CENTRO MULTIDISCIPLINAR UFRJ – MACAÉ

Diretor pro tempore: Iuri Bastos Pereira

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Escola de Enfermagem Anna Ney – 2004), concluiu o Mestrado e o Doutorado em Ciências/Química Biológica (Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis – IBqM) também pela UFRJ em 2006 e 2011, respectivamente; e o pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da EEAN (2014). Atualmente é professor Adjunto II do Curso de Enfermagem e Obstetrícia do Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé, além de integrar a Comissão Permanente de Biossegurança do Campus (CPBio). Tem experiência nas áreas de Enfermagem em Infectologia, Enfermagem Intensivista, Biologia Molecular e Bioquímica de peptídeos antifúngicos. É, ainda, membro da Associação Brasileira de Enfermagem. >> Currículo Lattes

Vice-diretora pro tempore: Roberta Pereira Coutinho

Enfermeira graduada em “Enfermagem e Obstetrícia” pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001); Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005); e Doutoranda em Educação nas Ciências da Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Professora Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro / Campus Macaé. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem Fundamental e Sistematização da Assistência de Enfermagem..(leia mais a seguir) >> Currículo Lattes

Coordenadora pro tempore: Inês Leoneza de Souza

Doutorado em Enfermagem EEAN/ UFRJ; Mestrado Profissional em Saúde da Família pela UNESA RJ e Mestrado Acadêmico em Educação e Saúde pela UniFOA. Possui Graduação em Enfermagem – Faculdades de Barra Mansa. Atualmente Professora Adjunta IV do Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé. Especialista em Saúde Coletiva/ Gerência de Unidades de Saúde e Redes de Atenção à Saúde no SUS. Experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública e Saúde Mental. Atua principalmente nos seguintes temas: Saúde Coletiva, Saúde mental, Políticas de Saúde, Prevenção, Gestão e Administração Pública, Ensino, Treinamento e Capacitação em serviço para o SUS. Possui formação livre em Parapsicologia. >> Currículo Lattes

Apoio Administrativo Instituto de Enfermagem:

Jessica Carvalho Lecker

 

Apoio Administrativo Curso de Enfermagem:

Gabriela Suberino da Silva Martins

E-mail: coordenfermagem@macae.ufrj.br | Tel. (22) 2141-4012

A Enfermagem como profissão está a serviço do bem-estar humano comprometida com a sociedade, com a melhoria do nível de saúde da população, evidenciando condutas coerentes com o princípio universal, integral e equânime do sistema de saúde e suas implicações dentre os aspectos para promover e executar adequada assistência profissional.

 

A formação do profissional de enfermagem exige que se atribua a devida importância à saúde e ao bem-estar dos indivíduos e coletividades e requer o desenvolvimento de competências e habilidades ao profissional enfermeiro na sociedade brasileira.

 

O Projeto Político Pedagógico do curso foi elaborado pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ, unidade parceira na organização e implantação da estrutura curricular no curso de Enfermagem da UFRJ - Macaé. Um trabalho coletivo definiu elementos de integração vertical – fios condutores para uma organização sequencial e de integração horizontal – núcleos de interdisciplinaridade, articulados num esquema conceitual e metodológico, denominados de etapas curriculares.

 

A abordagem às situações de ensino e aprendizagem é baseada na aquisição e na aplicação de princípios científicos, como fundamento lógico para as ações de enfermagem, e enfatiza o desenvolvimento do processo de enfermagem que envolve cuidados a indivíduos, a famílias e outros grupos da comunidade. E, não apenas aprendizado voltado para os procedimentos técnicos inerentes a profissão. As atividades curriculares são suficientemente flexíveis para dar a cada um a oportunidade adequada ao alcance de competências desejadas. Assim, é imprescindível que o estudante seja percebido como pessoa que têm direitos e necessidades próprias, tal como ele deve se perceber e vir a perceber os pacientes e demais membros da equipe de saúde.

 

Temos por base uma orientação interdisciplinar nas disciplinas desde o ciclo básico das ciências da saúde ao tronco profissional do curso no campus UFRJ-Macaé. Objetiva-se com essa orientação, promover a integração dos docentes e discentes com vistas à criação do senso de pertencimento à equipe de saúde. Como também, desenvolver o núcleo de competências comuns concernentes à área da saúde, constantes das Diretrizes dos Cursos de Graduação de: Enfermagem, Medicina, Nutrição e Farmácia. Bem como a valorização do trabalho intersetorial com os demais cursos existentes no campus.

 

Descrição das dimensões de competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes:

  • Evidenciar condutas coerentes com o princípio de que o direito que toda pessoa tem à saúde implica no direito de receber adequada assistência de enfermagem.
  • Avaliar a inter-relação dos fatores físicos, psíquicos, sociais e ambientais na saúde individual e coletiva.
  • Manifestar atitudes que revelem a convicção de que como membro da equipe de saúde, o enfermeiro é responsável pela melhoria do nível de saúde da população.
  • Desenvolver o processo de enfermagem nas situações que envolvem ajuda a indivíduos, famílias, outros grupos da comunidade.
  • Tomar decisões com base na utilização do método de resolução de problemas.
  • Ter responsabilidade e organização para gerir o tempo de forma eficaz na execução e manutenção de procedimentos de enfermagem de acordo com a ética e os princípios do exercício profissional.
  • Assumir atitude responsável aos fins e aos valores da Escola, da Universidade e das Associações de Classe.
  • Participar e compor as equipes de saúde local, regional e nacional de saúde.
  • Estabelecer relações interpessoais adequadas de acordo com os ambientes de ensino e serviço.

INSTITUTO DE ENFERMAGEM

O curso de graduação em Enfermagem do Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé tem por objetivo capacitar o aluno a estimular a busca do conhecimento, considerando o pensamento reflexivo, a inquirição crítica e a criatividade. Além disso, este curso desenvolve no aluno o interesse pelo reconhecimento dos direitos e dignidade própria do homem, pela avaliação de fatores que interferem na saúde individual e coletiva, pelo desenvolvimento de relações interpessoais produtivas manifestadas em atitudes responsáveis frente aos fins e aos valores do próprio curso, da Universidade e das Associações de Classe.

  • Duração do curso:10 períodos / 5 anos
  • Turno de funcionamento: Integral
  • Oferta anual de vagas: 80 vagas (40 por semestre letivo)
  • Modalidade: Presencial
  • Critérios de seleção dos alunos: vagas ofertadas pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada do MEC)