Como parte das ações institucionais da UFRJ para promover um ambiente de trabalho mais saudável, ético e respeitoso, o enfermeiro do trabalho Renan Azeredo, da Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST) – Núcleo Macaé, produziu um vídeo educativo sobre o assédio moral no ambiente laboral.
No material, Renan explica de forma objetiva e sensível o que caracteriza o assédio moral, como identificá-lo, seus impactos na saúde dos trabalhadores e os caminhos para buscar apoio. O vídeo destaca a importância da informação e do acolhimento como ferramentas de enfrentamento e reforça o compromisso da UFRJ com um espaço de trabalho digno e livre de abusos.
O assédio moral no trabalho, NÃO é normal, se você sofre humilhação, isolamento, ou cobranças abusivas, denuncie!! O assédio destrói a saúde mental e precisa ser combatido. Registre. Busque apoio.
Ao levar informação de qualidade e ampliar o debate sobre temas sensíveis, a UFRJ reafirma seu compromisso com a integridade e o bem-estar de sua comunidade universitária.
Entre as ações complementares, está o lançamento da Cartilha de Boas Práticas de Combate ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação na UFRJ, apresentado em 2 de maio — Dia Nacional da Ética e de Combate ao Assédio Moral.
Baixe a cartilha para mais informações sobre o tema.
Assista ao vídeo abaixo:
Referência vídeo: cartilha do Ministério Público Estado do Rio de Janeiro.
Imagem: Cartilha de Boas Práticas de Combate ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação na UFRJ.