CENTRO MULTIDISCIPLINAR UFRJ – MACAÉ

Desafios e Conquistas: O Engajamento da Ouvidoria da Mulher da UFRJ na Luta contra o Assédio e Discriminação no Ambiente Universitário

O papel da ouvidoria da mulher da UFRJ é um tema importante e relevante para discutir, especialmente considerando a importância da representatividade feminina na universidade. A ouvidoria, liderada por Luzia Araújo, é responsável por lidar com denúncias e conflitos dentro da UFRJ, e sua equipe é composta por quatro pessoas. A ouvidoria não possui competência administrativa, judicativa ou executiva, mas atua como um espaço aberto para interlocução entre universidade e sociedade.

Uma das principais responsabilidades da ouvidoria é tratar de denúncias de assédio sexual e moral, que infelizmente são problemas recorrentes em ambientes universitários. Para lidar com esses casos, a ouvidoria pede que sejam fornecidas evidências para ajudar na avaliação do caso. No entanto, esses tipos de demandas nem sempre deixam prova, o que torna a investigação e a solução do problema mais complicadas. A ouvidoria também oferece cursos online sobre assédio moral para ajudar a conscientizar e prevenir esses tipos de comportamentos.

Além disso, a ouvidoria é responsável por encaminhar as demandas para as unidades responsáveis e ajudar a esclarecer mal-entendidos entre usuários e unidades. A ouvidoria avalia as solicitações e encaminha para os gestores, mapeando e localizando eventuais falhas nas unidades e propondo medidas para resolver as situações-problema. É importante dar retorno ao interessado sobre o andamento do processo e acompanhar todas as denúncias transformadas em sindicância. A ouvidoria é cobrada pela Ouvidoria Geral da União caso não haja resposta aos processos.

A ouvidoria também é responsável por lidar com problemas de comunicação entre as unidades e os usuários. É recomendado que a comunicação seja feita por meio eletrônico, pois muitos telefones da universidade não funcionam bem. As unidades devem retirar os números de telefone da página quando estiverem inativos. A ouvidoria encaminha as demandas para as unidades responsáveis e ajuda a esclarecer mal entendidos entre usuários e unidades.

Outro problema comum na universidade são problemas relacionados aos diplomas e certificados emitidos pela UFRJ. É importante deixar claro que o estudante não tem direito ao certificado se adiantou a colação e não terminou o TCC. As denúncias ajudam a identificar esses problemas para que possam ser resolvidos.

Por fim, a palestra discute o assédio sexual e as condutas discriminatórias no ambiente de trabalho. Infelizmente, esses tipos de comportamentos são comuns em ambientes universitários e podem afetar a saúde mental dos funcionários. É importante denunciar o assédio para que ele possa ser tratado e transformar comportamentos machistas e sexistas por meio de educação e mudança cultural.

No geral, a Ouvidoria da Mulher da UFRJ tem um papel fundamental na prevenção e solução de problemas dentro da universidade. Sua atuação é importante para garantir que a representatividade feminina seja valorizada e respeitada no ambiente universitário.