Institute of Nursing
O curso de graduação em Enfermagem do Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé tem por objetivo capacitar o aluno a estimular a busca do conhecimento, considerando o pensamento reflexivo, a inquirição crítica e a criatividade. Além disso, este curso desenvolve no aluno o interesse pelo reconhecimento dos direitos e dignidade própria do homem, pela avaliação de fatores que interferem na saúde individual e coletiva, pelo desenvolvimento de relações interpessoais produtivas manifestadas em atitudes responsáveis frente aos fins e aos valores do próprio curso, da Universidade e das Associações de Classe.
- Course duration: 10 periods / 5 years
- Operating Shift: All day long
- Annual offer of vacancies: 80 vacancies (40 per semester school)
- Modality: face-to-face
- Student selection criteria: vacancies offered by SISU (Unified MEC Selection System)
Direção do Instituto
Diretora: Raquel Silva de Paiva
Professora Adjunta III no Instituto de Enfermagem do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na área de Metodologia do Ensino e da Assistência de Enfermagem. Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de graduação em Enfermagem do IEnF CM UFRJ-Macaé. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ (2016). Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ (2011). Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Anna Nery-Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) . Pós-graduanda em Enfermagem Gerontológica na UFF (2022). Membro do Grupo de Pesquisa GEPEST – Grupo de Estudo e Pesquisa em Estomaterapia Campus UFRJ-Macaé Áreas de interesse: Enfermagem da Família, Saúde da Pessoa Idosa, Envelhecimento, Cuidado Domiciliar, Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, Ensino de Enfermagem. >> Lattes Curriculum
Vice-diretora: Glaucimara Riguete de Souza Soares
Professora Adjunta II no Instituto de Enfermagem do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação em Enfermagem pela Universidade Estácio de Sá (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2011) e Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense/ EEAAC (2018). Pós graduada em Enfermagem do Trabalho (2009) e Ginecologia Natural (2022). Atualmente atua nas linhas de Cuidado à Saúde da Mulher em Ginecologia, direcionando suas pesquisas para mulheres adultas e os cuidados direcionados ao processo de envelhecer. >> Lattes Curriculum
Apoio Administrativo Instituto de Enfermagem
Jessica Carvalho Lecker
Contact:
direcaoienf@macae.ufrj.br
Coordenação de Curso
Presidente da Coordenação: Genesis de Souza Barbosa.
Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Ciências, Mestre em Enfermagem, Especialista em Gestão em Enfermagem, e em Nefrologia. Professor Adjunto da Área de Enfermagem Médico Cirúrgica. >> Lattes Curriculum
Apoio Administrativo Curso de Enfermagem
Gabriela Suberino da Silva Martins
Contact:
coordenfermagem@macae.ufrj.br | Tel. (22) 2141-4012
Informações Acadêmicas
Perfil do Profissional
Nursing as a profession is at the service of human well-being committed to society, with the improvement of the level of health of the population, evidencing coherent behaviors with the universal, integral and equitable principle of the health system and its implications among the aspects to promote and perform adequate professional assistance.
The formation of the nursing professional requires that due to the proper importance of the health and well-being of individuals and collectivities and requires the development of skills and skills to the nurse in Brazilian society.
The political pedagogical policy project was elaborated by the Nursing School Anna Nery / UFRJ, a partner unit in the organization and implementation of the curricular structure in the Nursing course of UFRJ - Macaé. Collective work has defined vertical integration elements - conductive wires for a sequential organization and horizontal integration - interdisciplinarity nuclei, articulated in a conceptual and methodological scheme called curricular stages.
The approach to education and learning situations is based on the acquisition and application of scientific principles, as a logical foundation for nursing actions, and emphasizes the development of the nursing process involving care for individuals, families and other community groups. And not only learning aimed at the inherent technical procedures the profession. Curricular activities are sufficiently flexible to give each one the appropriate opportunity to reach the desired skills. Thus, it is essential that the student is perceived as a person who have their own rights and needs, as it should be realized and realize patients and other members of the health team.
We have on the basis of an interdisciplinary orientation in the disciplines from the basic cycle of health sciences to the professional trunk of the course on the UFRJ-Macaé campus. Objective with this guidance, promote the integration of teachers and students with a view to the creation of the sense of belonging to the health team. As well, develop the nucleus of common skills concerning the health area, constant from the guidelines for undergraduate courses for: nursing, medicine, nutrition and pharmacy. As well as the valuation of intersectoral work with the other courses existing on campus.
