CENTRO MULTIDISCIPLINAR UFRJ – MACAÉ

Polytechnic Institute

Os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção implantados no Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé objetivam formar engenheiros cuja qualificação (conhecimentos, habilidades e competências) os tornem aptos a atuar em diversos setores, seja no setor público, seja a serviço de empresas privadas ou como empreendedores de seus próprios negócios ou, ainda, em atividades de pesquisa e desenvolvimento científico-tecnológico.

Furthermore, their training will allow them to identify the technical, technological, environmental and socio-cultural implications of their professional practice so that they can be taken into account in decision-making.

  • Course duration: 10 periods / 5 years
  • Operating shift: daytime - morning / afternoon
  • Annual offer of vacancies: 120 vacancies
  • Modality: face-to-face
  • Student selection criteria: Vacancies offered by ENEM (Unified MEC Selection System)

Direção do Instituto

Diretor: Prof. Dr. Thiago Gomes de Lima

Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou o Doutorado Sanduíche no Departamento de Engenharia de Gestão da Technical University of Denmark (DTU) – Divisão de Inovação. Mestre em Engenharia de Produção (UCAM), MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (FGV), Esp. em Ergonomia e Projetos (COPPE – UFRJ), Esp. Ciência de Dados (ANHEMBI MORUMBI). É Neuropsicólogo pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Bacharel na área de Gestão e Negócios pela (UNIMEP) Bacharel em Turismo e em Psicologia (UNESA)
Professor Adjunto do Instituto Politécnico (IPoli) do Centro Multidisciplinar – UFRJ Macaé no Programa de Engenharia de Produção, no qual atuou enquanto coordenador de curso entre os anos de 2016-2019. Enquanto Coordenador atuou em importantes demandas como o reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação, Enade e Processos seletivos para docentes do quadro permanente.
Membro da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO). Membro do Grupo de Pesquisa Engineering Systems Design da DTU Management. Atualmente coordena o Núcleo de Estudos em Gestão, Ergonomia e Projetos (NEGEP-UFRJ), um laboratório dedicado as atividades de ensino, pesquisa e extensão, do IPoli.
Na graduação leciona as disciplinas de Engenharia do Trabalho, Psicologia do Trabalho, Projeto de Engenharia do Trabalho, Gestão Estratégica, Projeto de Engenharia Organizacional. No Programa de Mestrado PRODBIO (UFRJ) é professor colaborador e leciona a disciplina de Gestão Estratégica.
Na extensão coordena cursos na modalidade de Educação Executiva (Formação Continuada), sendo eles: Gestão Estratégica de Negócios; Economia Circular & Negócios Sustentáveis; Inovação & Transição Energética; Gestão em Ergonomia, Fatores Humanos e Segurança Operacional.
Professor conselheiro do Projeto Enactus Macaé, esta iniciativa é parte de uma rede internacional de colaboração voltada para o desenvolvimento do empreendedorismo social.
Na pesquisa atua principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Gestão; Engenharia do Trabalho; Desenvolvimento & Operação de Sistemas de Produtos e Serviços; Economia Circular & Negócios Sustentáveis; Inovação em Organizações & Lugares; e Projetos de Sistemas Participativos.
Organizador e coautor dos livros Organizações e Sociedade: Práticas e Pesquisas em Trabalho, Educação e Saúde – Volumes I e II.
Foi integrante da equipe avaliadora do Prêmio Nacional de Inovação – CNI (2016 -2019). Avaliador e Mentor (Agente de Inovação) do Programa Startup Rio (2021). Foi avaliador do Edital Petrobras/Sebrae (2021) – Conexões para Inovação.>> Lattes Curriculum

Vice-diretora: Profª. Drª. Elisa Pinto da Rocha

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do curso de Engenharia Mecânica e professora permanente do Programa de Pós Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento do Instituto NUPEM/UFRJ.
Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009). Mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense, em reutilização e caracterização de rejeitos industriais siderúrgicos (2010). Doutora em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense, na área de simulação para estudo de redução energética do forno Midrex com utilização de pelotas autorredutoras compostas por finos de biomassa através de experimentos e simulação computacional (2016).
Leciona Transferência de Calor e Fenômenos de Transporte, com orientações na área por meio de simulação computacional e técnicas experimentais.
Pesquisadora na área de energias renováveis envolvendo aperfeiçoamento de tecnologias solares e de biogás. Possui projetos de extensão e de pesquisa para cálculos de eficiência e aplicação energética de fontes de energia renováveis (solar + biogás).>> Lattes Curriculum

Contatos
Direção Instituto Politécnico

direcao@ipoli.macae.ufrj.br

Cursos de Engenharia

Engenharia Núcleo Comum
basico@ipoli.macae.ufrj.br

Mechanical Engineering
mecanica@ipoli.macae.ufrj.br

Civil Engineering
civil@ipoli.macae.ufrj.br

Production Engineering
producao@ipoli.macae.ufrj.br

Apoio Administrativo

Nathalia dos Anjos Souza

suporte.adm@ipoli.macae.ufrj.br

Perfil do Profissional de Engenharia

With innovative conception, engineering undergraduate courses implemented by UFRJ on Campus Macaé, under guidance and responsibility of the Polytechnic School, were chosen after a careful process of analyzing regional needs and understandings with companies, municipal government and local entities representing civil society

The option made by civil engineering courses, mechanical engineering and production engineering allowed to create a flexible structure that admits varied curriculum compositions based on the combination of disciplinary segments of these courses. The innovative character of the proposition of the courses presents itself under its main aspects:

  • Disciplinary contents that extend the intellectual and technical-scientific horizon of engineer training and make it consider not only the strictly technological consequences of their professional doing;
  • Disciplinary segmentation of curricular structures of courses, allowing the construction of distinct curricular compositions and skills and skills, based on the academically oriented interest of the student from the point of view of its future professional exercise.

Engineering courses should have, among its objectives, to train engineers with skills and skills for contents and methods that:

  • Sufficient to identify and delimit, in the fields of knowledge of each specialization, a given situation, that is, a specific problem of that "their" engineering; and be able to solve it;
  • Are sufficiently broad and inter articulated so that they can recognize, in correlated domains of knowledge, of which other technical-scientific specialization, even beyond engineering, the given situation is also a specific problem;
    Can interact with their experts; More generally, allow them to identify which technical, technological, technological, environmental or socio-cultural implications inherent in the treatment of this problem.
Grade Curricular da Engenharia Civil
Grade Curricular da Engenharia Mecânica
Grade Curricular da Engenharia de Produção