A recente visita da Professora Fátima Lima a Brasília foi um marco importante para a representação dos docentes negros e do Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé. Essa visita foi resultado de um convite feito pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) com o intuito de discutir as políticas de Ações Afirmativas na UFRJ como um todo.
O convite foi direcionado à SGAADA – Superintendência de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade, cuja superintendente é Denise Góes. Fátima Lima, por sua vez, faz parte da diretoria de gênero e pertencimento – Digep. Durante a reunião no MEC, às 13:00, com Alexandre Brasil, professor da UFRJ, foram abordadas questões relacionadas às normativas para concurso público com cotas, bem como o acesso pleno dos estudantes à política de cotas raciais.
No mesmo dia, às 15:00, ocorreu uma reunião com a Ministra da Igualdade Racial e sua equipe. Nesse encontro, foram firmados compromissos para fortalecer a dinamização da política de ações afirmativas e cotas raciais, que serão implementados no Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé. Esses esforços visam garantir um acesso mais inclusivo e igualitário às oportunidades educacionais para todos.