Description of the sizes of skills and skills to be developed by students:
- Evidence coherent behaviors with the principle that the right that every person has health implies in the right to receive adequate nursing care.
- Evaluate the interrelationship of physical, psychic, social and environmental factors in individual and collective health.
- Exhibit attitudes that reveal the conviction that as a member of the health team, the nurse is responsible for improving the health level of the population.
- Developing the nursing process in situations involving helps individuals, families, other community groups.
- Make decisions based on the use of troubleshooting method.
- Have responsibility and organization to manage time effectively in the execution and maintenance of nursing procedures according to ethics and principles of professional exercise.
- Assuming attitude responsible for the purposes and values of the school, university and class associations.
- Participate and compose local health, regional and national health teams.
- Establish appropriate interpersonal relationships according to teaching and service environments.
Fluxograma
Conteúdo Programático de Disciplinas
1º | 2º | 3º | 4º | 5º |
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6º | 7º | 8º | 9º | 10º |
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Optative disciplines |
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MCW004 |
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Grade da Enfermagem com Créditos por Período
Planejamento Acadêmico 2023.01
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Multidisciplinary Center UFRJ – Macaé
Institute of Nursing
Curso de Bacharelado em Enfermagem
Planejamento Acadêmico 2023-1
1º Período | SEG | TER | QUA | QUI | SEX |
Manhã 8:00 ~ 12:00 | – | MCW110 Biologia para Saúde I | MCW111 Saúde da Comunidade I | MCW110 Biologia para Saúde I | MCE110 Extensão Universitária Aplicada à Enfermagem |
Tarde 13:30 ~ 17:30 | – | MCW110 Biologia para Saúde I | MCW111 Saúde da Comunidade I | MCW110 Biologia para Saúde I | – |
2º Período | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | |
Manhã 8:00 ~ 12:00 | MCE121 Saúde da Comunidade II | MCE122 Bioestatística | MCE121 Saúde da Comunidade II | MCEX01 Atividade Curricular de Extensão Universitária I | MCW120 Biologia para Saúde II | |
Tarde 13:30 ~ 17:30 | MCW120 Biologia para Saúde II | MCW120 Biologia para Saúde II | MCW120 Biologia para Saúde II | MCE120 Psicologia Apl à Enf | MCE123 Teor, M Proc Cuid Enf I | – |
3º Período | SEG | TER | QUA | QUI | SEX |
Manhã 8:00 ~ 12:00 | MCE230 Antropologia Cultural em Saúde | MCW230 Biologia para Saúde III | MCW230 Biologia para Saúde III | MCEU01 Estágio Curricular em Comunidade I | MCW231 Biologia para Saúde III |
Tarde 13:30 ~ 17:30 | MCW231 Saúde da Comunidade III | MCW231 Saúde da Comunidade III | MCE231 Pesquisa Aplicada à Enfermagem I | MCEU01 Estágio Curricular em Comunidade I | MCW231 Biologia para Saúde III |
4º Período | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | |
Manhã 8:00 ~ 12:00 | MCW240 Mecanismos Básicos de Saúde e Doença | MCW240 Mecanismos Básicos de Saúde e Doença | MCW240 Mecanismos Básicos de Saúde e Doença | MCE242 Pesquisa Aplic à Enfermagem II | MCW240 Mecanismos Básicos de Saúde e Doença | |
Tarde 13:30 ~ 17:30 | MCE243 Sociolog em Saúde | MCEU04 Estágio Curr em Pesq I | MCE244 Didática Aplicada à Enfermagem | MCE240 Informática para a Enfermagem | MCE241 História da Enfermagem: Est Fontes | MCW240 Mecanismos Básicos de Saúde e Doença |
5º Período | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | |
Manhã 8:00 ~ 12:00 | MCE312 Enfermagem nos Cuid Bás Saú à Mulher | MCE313 Pesquisa Aplicada à Enfermagem III | MCE312 Enfermagem nos Cuid Bás Saú à Mulher | MCE313 Enfermagem nos Cuid Bás Saú: Ind e Gr | MCE313 Enfermagem nos Cuid Bás Saú: Ind e Gr | |
Tarde 13:30 ~ 17:30 | MCE312 Enfermagem nos Cuid Bás Saú à Mulher | MCE310 Farmacologia A I | MCE314 Nutrição Apl à Enf | MCEX02 Ativ Curr de Exte Un II | MCE313 Enfermagem nos Cuid Bás Saú: Ind e Gr | – |
