CENTRO MULTIDISCIPLINAR UFRJ – MACAÉ

Setor de Monitoria

O Setor de Monitorias do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé é responsável por dar suporte administrativo e técnico nas áreas de Gerenciamento Acadêmico referente a Monitoria, bem como atender ao corpo social, fornecendo e recebendo informações. É também responsável por tratar de documentos variados, cumprindo todo o precedimento necessário referente aos mesmos, preparar planilhas, executar serviços nas áreas de escritório, bem como participar da elaboração de projetos referentes a melhoria dos serviços da Instituição.

Novo Edital Monitoria

  • Acompanhamento e divulgação dos prazos estabelecidos pelos Editais da PR1;
  • Elaboração, divulgação e acompanhamento dos Editais de Monitoria específicos para o Campus Macaé (Programa de Monitoria, Apoio Pedagógico e PAEALIG);
  • Organização e divulgação dos resultados das seleções do Campus Macaé;
  • Elaboração de planilha de solicitação de vagas pro Campus Macaé, com base nas demandas dos coordenadores e posterior envio para DIA;
  • Intermediação com os monitores para assinatura de termos de compromisso;
  • Lançamento de frequência dos bolsistas no SIGA;
  • Solicitação, junto à DIA, de inclusão, exclusão e substituição de monitores bolsistas, a partir da demanda das coordenações e pedido dos alunos;
  • Emissão de declaração de orientação de monitoria para docentes;
  • Emissão de certificados de monitoria para alunos monitores;
  • Elaboração dos Relatórios do Setor;
  • Atendimento a docentes e discentes, via e-mail, telefone e pessoal, dirimindo dúvidas e oferecendo suporte necessário relacionado.

Orientações sobre Monitoria:

O estudante poderá consultar também: RESOLUÇÃO CEG 04/2004 que trata sobre as normas para monitoria

https://gradução.ufrj.br/images/_PR-1/CEG/Resolucoes/2000-2009/RESCEG-2004_04.pdf

01

O que é Monitoria?

 

Atividade de colaboração no processo ensino-aprendizagem, voltada aos estudantes dos cursos oferecidos pelo Centro Multidisciplinar UFRJ - Macaé (CM UFRJ – Macaé), visando o aperfeiçoamento do seu processo de formação e a melhoria da qualidade do ensino.

02

Quem pode ser monitor? Existe algum pré-requisito?

 

A monitoria é aberta a todos os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação do CM UFRJ - Macaé que estejam cursando componentes curriculares e que atendam ao disposto nos Editais de Seleção, desde que participem e sejam aprovados no Processo Seletivo.

03

Aluno de outro Centro pode ser monitor no CM UFRJ - Macaé?

 

Somente os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação do Centro Multidisciplinar UFRJ - Macaé podem se inscrever no processo seletivo para monitoria neste Centro.

04

Como faço para ser monitor?

 

Segundo o Art. 8º da resolução CEG 04/2004 os candidatos à monitoria serão selecionados por prova de conhecimento e aptidão e pelo rendimento acadêmico.

Parágrafo Único. As provas de conhecimento e aptidão serão realizadas segundo as normas e diretrizes fixadas pelo departamento, face aos aspectos peculiares de cada disciplina ou requisito curricular complementar, e versarão sobre a matéria específica da mesma.

Desta forma, para ser monitor, você deverá se inscrever no processo seletivo interno. Concluídas as inscrições, os candidatos serão submetidos à seleção, na data fixada em Edital interno, sendo avaliados pelo professor orientador.

05

Então, basta ser aprovado no processo seletivo que já posso ser monitor?

Da admissão e seleção dos monitores: (Regular, Voluntário e Apoio Pedagógico)

 

Não. Segundo o Art. 7º da resolução CEG 04/2004 só poderão candidatar-se a monitores de uma disciplina ou requisito curricular complementar os alunos de graduação da Universidade que comprovarem terem sido nela aprovados com grau igual ou superior a sete, devendo seu CRA ser igual ou superior a seis e não haver sofrido sanção disciplinar. Parágrafo único. Em casos especiais, quando o aluno não satisfizer estas condições, admite-se justificativa em parecer circunstanciado do professor responsável pela disciplina ou Requisito Curricular Complementar (RCC), que será avaliada pela Unidade.

