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO BEM REPRESENTADA NO RANKING STANFORD
Atualização de setembro de 2022 do ranking Stanford, o banco de dados de indicadores padronizados de citações de autores científicos, traz o nome de 56 cientistas da UFRJ que figuram entre os 200 mil autores mais citados do mundo.
As métricas de citação são amplamente (e também mal) utilizadas. Por essa questão, foi criado um banco de dados disponível publicamente dos cientistas mais citados, que fornece informações padronizadas sobre citações.
O GT de Gestão dos Indicadores de Desempenho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR2), com o intuito de padronizar o preenchimento dos formulários dos rankings, desenvolveu a campanha “Afiliação Padrão”. O objetivo é conscientizar os cientistas, pesquisadores e autores de artigos científicos que é fundamental que a afiliação seja realizada de forma padronizada para que a instituição possa unificar e ter reconhecida nas avaliações – de forma quantitativamente precisa – toda sua real produção científica.
Dentre a relação de cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro que estão na lista, uma é muito conhecida: a Profa. Denise Freire, do Instituto de Química, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e uma das maiores defensoras e divulgadoras da ideia da “Afiliação Padrão”. A ideia – que surgiu das Profas. Denise Pires (Reitora), Denise Freire (PR2) e Daniela Uziel (GID/PR2) – já começa a render frutos, basta olharmos alguns dados extraídos da atualização do ranking Stanford, que dizem respeito à UFRJ:
– 56 cientistas estão entre os 200 mil mais citados;
– 15 estão entre os 100 mil mais citados;
– 28 estão entre os 1.000 mais citados de seu subcampo;
– 16 estão entre os 500 mais citados de seu subcampo;
– 4 estão entre os 100 mais citados de seu subcampo;
Importante ressaltar que apenas foram considerados os inputs em termos de afiliação com o “nome próprio” da instituição, ou seja, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Igualmente deve-se ter em mente que este ranking é realizado a partir de uma vasta base de dados internacionais chamada Scopus, organizada por especialistas, e estamos tratando somente com dados do c-score que não consideram as auto-cocitações – o que nos permite chegar a um número mais aproximado do real de citações.
Mas, como se dá esta seleção?*
A seleção é baseada nos 100.000 melhores cientistas pelo c-score (com e sem auto-cocitações) ou uma classificação percentual de 2% ou mais no subcampo. 195.605 cientistas estão incluídos no banco de dados de carreira e 200.409 cientistas estão incluídos no conjunto de dados do ano passado. Este trabalho utiliza dados Scopus fornecidos pela Elsevier através do ICSR Lab.
O cálculo foi realizado utilizando todos os perfis de autores do Scopus a partir de 1º de setembro de 2022. Se um autor não está na lista, é simplesmente porque o valor do indicador composto não era alto o suficiente para aparecer na lista. Isso não significa que o autor não faça um bom trabalho. A versão publicada reflete com precisão os perfis do autor do Scopus no momento do cálculo.
* Trabalhamos com a 5ª versão do arquivo, disponibilizada em 03/11.
Fonte: Elsevier (Adaptado)
Notícias de Outras Instituições
SBPC ABRE INSCRIÇÕES PARA SUA 75ª REUNIÃO ANUAL
Estão abertas as inscrições para a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 23 a 29 de julho de 2023 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O tema desta edição é “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. As inscrições para o evento podem ser feitas até 13 de julho. Todas as informações estão disponíveis no site do evento.
Saiba mais
Fonte: FAPERJ (Adaptado)
Outras notícias podem ser encontradas em: pr2.ufrj.br |
Para acessar as newsletters ‘Por Dentro da Agência UFRJ de Inovação’, acesse: inovacao.ufrj.br |
Sugestões enviar para dinac@pr2.ufrj.br |
Rua Paulo Emidio Barbosa, 485, Quadra 1A, Parque Tecnológico da UFRJ, Ilha do Fundão, CEP 21941-907 Rio de Janeiro, RJ. E-mail: gabinetepr2@pr2.ufrj.br. Horário de atendimento presencial: segunda a sexta-feira de 10:30h às 15:30h. |