6º Período | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | |
Manhã 8:00 ~ 12:00 | MCE322 Cuidados de Enf II Adul Hosp Família | MCE322 Cuidados de Enf II Adul Hosp Família | MCE321 Cuidados Enf I Adul Idoso Família | MCE321 Cuidados Enf I Adul Idoso Família | MCE323 Pesq Ap à Enf IV | |
Tarde 13:30 ~ 17:30 | MCE322 Cuidados de Enf II Adul Hosp Família | MCE322 Cuidados de Enf II Adul Hosp Família | MCE324 Legis Deon Exe Prof Enf | MCE325 Ética em Enfermagem | MCE321 Cuidados Enf I Adul Idoso Família | MCE320 Farmacologia A II |
7º Período | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | |
Manhã 8:00 ~ 12:00 | MCE411 Cuidados de Enf IV Adul Id H Fami | MCE411 Cuidados de Enf IV Adul Id H Fami | MCE410 Cuidados de Enf III Cr Ad Id Ho Famí | MCE410 Cuidados de Enf III Cr Ad Id Ho Famí | MCEU06 Estágio Curricular em Comunidade II | |
Tarde 13:30 ~ 17:30 | MCE411 Cuidados de Enf IV Adul Id H Fami | MCEX03 Atividade Curricular de Extensão Univer III | MCE412 Pesquisa Aplic à Enf V | MCE413 Teor M Proc Cuid Enf II | MCE410 Cuidados de Enf III Cr Ad Id Ho Famí | MCEU06 Estágio Curricular em Comunidade II |
8º Período | SEG | TER | QUA | QUI | SEX |
Manhã 8:00 ~ 12:00 | MCE421 Cuidados de Enf VI Pess Proc R II | MCE422 Introdução à Filosofia | MCE420 Cuidados de Enf V Pess Proc Reab I | MCE420 Cuidados de Enf V Pess Proc Reab I | MCEU02 Estágio Curricular Em Hospitais I |
Tarde 13:30 ~ 17:30 | MCE421 Cuidados de Enf VI Pess Proc R II | MCE421 Cuidados de Enf VI Pess Proc R II | MCE423 Pesquisa Aplicada à Enfermagem VI | MCE420 Cuidados de Enf V Pess Proc Reab I | MCEU02 Estágio Curricular em Hospitais I |
9º Período | SEG | TER | QUA | QUI | SEX |
Manhã 8:00 ~ 12:00 | MCEU03 Estágio Curricular em Comunidade III | MCEU03 Estágio Curricular em Comunidade III | MCE511 O Prof Enfermagem em Diag M Região de Saúd | MCEU03 Estágio Curricular em Comunidade III | MCEU03 Estágio Curricular em Comunidade III |
Tarde 13:30 ~ 17:30 | MCEU03 Estágio Curricular em Comunidade III | MCE510 Oficina Elaboração De Projeto de Pesquisa | MCE511 O Prof Enfermagem em Diag M Região de Saúd | MCEU03 Estágio Curricular em Comunidade III | Estágio Curricular em Comunidade III |
10º Período | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | |
Manhã 8:00 ~ 12:00 | MCEU08 Estágio Curricular em Instrução Pedagógica | MCE520 O Prof de Enfermagem nos Serv de Saúd | MCE520 O Prof de Enfermagem nos Serv de Saúd | MCEU08 Estágio Curricular em Instrução Pedagógica | MCEU07 Estágio Curricular em Hospitais II | |
Tarde 13:30 ~ 17:30 | MCEU08 Estágio Curricular em Instrução Pedagógica | MCE520 O Prof de Enfermagem nos Serv de Saúd | MCEX04 Trabalho de Conclusão de Curso | MCEU05 Estágio Curricular em Pesquisas II | MCEU08 Estágio Curricular em Instrução Pedagógica | MCEU07 Estágio Curricular em Hospitais II |
Disciplinas Optativas | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | ||
Manhã 8:00 ~ 12:00 | MCE019 Introdução a Estomaterapia | MCN014 Educação Interprofis-sional na Saúde | MCE019 Introdução a Estomaterapia | MCE019 Introdução a Estomaterapia | MCE019 Introdução a Estomaterapia | MCE019 Introdução a Estomaterapia | MCE016 Técnicas de Comunicação |
Tarde 13:30 ~ 17:30 | MCE019 Introdução a Estomaterapia | MCE019 Introdução a Estomaterapia | MCE019 Introdução a Estomaterapia | MCE019 Introdução a Estomaterapia | MCE019 Introdução a Estomaterapia | ||
Noite 18:00 ~ 21:00 | – | – | – | – |
Em atendimento à Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015, a Coordenação do Curso de Enfermagem torna público o correspondente Corpo Docente de suas disciplinas para o período letivo de 2023-1. As informações referentes aos docentes – titulação e tempo de serviço na UFRJ – podem ser encontradas em seus Currículos Lattes (ao clicar com o cursor em cima do nome do referido docente você será redirecionado para a Plataforma Lattes).
Corpo Docente e Critérios de Avaliação em Disciplinas 2023.01
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Multidisciplinary Center UFRJ – Macaé
Institute of Nursing
Curso de Bacharelado em Enfermagem
Corpo Docente e Critérios de Avaliação em Disciplinas
1º Período | Docente Responsável | Corpo Docente | Critério(s) de Avaliação |
MCW110 Biologia para Saúde I | Alexandre de Azevedo, Celia Yelimar Palmero Quintana, | Provas teóricas (todas) e práticas (Anatomia e Histologia). | |
MCW111 Saúde da Comunidade I | Avaliação teórica, relatório de campo prático e portfólio. | ||
MCE110 Ext Univ Apl à Enfermagem | Glaucia Valente Valadares | Participação em sala de aula, fichamentos e seminário. |
2º Período | Docente Responsável | Corpo Docente | Critério(s) de Avaliação |
MCW120 Biologia para Saúde II | Alexandre de Azevedo, Celia Yelimar Palmero Quintana, Filipe Braga dos Santos, Gustavo Vieira de Oliveira, Henrique Rocha Mendonça, Moises Clemente Marinho Cavalcante, Orlando Fernandes Júnior, Pedro Hollanda Carvalho | Provas teóricas (todas) e práticas (Anatomia, Histologia). | |
MCE120 Psicologia Aplicada à Enfermagem | Larissa Escarce Bento Wollz | Gizele da Conceição Soares Martins Leila Brito Bergold | Seminários e avaliações teóricas. |
MCE121 Saúde da Comunidade II | Provas teóricas; participação na disciplina; relatórios; e atuação em campo prático. | ||
MCE122 Bioestatística | – | Avaliação teórica. | |
MCE123 Teor, Modelos e Proc Cuidar em Enf I | Participação na disciplina; seminários. | ||
MCEX01 Ativid Curr de Extensão Univer I | Comprovação de carga horária em projeto/atividade de extensão universitária. |
3º Período | Docente Responsável | Corpo Docente | Critério(s) de Avaliação |
MCW230 Biologia para Saúde III | Alexandre de Azevedo, Celia Yelimar Palmero Quintana, Daiana Vieira Lopes, Filipe Braga dos Santos, Gustavo Vieira de Oliveira, Moises Clemente Marinho Cavalcante, Rafael Arêas Vargas, Rosane Aparecida Ribeiro, Tais Fontoura de Almeida | Seminários e avaliações teóricas. | |
MCW231 Saúde da Comunidade III | Seminários temáticos que abrangem toda a disciplina (com síntese assíncrona) e avaliação de assuntos por formulário, na lógica da articulação teoria e prática. Utilização de recursos como quiz. | ||
MCE230 Antropologia Cult em Saúde | – | Participação em sala de aula; atividades domiciliares e desafios didáticos; trabalhos sucintos de pesquisa e análise textual. | |
MCE231 Pesquisa Aplicada à Enfermagem I | – | Seminários e avaliações teóricas. | |
MCEU01 Estágio Curr em Com I | Danielle Menezes da Silva | Tipo formativa, considerando assiduidade, iniciativa, relações interpessoais, domínio de conteúdo, proatividade, domínio de habilidades técnicas, utilização de terminologia científica nas atividades práticas, entrega de relatório final e apresentação de sessão clínica. |
4º Período | Docente Responsável | Corpo Docente | Critério(s) de Avaliação |
MCW240 Mecan Bás Saú Doença | Aleksandra Menezes de Oliveira, Danielle Pereira Vieira, | Provas teóricas e práticas específicas de cada área (microbiologia, imunologia, parasitologia e patologia), discussões de caso clínico e provas integradas que envolvem temas das quatro áreas. | |
MCE240 Informática para a Enfermagem | Angélica Mônica Andrade | Ítalo Rodolfo Silva Joana Darc Fialho de Souza Sabrina Ayd Pereira José | Apresentação de seminário; Participação em sala de aula e Participação nas atividades do Ambiente Virtual de Aprendizagem. |
MCE241 Hist da Enf: Estudos e Fontes | Bruna Tavares Uchoa dos Santos Xavier | Tadeu Lessa da Soca | Realização de dinâmicas avaliativas individuais e realização de pós-teste todos em formato assíncrono. |
MCE242 Pesquisa Aplicada à Enfermagem II | Graziele R Bitencourt | Participação na disciplina; apresentação de seminário de anteprojeto. | |
MCE243 Sociologia em Saúde | – | Seminários e avaliações teóricas. | |
MCE244 Didática Aplicada à Enfermagem | Avaliação diária o desempenho em sala de aula. Leitura e debate de artigos. Apresentação de seminário temático. | ||
MCEU04 Estágio Curricular em Pesquisa I | Apresentação de relatório das atividades do projeto de pesquisa/ Apresentação do projeto. |
5º Período | Docente Responsável | Corpo Docente | Critério(s) de Avaliação |
MCE310 Farmacologia A I | – | Provas teóricas, seminários e testes. | |
MCE311 Enf Cuid Bás Saú: Ind e Gr | Provas teóricas, teórico-práticas, Estudos de Caso e Relatórios, Desempenho em campo de Prática de Ensino. | ||
MCE312 Enf Cuid Bás Saú à Mulher | Carina Bulcão Pinto, Glaucimara Riguete de Souza Soares, Patrícia Regina Affonso Siqueira, Danielle Menezes da Silva, Samar Duarte dos Santos | Provas teóricas, teórico-práticas, Estudos de Caso e Relatórios, Desempenho em campo de Prática de Ensino. | |
MCE313 Pesquisa Aplicada à Enfermagem III | – | Participação em sala de aula e apresentação do pré-projeto de pesquisa ao final da disciplina. | |
MCE314 Nutrition Aplicada à Enf | – | Seminários e avaliações teóricas. | |
MCEX02 Ativid Curr de Extensão Univer II | Comprovação de carga horária em projeto/atividade de extensão universitária. |
6º Período | Docente Responsável | Corpo Docente | Critério(s) de Avaliação |
MCE320 Farmacologia A II | – | Seminários e avaliações teóricas. | |
MCE321 Cuid Enf I Adul Idoso Família | Avaliação diária em sala de aula; avaliação do conteúdo teórico através de provas/testes; debate de artigos; apresentação de seminário temático e estudo de caso; avaliação diária do desempenho discente em cenário de campo prático. | ||
MCE322 Cuid Enf II Adul Hosp Família | Danilo Lima Ceccon, | Provas teóricas, provas práticas (em cenário de laboratório ou em atividades de prática no Hospital), apresentação de seminário temático e estudo de caso. | |
MCE323 Pesquisa Aplicada à Enfermagem IV | Hércules Rigoni Bossato, Andressa Ambrosino Pinto, Fernanda Teles Morais do Nascimento | Resenhas; participação e debates em sala de aula; oficina de análise de dados em pesquisa em saúde. | |
MCE324 Legis Deon Exercício Profissional de Enfer | Avaliação diária do desempenho em sala de aula. Avaliação do conteúdo teórico através de provas. Discussão de filmes e artigos. Apresentação de seminário de caso deontológico. | ||
MCE325 Ética em Enfermagem | Pré/pós teste; seminário e autoavaliação todos em formato assíncrono. |
7º Período | Docente Responsável | Corpo Docente | Critério(s) de Avaliação |
MCE410 Cuid Enf III Cr Adulto Ho Famí | Ruth Souza | Iuri Bastos, Deboráh Machado, Ruth Souza, Allan Peixoto, Lucia Helena | Avaliação diária em sala de aula; avaliação do conteúdo teórico através de provas/testes; apresentação de seminário temático e estudo de caso; avaliação diária do desempenho discente em cenário de campo prático. |
MCE411 Cuid Enf IV Cr Idoso Hos Fam | Allan Assis, Déborah Machado, Genesis Barbosa, Lucia Helena | Avaliação diária em sala de aula; avaliação do conteúdo teórico através de provas/testes; apresentação de seminário temático e estudo de caso; avaliação diária do desempenho discente em cenário de campo prático. | |
MCE412 Pesquisa Aplicada à Enfermagem V | Déborah Machado | Participação em sala de aula e no processo de construção do projeto de pesquisa junto ao orientador. Apresentação de projeto de pesquisa. | |
MCE413 Teor, Modelos e Proc Cuidar em Enf II | Seminários e avaliação teórica. | ||
MCEU02 Estágio Cur em Comunidade II | Gabriela Silva dos Santos Prado, Samar Duarte dos Santos | Desempenho em campo de estágio. | |
MCEX03 Ativid Curr de Extensão Univer III | – | Comprovação de carga horária em projeto/atividade de extensão universitária. |
8º Período | Docente Responsável | Corpo Docente | Critério(s) de Avaliação |