Os monitores serão selecionados por meio de avaliação do histórico escolar parcial e prova teórica, prática ou teórico-prática (a critério do orientador), ambas de caráter classificatório.

06

E como é feita esta inscrição?

 

A inscrição será feita mediante o preenchimento de formulário próprio. O candidato deverá obedecer aos termos e os prazos do Edital interno. Todas essas informações estarão disponibilizadas no site do CM UFRJ – Macaé.

07

Quando haverá o processo seletivo?

 

Os processos seletivos são realizados obedecendo aos editais da Pró Reitoria de Graduação (PR1), que são anuais. Posteriormente, o CM UFRJ – Macaé prepara os seus editais internos onde constam a disponibilidade de vagas para as disciplinas do Centro.

08

O que fazer após ser selecionado na monitoria?

 

Todas as informações do processo e etapas a seguir são disponibilizadas nos Editais. Os Editais são disponibilizados no site do CM UFRJ - Macaé. As etapas seguintes referem-se à entrega de comprovação das informações fornecidas, verificação da conta bancária (cadastrada pelo estudante no SIGA), assinatura do termo de compromisso.

09

Passei no processo seletivo, mas minha colocação é superior ao número de vagas. Fico na lista de espera?

 

Sim, o estudante aprovado no processo seletivo e não classificado dentro do número de vagas ficará na lista de espera durante o período de vigência do Edital. Se, por exemplo, o aluno selecionado para receber a bolsa de monitoria para uma determinada disciplina desistir, imediatamente o estudante aprovado em segundo lugar será convocado para assumir a bolsa. E assim sucessivamente.

10

Por quanto tempo posso ficar na monitoria?

 

Por um semestre letivo, podendo ser renovado por igual período se a vaga de monitoria for mantida. Depois poderá participar do próximo processo seletivo.

11

O que deve fazer um monitor (bolsista e voluntário)?

 

Entregar na Seção de Monitoria, devidamente assinado, o Termo de Compromisso do Aluno Monitor (assim que assumir a monitoria) e, posteriormente ao final do período da monitoria (em data específica) entregar o Relatório de Atividades devidamente preenchido e assinado pelo aluno e professor orientador.

Auxiliar o professor nas aulas práticas, nas atividades dos laboratórios e nas atividades didáticas em geral.

Auxiliar os estudantes, do componente curricular ao qual está vinculado, nos estudos e elaboração de trabalhos, pesquisas bibliográficas, etc, bem como no desenvolvimento das aulas práticas e demais atividades didáticas.

Auxiliar os professores em tarefas didáticas.

12

O que o monitor NÃO deve fazer?

 

Art. 2º da Resolução CEG 04/2004: o monitor tem como atribuição auxiliar os professores em tarefas didáticas.

Parágrafo Único. Em qualquer caso é VEDADA a substituição do docente pelo monitor na preparação, ministração e avaliação de atos escolares, bem como o exercício de qualquer atividade administrativa.

13

Qual é a carga horária que deve ser cumprida na monitoria?

 

Art.15 da Resolução CEG 04/2004: a carga horária a ser cumprida pelo bolsista será definida com o professor responsável pela disciplina ou requisito curricular complementar e não poderá ser inferior a 8 horas e nem superior a 12 horas semanais.

14

Bolsa de Monitoria:

 

Segundo a UFRJ:

Administrada pela Pró-Reitoria de Graduação, a Bolsa de Monitoria visa despertar, nos alunos de Graduação da UFRJ, o interesse pela carreira docente. Pretende assegurar, assim, a cooperação discente com o corpo docente nas atividades didáticas.

Outras informações na página eletrônica da Pró-Reitoria de Graduação – www.pr1.ufrj.br/index.php/editais-mainmenu-145/bolsa-de-monitoria-editais-194 - no campo Editais, subcampo Bolsa de Monitoria (lado esquerdo do site da Pró-Reitoria de Graduação). Para mais informações pode-se consultar a Divisão de Integração Acadêmica (DIA) pelo telefone: (21) 3938-0677.

15

Prova de Monitoria:

 

Art. 8º da Resolução CEG 04/2004: os candidatos à monitoria serão selecionados por prova de conhecimento e aptidão e pelo rendimento acadêmico.

Parágrafo Único. As provas de conhecimento e aptidão serão realizadas segundo as normas e diretrizes fixadas pelo departamento, face aos aspectos peculiares de cada disciplina ou requisito curricular complementar, e versarão sobre a matéria específica da mesma.

