CENTRO MULTIDISCIPLINAR UFRJ – MACAÉ

O Instituto Politécnico (IPoli) comemora o sucesso do I Fórum Docente.

Na última quarta-feira 09 de agosto, o Instituto Politécnico – IPoli realizou o I Fórum Docente. O evento reuniu docentes dos diversos programas do IPoli, como o Programa de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Programa de Ciências Matemáticas e Aplicações, Programa de Engenharia Civil, Programa de Engenharia de Produção e do Programa de Engenharia Mecânica. O evento contou participantes de diferentes Institutos do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé e ainda com convidados de outras Universidades de região.

O evento teve como proposta refletir sobre as práticas de ensino e aprendizagem em engenharia, sobre as metodologias ativas, sobre a evasão e sobre a percepção dos nossos discentes em relação a experiência no IPoli.

O IPoli tem desenvolvido importantes pesquisas internamente para compreender a evasão de estudantes, uma temática de interesse nacional e internacional. Profa. Dra. Laura Santana, Diretora de Ensino e Graduação do IPoli apresentou a percepção dos discentes através dos resultados das avaliações dos estudantes no final de semestre. Apresentou os resultados da pesquisa sobre “previsão do risco de evasão na UFRJ”. A pesquisa foi realizada pelo egresso Pedro Chagas, sob supervisão das Profas. Laura Santana e Janaina Gomide. Os dados reveleram a importância de um acompanhamento nos três primeiros períodos de curso, período de maior risco de evasão de discentes nos cursos de Engenharia. O estudou revelou ainda as disciplinas mais críticas e trouxe dados importantes para repensar as estratégias de adaptação no ensino superior.

Um outro fator importante no universo da evasão, está relacionado aos aspectos intangíveis que influenciam na experiência do estudante na universidade. Neste sentido, o Prof. Dr. Thiago Gomes de Lima, Diretor do Instituto Politécnico apresentou os resultados de uma outra pesquisa recente, desenvolvida pela discente Irio Campos, sob sua supervisão, que mostrou o “mapeamento da experiência dos estudantes dos cursos de engenharia”. A pesquisa mostrou dados importantes, acerca dos aspectos intangíveis que influenciam na jornada dos estudantes do primeiro período, em especial a tensão e a ansiedade instalada nas primeiras provas do semestre, além de outras dores vivenciadas pelos discentes que estão ingressando no ensino superior, como os desafios do processo de mudança, as defasagens e as dificuldades para gestão do tempo e rotina no ensino superior.

Visando estimular a inovação no ensino por meio de novas metodologias de ensino e aprendizagem, a Profa. Dra. Valéria Nunes Belmonte, docente do IPoli e Coordenadora do Programa de Mestrado em Ensino de Física, apresentou as diferentes estratégias de metodologias ativas e as possibilidades de aplicação nas disciplinas que compõe o ensino de Engenharia. A Palestra mostrou que estamos vivenciando novos desafios no ensino, logo, é de altíssima relevância refletir sobre as práticas de ensino e aprendizagem, com vista as possibilidades de inovação. Os docentes do IPoli, puderam compartilhar suas práticas em sala de aula, as boas práticas mais recentes e as expectativas frente as mudanças no ensino superior.

Recentemente foi criado no Centro Multidisciplinar da UFRJ-Macaé a Comissão de Apoio ao Desenvolvimento Docente, assim, neste sentido, o Prof. Dr. Filipe Braga (CCM), coordenador dessa importante iniciativa, apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas, os integrantes da comissão e as estratégias de atuação junto aos Professores do CM UFRJ-Macaé. Ampliar as reflexões acerca da prática docente entre diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) é de grande relevância, assim, o Prof. Dr. Carlos Bazilio – UFF, Diretor do Instituto de Ciências e Tecnologia da UFF de Rio das Ostras, fez o seu relato de experiência e sensibilizou a importância das universidades trabalharem em conjunto para vencerem os novos desafios do ensino superior. Encontrar “espaços verdes” nos calendários acadêmicos, foi despertado pela Profa Dra. Samantha Monteiro, Coordenadora de Ensino do Centro Multidisciplinar UFRJ Macaé, esses espaços são oportunos para que os docentes possam ter tempo dedicado as reflexões acerca da prática docente e dos processos de ensino e aprendizagem, sem comprometer as atividades previstas para o longo do semestre.

Finalmente, o I Fórum do Docente do IPoli foi encerrado, com a integração dos docentes e celebração do sucesso nesta iniciativa. O Diretor Geral do IPoli Prof. Dr. Thiago Gomes de Lima, reforçou que estamos projetando um Instituto moderno e inovador em todas as suas dimensões, logo, as reflexões acerca da experiência dos alunos, dos processos de ensino e aprendizagem, das metodologias de ensino e das estratégias para combater a evasão, são a nossa prioridade e trabalharemos incansavelmente para projetar um IPoli, cada vez melhor para todos.

Fonte: Direção IPoli