Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, o Campus UFRJ-Macaé, em uma parceria entre o Instituto Multidisciplinar de Química (IMQ) e o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), sediou o VIII Encontro Nacional de Ensino de Ciências, da Saúde e do Ambiente (VIII ENECIENCIAS), um evento que discutiu de forma crítica e apresentou sugestões para questões urgentes, como as injustiças sociais e ambientais, a produção de conhecimento entre o centro e a periferia, o papel da educação científica no Brasil e sua expansão para as regiões do interior.
“Ter sido sediado no Campus UFRJ-Macaé foi fundamental para a expansão das discussões que permeiam o ensino de ciências para o interior do estado, justamente um Campus que é fruto do processo de interiorização das universidades públicas federais”, declarou a professora Juliana Milanez, Diretora do IMQ.
Com mais de 460 inscritos, a edição de 2024 do ENECIENCIAS foi um grande sucesso!
O primeiro dia do VIII ENECIENCIAS foi marcado pela presença ilustre de Alexandre Brasil, Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), que apresentou um panorama da educação no Brasil. A apresentação incluiu dados estatísticos e estudos que apontam os desafios ainda presentes, como a desigualdade regional. Alexandre Brasil destacou a evolução da educação no país, desde os esforços iniciais, passando pelos períodos de lacuna nos investimentos, até os planos de expansão do ensino no país. Durante sua fala, Alexandre Brasil expôs os planos do atual governo para buscar o aumento do acesso à educação, principalmente técnica e superior, com a interiorização dos institutos federais e universidades públicas pelo Brasil. Além disso, ressaltou os atuais pilares das instituições de ensino superior: ensino, pesquisa, extensão, gestão, inovação e sustentabilidade, internacionalização, permanência e inclusão.
Além de Alexandre Brasil, a mesa de abertura contou com a presença da professora Cíntia de Barros, Diretora do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – NUPEM, professora Juliana Milanez, Diretora do Instituto Multidisciplinar de Química, professor Irnak Barbosa, Decano do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, professor Leonardo Moreira, Coordenador Geral do Evento e a senhora Regina Célia Nascimento, Coordenadora do Centro de Formação de Professores Carolina Garcia, representando a Secretaria Municipal de Educação de Macaé.
O evento contou com várias mesas de debates, com a presença de estudiosos importantes em cada área.
A primeira mesa de debates: Formação de professores de ciências em cenários contemporâneos: conhecimento, cidadania e justiça social, contou com a participação de Letícia Maria Silva (UFRJ), Márcia Garcia (UFRJ), Yasmin Lanatte (UFRJ), Francine Pinhão (UERJ), Amanda Lima (UERJ), Rita Vilanova (UFRJ), Edgard Miranda (CPII).
No segundo dia do evento, houve duas mesas de debate. Na parte da manhã, a mesa de debate contou com a presença de Marcos Sorrentino, Diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Isabel Martins, que atua no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde da UFRJ. Os dois conduziram o tema “Caminhos da educação para construção de uma sociedade sustentável”. Na sequência, tivemos a segunda mesa de debates: Direitos humanos e os contextos de ensino, com Ana Barrios (Universidade de Nariño) e Hellen Sarapeck (UNIRIO).
Por fim, no último dia, a mesa de debates: Ciências, artes e saúde: intersecções na transformação social, contou com a participação de Ana Lúcia Nunes (UFRJ) e Cachalote Mattos (UERJ).
O VIII ENECIENCIAS foi marcado também pela inclusão, tendo contado com a participação dos intérpretes de libras do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, Débora Brandão Marques de Araujo, Layla Rodrigues da Silva, Leni Mendonça de Faria, Verônica Rodrigues Santos e Wellington Pinheiro Marques.
Durante todo o evento houve, ainda, minicursos, atividades culturais, apresentações orais e de pôsteres, que enriqueceram os três dias de programação, proporcionando um ambiente de aprendizado e troca de conhecimentos entre os participantes.
📸 @viiieneciencias e COM/CM UFRJ-Macaé.