16

Quanto ganha para ser monitor?

 

Em 2023, o valor da bolsa monitoria é de R$ 400,00.

17

A monitoria representa vínculo de emprego?

 

Art. 4º da Resolução CEG 04/2004: a função de monitor não constitui cargo ou emprego nem representa vínculo empregatício de qualquer natureza com a Universidade.

18

Acumulação de bolsas e desligamento:

 

Art.10 da Resolução CEG 04/2004: os alunos só poderão acumular com a bolsa de monitoria a bolsa auxílio e o auxílio manutenção.

Observação importante: O estudante, assumindo um projeto ou bolsa não acumulativa à bolsa de monitoria, deverá informar imediatamente ao professor orientador que, por sua vez, deverá informar e enviar o termo de desligamento deste monitor à Seção de Monitoria.

19

Recebo bolsa de estágio. Posso receber bolsa de monitoria?

 

Sim, pois são programas diferentes e a origem do dinheiro da bolsa também é diferente (empresa que oferece o estágio remunerado e UFRJ).

20

Monitoria Voluntária, desligamento de monitor voluntário, inserção de horas de monitoria no histórico:

 

Para ser monitor voluntário, o estudante deverá ter sido aprovado na seleção de Monitoria para determinada disciplina.

O professor orientador ou o estudante precisará informar à Seção de Monitoria a adesão à monitoria voluntária; enviar o termo de compromisso e ao final da monitoria entregar o relatório de monitoria voluntária, seguindo criteriosamente o cronograma das etapas disposto no Edital.

Obs: O aluno que não se inscrever no processo seletivo para concorrer à vaga de monitoria voluntária NÃO poderá exercer a monitoria voluntária.

As horas de monitoria voluntária são lançadas no histórico do aluno pela PR1, após o envio do relatório à Seção de Monitoria no prazo informado (pelo site da UFRJ e pelo e-mail SIGA).

A substituição de discente na monitoria voluntária segue os mesmos critérios da monitoria regular. O estudante deverá informar ao professor orientador que, por sua vez, deverá informar e enviar o termo de desligamento deste monitor à Setor de Monitoria, já apresentando o novo monitor voluntário com o termo de compromisso assinado por ambos.

21

Haverá um certificado para a monitoria, sendo que é uma atividade de colaboração no processo ensino-aprendizagem?

 

Sim, após o término do período da monitoria, o monitor fará jus a um certificado, desde que tenha cumprido todas as suas atribuições, entregue o termo de compromisso e o relatório. O Certificado poderá ser solicitado via requerimento de solicitação de certificado de Monitoria (site do Centro).

22

O que poderá levar a uma desvinculação de um monitor?

 

A dispensa do monitor decorrerá de desempenho insatisfatório, de trancamento de matrícula, sanção disciplinar, conclusão do curso, podendo decorrer, ainda, de afastamento temporário por doença, queda do rendimento escolar ou outra causa eventual, cabendo a iniciativa da dispensa ao professor responsável pela disciplina ou requisito curricular complementar com aprovação da COAA.

23

Ao final do semestre terei que apresentar algum relatório?

 

Sim, o relatório deverá ser preenchido e assinado pelo estudante e pelo professor orientador. Deverá ser encaminhado pelo estudante ou pelo professor ao Setor de Monitoria. A não entrega do relatório pelo monitor o coloca em situação de inadimplência com a UFRJ e não receberá certificação de monitoria como também não terá a mesma registrada em seu histórico.

24

Sobre o relatório que o aluno deve enviar no final do período sobre a Monitoria Regular, Monitoria Voluntária, Monitoria Apoio Pedagógico?

 

O relatório deve ser preenchido no modelo disponível no site do CM UFRJ - Macaé, Setor de Monitoria. O estudante deve preencher o formulário correto, relacionado a sua monitoria: Monitoria Regular (Bolsista), Apoio Pedagógico (Bolsista) ou Monitoria Voluntária (Regular ou Apoio Pedagógico). Os dados devem ser completos e legíveis. A disciplina informada deve ser a mesma que o aluno prestou processo seletivo e foi aprovado, com o mesmo código da época da seleção. O relatório tem que ser preenchido pelo estudante e pelo professor e também assinado por ambos. Essas informações são de responsabilidade do estudante e do professor e constarão no histórico do estudante. O envio do relatório no prazo incorreto poderá não ser aceito pela PR1, assim como o aceite do relatório atrasado pela PR1 poderá causar o atraso do lançamento dessa atividade no histórico escolar do aluno.

