CENTRO MULTIDISCIPLINAR UFRJ – MACAÉ

AJEUM

O AJEUM é um programa de extensão que articula os temas alimentação escolar, saúde, educação e culturas afro-brasileiras. Congrega os projetos de extensão “A culinária afro-brasileira como promotora da alimentação saudável no ambiente escolar” (CulinAfro/UFRJ/Macaé), “Alimentação e saúde na escola: uma abordagem transdisciplinar” (Nutes/UFRJ) e o “Abayomi: a culinária afro-brasileira combinando saberes e sabores com a alimentação escolar” (UFRJ/Macaé). As referidas ações de extensão atuam no espaço escolar, desde a sala de aula até as cozinhas escolares, em comunidades quilombolas e de maioria negra, fomentando diálogos, reflexões, atividades educativas e a promoção da alimentação escolar afrocentrada. Os projetos vinculados, desde 2014, compartilham discussões teóricas, produções acadêmicas (como livro, artigos, resumos), ações de extensão e divulgação científica.

O AJEUM baseia-se nas cinco Diretrizes de Extensão Universitária: valoriza a interação dialógica, a participação de pessoas de distintas áreas do saber nos processos de saber/fazer, pensa nos impactos sociais desde a realidade dos sujeitos e considera o potencial de formação do(a) estudante pela experiência que articula, indissociavelmente, o ensino, a pesquisa e a extensão. O objetivo principal do AJEUM é contribuir para a promoção da alimentação escolar afrocentrada e a construção de processos educativos no âmbito escolar, que estimulem a reflexão crítica sobre alimentação e saúde, em diálogo com saberes populares e tradicionais, na perspectiva do direito humano, da igualdade racial e de gênero. A Educação Popular (FREIRE, 1987) é o caminho teórico-metodológico elegido e a metodologia da problematização será empregada a partir da utilização do Arco de Maguerez (AM) como aparelho motor na busca do desenvolvimento de ações pautadas em uma construção coletiva junto ao público da ação, com base na sua realidade (COLOMBO, 2007). Como resultados, esperamos, dentre outros, desenvolver processos educativos remotos sobre alimentação e saúde, junto à comunidade escolar e elaborar documento de referência técnica para o Programa Nacional de Alimentação Escolar, no que diz respeito à alimentação escolar quilombola.