CENTRO MULTIDISCIPLINAR UFRJ – MACAÉ

Coordenador: Luís Claudio de Carvalho

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense – UFF (1996), residência em medicina preventiva e social pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1999), especialização em Acupuntura Tradicional Chinesa pelo Centro de Estudos de Medicina Tradicional e Cultura Chinesa, CEMETRAC (2002), Mestrado em clínica médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2009) e Especialização em Pediatria Clínica pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP (2012). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Medicina da UFRJ – Macaé, na área de Medicina de Família, e responsável pela Tutoria da Supervisão do Projeto Mais Médicos para o Brasil – UFRJ e integrante da linha de pesquisa micropolítica do trabalho e cuidado em saúde da pós-graduação do departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (ver mais a seguir) >> Currículo Lattes

Substituto Eventual: Francisco Eduardo Silva

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos. Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Orêncio de Freitas e residência médica em Coloproctologia no Hospital Federal de Ipanema. Professor de Cirurgia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (TCBC). Mestre em Saúde Baseada em Evidências pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. >> Currículo Lattes

Apoio Administrativo da Coordenação:

Bárbara Lana Dionísio Cruz

Monique Ximenes Nicacio da Silva

Contato Acadêmico:

Perfil do Profissional:

A Faculdade de Medicina – FM da UFRJ estrutura-se, portanto, para formar profissionais médicos, em nível de graduação, com sólidos conhecimentos científicos, técnicos e humanísticos. Com base nesses conhecimentos e no perfil do médico para o século XXI, definido nas Diretrizes Curriculares Nacionais, esses profissionais devem ser capazes de analisar as condições de saúde da sociedade comprometendo-se, de acordo com as competências que caracterizam seu perfil, com o atendimento aos indivíduos saudáveis ou enfermos, às respectivas famílias e à comunidade em geral, orientando-os de modo que possam otimizar suas possibilidades para obter melhores condições de bem-estar. Os médicos formados pela UFRJ-Macaé são também capacitados para pesquisa, gerência e planejamento de ações no campo da educação em saúde.

A estrutura curricular contempla a formação geral, tanto na área básica como na profissionalizante, mantendo-se a preocupação de relacionar os conteúdos das disciplinas com o processo saúde-doença do indivíduo, da família e da comunidade, com a realidade epidemiológica e as questões ambientais locais e regionais.

A organização das disciplinas é orientada pela complexidade do conhecimento, com inserção dos alunos desde o início do curso em práticas nos diferentes cenários de assistência, de promoção da saúde e de prevenção de doenças. Os conteúdos das disciplinas clínicas privilegiam a compreensão dos problemas que envolvem a saúde coletiva e o papel do médico como agente transformador.

Com base em sólidos conhecimentos científicos e sociais, a FM UFRJ-Macaé deseja garantir a todos os graduandos visão ampla e geral da Medicina, reconhecendo e atendendo as necessidades sociais, compreendendo a complexidade da ação médica dentro de uma lógica de custo-benefício, empregando criteriosamente os recursos tecnológicos e terapêuticos e atendendo à necessidade de uma educação continuada.

O perfil do egresso da Medicina, para futuro exercício profissional, será capacitado nas seguintes áreas – Atenção à saúde, gestão em saúde e educação em saúde.

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MÉDICAS

O Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com sede no município de Macaé, é orientado pela missão definida para o curso, a saber: formar profissionais médicos, qualificados dos pontos de vista técnico-científico, ético e humanista, capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e práticos, que expressem efetivo compromisso com a melhoria do atendimento às necessidades de saúde da sociedade brasileira, e aptos a contribuir para o desenvolvimento de elevados padrões de excelência no exercício da medicina.

  • Duração do curso:12 períodos / 6 anos
  • Turno de funcionamento: Diurno
  • Oferta anual de vagas: 60 vagas (30 por semestre letivo)
  • Modalidade: Presencial
  • Critérios de seleção dos alunos: vagas ofertadas pelo ENEM (Sistema de Seleção Unificada do MEC)

Grade curricular:

Docentes:

Lista de docentes do Instituto de Ciências Médicas

Colegiado: