Está ocorrendo hoje (3 de maio) na Cidade Universitária de Macaé o Seminário Macaé + 20, um evento que tem como objetivo debater ações para o planejamento estratégico da cidade a longo prazo. O evento ocorrerá até 17h no auditório do bloco D e é organizado pelo Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim), além de receber a participação de diversos segmentos da sociedade civil organizada.
Com a proposta de construir uma cidade onde as pessoas possam viver com qualidade de vida, o seminário está dividido em sete eixos: Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico Sustentável; Cidade Inteligente; Planejamento Urbano e Rural; Ambiente, Sustentabilidade e Desastres Naturais; Tecnologia e Inovação; e Modernização da Gestão. Cada eixo será discutido em uma sessão durante a tarde do evento.
A abertura do seminário foi às 9h, com a presença do prefeito Welberth Rezende, do presidente da Câmara Municipal, Nilton César Pereira Moreira (“Cesinha”), além de representantes do Egim, da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Sebrae e da Secretaria de Planejamento de Niterói. Na sequência, estão ocorrendo palestras sobre o planejamento estratégico da cidade.
Ao longo do dia, os relatores, que são técnicos das secretarias da administração municipal, farão uma apresentação dos temas a serem abordados em cada eixo, seguida por uma discussão do tema com a participação dos inscritos no evento.
O projeto “Macaé + 20” é uma iniciativa do Egim que visa o desenvolvimento ordenado da cidade nos próximos 20 anos, considerando o gerenciamento dos recursos e o alcance das metas planejadas. A proposta é promover qualidade de vida à população e garantir o crescimento sustentável da cidade.