CENTRO MULTIDISCIPLINAR UFRJ – MACAÉ

UFRJ Conclui Primeira Etapa de Audiências Públicas para o Novo PDI 2025-2029

Macaé, 8 de outubro de 2024 – A Superintendência-Geral de Planejamento Institucional da PR-3 da UFRJ realizou, com sucesso, a etapa inicial de Audiências Públicas sobre a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2025-2029. As audiências ocorreram em quatro campi, promovendo um amplo debate sobre o futuro da universidade.

As audiências começaram em 23 de setembro, no campus Duque de Caxias, e seguiram para a Cidade Universitária, Praia Vermelha e, por fim, o Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, no dia 1º de outubro. Nesta última audiência, a equipe responsável pela construção do PDI se apresentou, seguida pela Superintendente Geral de Planejamento Institucional Maria de Fátima Bruno de Faria, que detalhou como o PDI está sendo desenvolvido. Ao final, houve espaço para contribuições e perguntas da comunidade, além de disponibilização de um link para que todos pudessem enviar sugestões.

O PDI é um documento vital para o credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior no sistema federal. Ele define o Planejamento Estratégico Institucional – cadeia de valor, missão, visão, valores, objetivos, indicadores, metas e projetos estratégicos das universidades (Instrução Normativa número 24,de 18/3/2020) – bem como a Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e de outros temas relevantes para o desenvolvimento das instituições. Em um momento de escassez de recursos, o PDI se torna ainda mais crucial, servindo como uma ferramenta para a gestão democrática da UFRJ.

Além das audiências realizadas, a Superintendência planeja realizar Consultas Públicas adicionais, permitindo que todos os servidores, estudantes e terceirizados da UFRJ contribuam ativamente para moldar o futuro da instituição. A participação social se configura como uma prioridade no processo de construção do novo PDI, reforçando o compromisso da universidade com a transparência e a inclusão nas decisões institucionais.