No dia 27 de abril de 2023, o Grupo de Pesquisa em Oncologia (GEPEOn/UFRJ) e a Liga Acadêmica de Oncologia de Macaé (LAOMAC/UFRJ), com apoio das COMISSÕES DE LIGAÇÃO COM HOSPITAIS (COLIHs) da Região Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, realizarão um simpósio para discutir avanços no tratamento de pacientes oncológicos sem hemotransfusão.
Quinta, 27 de abril de 2023Das 18:00 às 20:00
Auditório Bloco B – Cidade Universitária de Macaé.
Link do Evento: https://doity.com.br/simposio-da-liga-academica-de-oncologia-de-macae
O evento contará com a participação de renomados profissionais da área da saúde, como o Dr. Gunnar Glauco de Cunto Carelli Taets, PhD em Ciências da Saúde e Professor Adjunto III – UFRJ; a Dra. Maria Izabel Dias Miorin, especialista em Oncologia, especialista em Docência de Nível Superior, Mestrado em Ciências Biológicas e Doutorado em Geologia Médica; o Dr. Glauber Lacerda, também especialista em Oncologia, Especialista em Docência de Nível Superior, Mestrado em Ciências Biológicas e Doutorado em Geologia Médica; o Dr. José Bruno Silveira de Souza, cirurgião cardiovascular; e Dejair Alves, membro da COLIH.
Durante o evento, serão apresentados estudos e experiências sobre como tratar pacientes oncológicos e com anemias sem a necessidade de hemotransfusão, o que pode trazer benefícios para a recuperação dos pacientes e evitar riscos associados a esse tipo de procedimento.
Um dos pontos altos da programação será a apresentação do Dr. José Bruno Silveira de Souza sobre a “Máquina de Recuperação Intraoperatória de Células”, um avanço tecnológico que permite a recuperação de células sanguíneas durante cirurgias cardíacas, reduzindo a necessidade de transfusões de sangue.
O evento também trará à tona questões éticas envolvidas no tratamento de pacientes com câncer e anemias, que exigem cuidados especiais e decisões difíceis por parte dos profissionais da área da saúde.
Em resumo, o evento científico promovido pelo GEPEOn/UFRJ e a LAOMAC/UFRJ com o apoio das COLIHs da Região Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro trará importantes discussões e avanços no tratamento de pacientes oncológicos e com anemias, com ênfase na redução do uso de hemotransfusões e na utilização de novas tecnologias para a recuperação de células sanguíneas durante cirurgias cardíacas.