25

Da Avaliação feita pelo professor:

 

Art.16 da Resolução CEG 04/2004: o monitor exercerá suas atividades sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou requisito curricular complementar, que deverá acompanhar e avaliar o seu desempenho. Art. 17 da Resolução CEG 04/2004: ao final do período letivo, o monitor apresentará, para análise do departamento, relatório descritivo, acompanhado de parecer fundamentado do professor responsável, no qual deverão ser considerados os aspectos dedicação, desempenho e integração pessoal e profissional.

26

O lançamento das horas de monitoria no histórico do aluno:

 

Após envio do relatório do estudante à Seção de Monitoria, esse relatório é enviado à PR1. Somente a PR1 faz o lançamento das horas de monitoria no histórico do aluno.

O envio do relatório deverá ser feito no prazo comunicado pelo Setor de Monitoria aos estudantes que o fará o informe por meio do SIGA e pelo site do CM UFRJ - Macaé.

O envio do relatório no prazo incorreto poderá não ser aceito pela PR1, assim como a PR1 aceitando o relatório atrasado, o lançamento da atividade no histórico do aluno poderá sofrer atraso também.

27

O aluno terá um acompanhamento durante a monitoria?

 

Sim, o acompanhamento das atividades exercidas pelo monitor será feito pelo professor orientador. O professor orientador deverá disponibilizar um horário exclusivo para o monitor para acompanhar o efetivo exercício e o controle de frequência, assim como deverá informar à Seção de Monitoria se o aluno não está cumprindo suas responsabilidades, substituindo o monitor.

28

Como será a forma de pagamento?

 

O pagamento será depositado na conta do aluno. Para ser liberado o pagamento é necessário que os dados bancários estejam registrados pelo aluno monitor no Sistema Siga. Precisa ser conta corrente (qualquer banco) com a titularidade do aluno. Assim como quaisquer alterações na conta deverão ser registradas no sistema SIGA pelo aluno.

29

Lançamento da frequência do monitor:

 

A frequência do monitor é lançada mensalmente pelo Setor de Monitoria. É responsabilidade do professor orientador informar se o monitor não está frequentando ou se o monitor deverá ser substituído.

30

Posso fazer mais de uma monitoria no mesmo semestre?

 

Como Monitor Bolsista, por um semestre letivo, podendo ser renovado por igual período se a vaga de monitoria for mantida. O aluno poderá participar do próximo processo seletivo e poderá ser monitor no Centro Multidisciplinar UFRJ Macaé.

O aluno poderá acumular 01 monitoria com bolsa com monitoria voluntária, observando a possibilidade de atendimento das disciplinas e cumprimento da carga horária.

31

Da Distrubuição das Cotas de Bolsas de Monitorias:

 

Consultar resolução CEG 04/2004, CAPÍTULO II que trata DA DISTRIBUIÇÃO DAS bolsas de MONITORIAS

https://graduação.ufrj.br/images/_PR-1/CEG/Resolucoes/2000-2009/RESCEG-2004_04.pdf

32

Informações sobre a Monitoria de Apoio Pedagógico:

 

A Monitoria de Apoio Pedagógico é voltada para disciplinas que estão na base do curso, nos primeiros períodos. O objetivo é evitar a evasão no início do curso e nivelar os alunos para as disciplinas mais complexas.

33

Da acumulação de outras bolsas com a bolsa de Monitoria de Apoio Pedagógico:

 

A bolsa de Monitoria de Apoio Pedagógico não poderá ser acumulada com outra bolsa de natureza acadêmica concedida pela UFRJ, sendo permitido o acúmulo somente com bolsas assistenciais, tais como Bolsa Auxílio ou Auxílio Manutenção (Alojamento).

