A última semana foi marcada por grandes eventos no Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé. Na quarta-feira, 13 de agosto, tivemos a honra de receber a Professora Denise Pires de Carvalho, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para a palestra “Interiorização da Pós-Graduação e Inovação Científica: Desafios e Estratégias para o Fortalecimento da Pesquisa no Brasil Profundo”.
Durante a apresentação, a professora destacou o crescimento da pós-graduação no Brasil nas últimas décadas e a necessidade de ampliar o acesso em regiões historicamente menos atendidas. Foram discutidos os desafios da redução das assimetrias regionais e a importância de políticas públicas voltadas para a formação de mestres e doutores em todo o território nacional.
Outro ponto central abordado foi a relação entre educação superior e desenvolvimento socioeconômico. Dados comparativos com países da OCDE mostraram que o aumento da escolaridade está diretamente ligado à renda e à mobilidade social, reforçando a necessidade de investimentos contínuos em ensino e pesquisa. “Quanto maior o percentual de adultos com ensino superior, maior tende a ser o rendimento médio da população”, destacou.
Os dados mostram que nas últimas duas décadas, o ensino superior público brasileiro passou por uma transformação: em 2022 eram 42 universidades e 121 campi. Já em 2023 eram 69 universidades e mais de 314 campi. Essa expansão foi acompanhada pelo crescimento dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), que saltaram de 167 em 1970 para 4.659 em 2023, distribuídos em 319 municípios. “Interiorizar a pesquisa é incluir, é democratizar oportunidades”, afirmou Denise. A descentralização amplia a produção científica conectada aos desafios locais, fortalecendo polos de conhecimento em regiões antes distantes dos grandes centros.
“A pós-graduação é a principal ponte entre o talento humano e o desenvolvimento nacional”, afirmou. Mais de 90% dos artigos científicos publicados no Brasil têm origem em pesquisas acadêmicas. Para Denise, formar mestres e doutores é investir diretamente em inovação tecnológica, soluções para problemas ambientais e sociais e desenvolvimento sustentável.
A professora Denise também ressaltou as mudanças recentes na concessão de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, destacando o papel das agências de fomento como a CAPES e o CNPq. Ela apresentou números atualizados sobre os investimentos e as iniciativas voltadas à internacionalização da pós-graduação, como programas de mobilidade acadêmica e acordos de cooperação internacional.
Além disso, foram discutidas ações estratégicas, como o fortalecimento da ciência aberta, o apoio a periódicos nacionais e a criação de programas institucionais de pós-doutorado, fundamentais para consolidar a pesquisa científica e tecnológica no Brasil. Denise enfatizou ainda a importância da inserção internacional dos pesquisadores e da formação de redes acadêmicas colaborativas.
O encontro no CM UFRJ-Macaé representou uma oportunidade valiosa de reflexão sobre os rumos da ciência brasileira e sobre a necessidade de fortalecer a pós-graduação como motor do desenvolvimento nacional, especialmente em regiões fora dos grandes centros acadêmicos.
Crédito fotos 📸: Renan Silva


