CENTRO MULTIDISCIPLINAR UFRJ – MACAÉ

Comissão Própria de Avaliação da UFRJ (CPA – UFRJ)

Designada pelo gabinete do reitor, gerencia o processo de autoavaliação da universidade, por meio do qual a UFRJ faz o diagnóstico de suas fraquezas, realiza prognósticos para promover mudanças em sua estrutura e atuação, de forma a seguir se aperfeiçoando, conforme os anseios e necessidades da comunidade acadêmica atrelada à atuação transparente, eficiente e democrática da universidade. A CPA-UFRJ não realiza avaliações, ela coordena o processo de autoavaliação, conforme a metodologia apresentada a seguir. É regida pela Resolução Nº 08/2015 do Conselho Universitário, alterada pela Resolução Nº 08/2017. 

Metodologia

A CPA-UFRJ adota a metodologia recomendada  pelo MEC, de acordo os seguintes documentos:

  • Orientações gerais para o roteiro da autoavaliação das instituições, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
  • Nota Técnica  65/2014.
  • Dimensões estabelecidas na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) – Lei nº 10.861/2004.

A partir destes documentos, a CPA-UFRJ define os FORMULÁRIOS de aquisição de informações necessárias ao relatório anual de autoavaliação a ser encaminhado ao MEC.

Todas as informações atualizadas podem ser encontadas na página da Procuradoria Educacional Institucional da PR1 UFRJ. (Acesse aqui) 

Formulários

Os formulários são encaminhados a todas as unidades para serem preenchidos conjuntamente por todo o corpo social – discentes, técnicos e docentes. Depois de preenchidos, as Decanias/Diretorias enviam os formulários à CPA-UFRJ para consolidação em relatório final anual. Geralmente, os formulários são enviados para preenchimento pelas unidades no mês de setembro.

O relatório de autoavaliação é disponibilizado a todas as instâncias da Universidade,  as quais, cada uma em sua responsabilidade, dele extraem elementos necessários à gestão acadêmica e administrativa.

Acesse aqui o formulário para os Institutos.

Acesse aqui o formulário para a Decania.

CPA no CM UFRJ-Macaé

 É de grande importância a participação de todos nesse processo! 

O Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé possui representação das três categorias (discentes, técnicos e docentes) na CPA-UFRJ, sendo um titular e um suplente, que são responsáveis por coordenar os processos internos de avaliação junto aos Institutos e unidades administrativas e divulgar o processo de avaliação à comunidade acadêmica (formulários e prazos).

Os Institutos devem constituir comissões internas de avaliação (CAI) composta por representantes do corpo social, discentes, técnicos e docentes, para colaborarem no preenchimento do formulário de seu Instituto.

Dimensões pela Lei SINAES (Nº 10.861/2004)

De acordo com o Art. 3º da Lei:

“A avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas obrigatoriamente as seguintes:
I – a missão e o plano de desenvolvimento institucional;
II – a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
III – a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
IV – a comunicação com a sociedade;
V – as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnicoadministrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
VI – organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
VII – infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
VIII – planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
IX – políticas de atendimento aos estudantes;
X – sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

§ 1º Na avaliação das instituições, as dimensões listadas no caput deste artigo serão consideradas de modo a respeitar a diversidade e as especificidades das diferentes organizações acadêmicas, devendo ser contemplada, no caso das universidades, de acordo com critérios estabelecidos em regulamento, pontuação específica pela existência de programas de pós-graduação e por seu desempenho, conforme a avaliação mantida pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.”

Indicadores da UFRJ e Dimensões

No último relatório, a UFRJ utilizou os seguintes indicadores:

1. Planejamento e Avaliação Institucional – DIMENSÃO VIII
2. Plano de Desenvolvimento Institucional – DIMENSÃO I
3. Responsabilidade Social – DIMENSÃO III
4. Políticas para Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – DIMENSÃO II
5. Comunicação com a Sociedade – DIMENSÃO IV
6. Política de Atendimento aos Discentes – DIMENSÃO IX
7. Políticas de Pessoal Docente e Técnico-Administrativo – DIMENSÃO V
8. Organização e Gestão da Unidade – DIMENSÃO VI
9. Sustentabilidade Financeira – DIMENSÃO X
10. Infraestrutura Física – DIMENSÃO VII

E incluiu outros dois indicadores além dimensões estabelecidas pela Lei SINAES:
11. Ações desenvolvidas que se relacionam com os Objetivos e Metas para um desenvolvimento sustentável.
12. Ações desenvolvidas relacionadas às ações afirmativas.

Portaria

cpa@macae.ufrj.br

Entre em contato com a CPA UFRJ-Macaé no e-mail acima.

Para saber mais sobre a CPA-UFRJ assista à apresentação abaixo “Avanços e Desafios Relativos à Comissão Própria de Avaliação da UFRJ no período de 2012 a 2022”.
Se você quer saber sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), acesse a palestra abaixo “Construção do Futuro da UFRJ: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA)”.