MCE420 Cuid Enf V Pess Proc Reab I | Gizele da Conceição Soares Martins, Larissa Escarce Bento Wollz, Carina Félix da Silva | Provas teóricas e testes; avaliação da participação na prática; discussão e apresentação do Projeto Terapêutico Singular; apresentação e discussão de seminários; relatórios de visita técnicas; resenhas; participação em sala de aula. | |
MCE421 Cuid Enf VI Pess Proc R II | Andressa Ambrosio Pinto, Carina F da Silva, Michella Florencia Barbosa | Provas teóricas e prática; discussão e apresentação do plano de cuidados; apresentação e avaliação de seminários; relatórios de visita técnicas; resenhas; participação em sala de aula e em laboratórios. | |
MCE422 Introdução à Filosofia | – | Participação nas aulas; fichamento de artigos; relatório final da disciplina. | |
MCE423 Pesquisa Aplicada à Enfermagem VI | Gláucia Alexandre Formozo | Caroline Guilherme | Participação em sala de aula e confecção de trabalho final em estrutura de artigo científico. |
MCEU06 Estágio Curricular em Hospitais I | Desempenho em campo de estágio (preenchimento de instrumento pelo aluno, seu preceptor e o professor responsável pela disciplina). |
9º Período | Docente Responsável | Corpo Docente | Critério(s) de Avaliação |
MCE510 Oficina Elab Proj Pesquisa | Apresentação prévia na modalidade banca de avaliação como um processo de treinamento para a defesa final do Trabalho de Conclusão de Curso. | ||
MCE511 O Prof Enf em Diag MI Região de Saúde |
| Participação em Visita técnica; Apresentação de relatório e seminário; avaliações escritas I e II. | |
MCEU03 Estágio Curr em Comum III | Desempenho em campo de estágio. |
10º Período | Docente Responsável | Corpo Docente | Critério(s) de Avaliação |
MCE520 O Prof de Enf nos Serviços de Saúde | Avaliação diária em sala de aula. Avaliação do conteúdo teórico através de provas/testes. Discussão de artigos e capítulos de livros. Apresentação de seminário. Avaliação diária do desempenho discente em cenário de campo prático | ||
MCEU05 Estágio Curricular em Pesquisa II | Iuri Bastos Pereira | – | Apresentação de relatório de pesquisa oriundo de iniciação científica ou trabalho de conclusão de curso, orientado por docentes. |
MCEU07 Estágio Curricular em Hospitais II | Déborah Machado dos Santos | Allan Assis, Genesis Barbosa, Iuri Bastos, Ruth Souza | Desempenho em campo de estágio (preenchimento de instrumento pelo aluno, seu preceptor e o professor responsável pela disciplina). |
MCEU08 Estágio Curr em Instrução Pedagógica | Apresentação de relatório, ministrar aulas expositivas, realização de seminários. Avaliação no planejamento e desenvolvimento de atividades teóricas e práticas orientadas por docentes. | ||
MCEX04 Trabalho de Conclusão de Curso | Iuri Bastos Pereira | – | Apresentação de resultados obtidos em projeto de pesquisa na modalidade banca de avaliação. |
Em atendimento à Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015, a Coordenação do Curso de Enfermagem torna público o correspondente Corpo Docente de suas disciplinas para o período letivo de 2023-1. As informações referentes aos docentes – titulação e tempo de serviço na UFRJ – podem ser encontradas em seus Currículos Lattes (ao clicar com o cursor em cima do nome do referido docente você será redirecionado para a Plataforma Lattes).
Optative disciplines | Docente Responsável | Corpo Docente | Critério(s) de Avaliação |
MCE019 Introdução a Estomaterapia | Adriana Bispo Alvarez | Déborah Machado dos Santos Gunnar Taets | Elaboração e apresentação de seminários. |
MCE016 Técnicas de Comunicação | Glaucia A Formozo | Elaboração e apresentação de seminários. | |
MCN014 Educação Interprofissional na Saúde | Glaucimara Riguete de Souza Soares | Vivian de Oliveira Souza Correa | Elaboração e apresentação de seminários. |