34

Cancelamento da bolsa de Apoio Pedagógico:

 

De acordo com o EDITAL DO PROGRAMA DE MONITORIA DE APOIO PEDAGÓGICO Nº 1001 de 2021 a bolsa poderá ser cancelada: por desistência do aluno; a pedido do orientador por desempenho insatisfatório; por trancamento de matrícula; por sanção disciplinar; por desempenho insatisfatório; por conclusão de curso. Ainda de acordo com o Edital não se admitirá, seja em caso de indicação ou de substituição de monitores ou de marcação de frequência superior a noventa dias, pedido de pagamento com efeito retroativo, exceto às situações comprovadas de erro que não seja causado pelo bolsista.

35

Dos compromissos do Monitor de Apoio Pedagógico:

 

-O aluno deverá: Cadastrar seus dados pessoais no SIGA; Cadastrar a conta bancária (qualquer banco) no SIGA (não podendo ser conta salário ou poupança ou conjunta, ou seja, deve estar sob a titularidade do aluno e, portanto, vinculada a seu CPF); Executar o plano de atividades apresentado; Cumprir a carga horária semanal estipulada, que não deverá ser inferior a 8 horas ou superior a 12 horas; Apresentar ao setor de Monitoria. relatório das atividades desenvolvidas (modelo Relatório Monitoria, disponível em www.graduacao.ufrj.br), contendo parecer do professor orientador, ao final de cada período letivo, obedecendo à data limite prevista no cronograma do edital. A não entrega do relatório nos prazos implicará na suspensão do pagamento da bolsa e no impedimento do aluno na participação do programa por um ano; O aluno deverá entregar o relatório mesmo que não permaneça como monitor até o fim do período letivo. A não entrega do relatório por parte do monitor significa inadimplência com a UFRJ e, portanto, impede a colação de grau do mesmo.

36

Sobre a utilização indevida da Bolsa de Monitoria de Apoio Pedagógico:

 

A utilização indevida da Bolsa de Monitoria de Apoio Pedagógico, principalmente para cobrir atividades previstas em outros Editais e normas (Iniciação Científica, Extensão, Estágio, Iniciação Artística e Cultural) acarretará no cancelamento da cota de Bolsa da Unidade Acadêmica ou do Colegiado de Cursos Multiunidades e a suspensão por 2 (dois) anos de sua concessão.

37

Vigência das Bolsas em 2022

 

A bolsa terá vigência de 01-04-2022 a 31-01-2023

38

Implantação/Desligamento e/ou Substituição de bolsistas pela Unidade Acadêmica:

 

A implantação, o desligamento e/ou a substituição de bolsistas serão feitos diretamente pelo Setor de Monitoria, no SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica) até o 5º (quinto) dia útil do mês de referência.

 

Orientações sobre o Paealig:

01

Programa de Atividades Extracurriculares de Apoio aos Laboratórios de Informática de Graduação Paealig:

 

Segundo a UFRJ:

Administrado pela Pró-Reitoria de Graduação, o Paealig (Programa e Atividades Extracurriculares de Apoio aos Laboratórios de Informática de Graduação) visa aprimorar os conhecimentos teóricos e práticos do aluno na área de informática, por meio de desenvolvimento e da aplicação de recursos computacionais variados para fins acadêmicos.

A principal característica do aluno que deseja participar deste programa deve ser o interesse pela computação. Nele o bolsista tem a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos teóricos e práticos na instalação, organização, gestão, operação e atendimento aos usuários de laboratórios de informática.

Veja outras informações na página eletrônica da Pró-Reitoria de Graduação – www.pr1.ufrj.br/index.php/editais-mainmenu-145/laboratrio-de-informtica-da-graduao-editais-193 – no campo “Editais”, subcampo “Laboratório de Informática da Graduação” (lado esquerdo do site da Pró-Reitoria de Graduação). Para mais informações pode-se consultar a Divisão de Integração Acadêmica (DIA) pelos telefones: (21) 3938-1713 / 3938-1727

Outras observações importantes sobre o Paealig:

O Paealig não é monitoria, os dados não irão para o histórico e nem gera direito ao certificado, mas o aluno pode solicitar uma declaração junto à Seção de Monitoria.

Para ser bolsista do Paealig, assim como nas monitorias, precisa se inscrever no processo seletivo e ser aprovado e classificado dentro do número de bolsas disponibilizadas pela PR-1.

Team:

  • Fernanda de Araújo Fonseca
  • Jeanette Simone Fendeler Hoelz

Horário de Atendimento ao público:

Segunda a Sexta, das 09:00 às 18:00

Contact:

E-mail: monitoria@macae.ufrj.br