CENTRO MULTIDISCIPLINAR UFRJ – MACAÉ

Universidades + Gestão Pública = Solução para melhorar a vida da população ✅.

Você sabia que o novo Sistema de monitoramento da Defesa Civil de Macaé nasceu de um projeto desenvolvido pela UFRJ Macaé através do edital Macaé Conecta, de incentivo através da pesquisa aplicada para a solução de problemas da gestão municipal?

Ah, uma outra coisa. Olha que interessante! Além de ser uma ferramenta de educação tanto nas Universidades como nas Escolas, ainda gerou uma economia de R$ 4 milhões aos cofres públicos. Você sabia?

🔛 São 35 estações meteorológicas nas escolas públicas.
🔛 Faz análise em Tempo Real da situação climática de Macaé.
🔛 Possibilita alertas e informações da Defesa Civil mais precisas e por bairro.
🔛 Foi desenvolvido na UFRJ com apoio da UENF.
🔛 Alunos da rede pública municipal vão participar do projeto nas escolas.
🔛 Integração ESCOLA 🔛 UNIVERSIDADE 🔛 GESTÃO PÚBLICA.

🔛 A Defesa Civil de Macaé acaba de implantar, em parceria com a UFRJ e com apoio da UENF e da Secretaria de Educação, um novo SISTEMA DE MONITORAMENTO 📊 com 35 estações meteorológicas pela cidade ☀️🌥️⛈️.

BENEFÍCIO
A Defesa Civil terá dados por bairro para tomar melhores decisões, enviar alertas e informações para a população. O sistema mede em tempo real a quantidade de chuva, vento e outros indicadores.

INCENTIVO À PESQUISA
Este projeto teve início no Programa Macaé Conecta, desenvolvido pela Secretaria de Ensino Superior, oferecendo incentivo 💰 através de bolsas para professores e alunos, com o objetivo do desenvolver pesquisas acadêmicas para solucionar desafios da gestão municipal.

ECONOMIA
Gerou economia de mais de R$4 milhões aos cofres públicos, caso fosse contratado por licitação com empresa privada.

ESTAÇÕES NAS ESCOLAS
Das 35 estações, 31 estarão nas escolas. O projeto atuará na rede municipal de educação envolvendo alunos, professores, servidores e a comunidade de entorno das escolas. Os alunos irão aprender sobre clima, meteorologia e construirão estações.

INTERCÂMBIO
Cada escola envolvida terá um grupo de trabalho, que será capacitado pela UFRJ e UENF. Esse intercâmbio levará os estudantes da rede municipal ao acesso ao universo acadêmico.

QUEM PARTICIPA?
🔛 DEFESA CIVIL: é quem utiliza os dados para orientar e atuar dando mais segurança para a população.
🔛 UFRJ: é quem desenvolveu o projeto. Coordenado pelo professor Anselmo Costa, conta com 32 alunos universitários, destribuidos entre a UFRJ, a FeMASS, a UFF e o IFF, além de técnicos e pesquisadores.
🔛 UENF: dará o apoio orientando a Defesa Civil na leitura das informações, além de oferecer capacitação aos envolvidos. A coordenação é da professora Maria Gertrudes Justi.
🔛 SEC. DE EDUCAÇÃO: dá o apoio as escolas para que o projeto tenha a participação da comunidade escolar e gere aprendizagem significativa aos alunos.
🔛 SEC. DE ENSINO SUPERIOR: além da criação do edital onde nasceu o projeto, é aqui que há o trabalho de articulação e integração entre todos os envolvidos.

Conheça mais sobre o projeto:

Fonte: Secretaria Adjunta de Ensino Superior de Macaé • Semaes @ensinosuperiormacae