Na última terça-feira, 28 de março, o Instituto Multidisciplinar de Química (IMQ), do Centro Multidisciplinar UFRJ Macaé, aprovou a criação do Mestrado em Ensino na Educação Básica.
Com mais de uma década atuando na formação de professores, seja por meio do curso de Licenciatura em Química, seja por meio da extensão universitária e de colaborações com o Centro de Formação de Professores Carolina Garcia, o IMQ deu esse importante passo visando atender demandas apresentadas pelas Prefeituras de Macaé e de Rio das Ostras à UFRJ.
Com uma equipe de pesquisadores das Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências Exatas e Letras e Artes, o mestrado acontecerá com a participação de pesquisadores também da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).
As linhas de pesquisa são Ensino de Ciências da Natureza, Ensino de Ciências Humanas e Ensino de Matemática e Tecnologias. A iniciativa fortalece ainda mais a parceria entre UFRJ e os municípios e inaugura importante ciclo para a pesquisa em educação na região. Agora a proposta de mestrado segue para avaliação nas instâncias superiores da UFRJ e posterior envio para a CAPES.
Texto e Imagem: Leonardo M. Moreira