CENTRO MULTIDISCIPLINAR UFRJ – MACAÉ

Reitoria Itinerante visita o Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.

Encontro abordou os desafios financeiros da Universidade e destacou a atenção da gestão às especificidades e demandas do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.

Na última sexta-feira, 27 de junho de 2025, o Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé (CM UFRJ-Macaé) recebeu o evento Reitoria Itinerante, que contou com a presença do magnífico reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor Roberto Medronho, a vice-reitora, professora, Cássia Turci e o decano do CM UFRJ-Macaé, professor Irnak Marcelo Barbosa. O encontro, realizado no auditório do bloco B, reuniu membros da comunidade universitária e representantes de diferentes setores da administração central, incluindo Pró-Reitorias, Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Prefeitura Universitária, Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação, e Escritório Técnico da Universidade.

Durante sua fala, o reitor Roberto Medronho apresentou um panorama detalhado da situação orçamentária da Universidade, destacando a gravidade do cenário financeiro para o ano de 2025. Segundo os dados expostos, o orçamento discricionário da UFRJ sofreu retração significativa, e despesas obrigatórias como água, energia, segurança e limpeza representarão cerca de 69% de todo o orçamento disponível, evidenciando um quadro de forte restrição.

O professor Medronho explicou que o déficit projetado para 2025 ultrapassa R$ 105 milhões, mesmo após suplementações e ajustes. Para enfrentar esses desafios, ele propôs ações de racionalização, como a redução do consumo de recursos, reestruturação da manutenção dos campi, análise para a substituição da frota atual por veículos elétricos. A implementação de cancelas automáticas, a ampliação do sistema de videomonitoramento e a implementação do Escritório de Projetos também foram mencionadas como medidas de melhoria da segurança e controle de gastos.

Outro ponto enfatizado foi a urgência de garantir a continuidade das bolsas acadêmicas, com atenção especial à monitoria nas disciplinas básicas e experimentais, bem como à manutenção dos auxílios do PNAES. Além disso, destacou a situação do Restaurante Universitário, que passa por uma fase de estudos sobre o valor das refeições, preservando seu valor social e como ferramenta essencial para a permanência na Universidade.

O Reitor também destacou a necessidade de busca por fontes alternativas de financiamento, incluindo emendas parlamentares, editais do MCTI, parcerias com instituições como Petrobras, BNDES e BRICS, e a utilização estratégica dos Custos Indiretos de Projetos (CIP). Além disso, abordou a necessidade de ampliar e reestruturar o número de funções gratificadas para garantir a sustentabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão nas unidades acadêmicas, sobretudo em campi descentralizados como Macaé e novas unidades da UFRJ.

A abertura de fala para a comunidade acadêmica do CM UFRJ-Macaé representou um dos momentos mais significativos desta edição do projeto Reitoria Itinerante. Estudantes, técnicos-administrativos e docentes participaram ativamente, apresentando perguntas, sugestões e questionamentos fundamentais para o fortalecimento do Centro. As manifestações trouxeram à tona demandas específicas da realidade local, como construção do Restaurante Universitário, a relação com a Prefeitura de Macaé, situação da cessão de terrenos e espaços, distribuição disfuncional de vagas docentes, melhoria das condições para a realização dos estágios e campos de prática na rede municipal de saúde, além da ampliação dos canais de acolhimento em saúde mental para os estudantes.

O evento contou com a presença das direções dos seis Institutos que compõem o Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé: Instituto de Alimentação e Nutrição, Instituto de Ciências Farmacêuticas, Instituto de Ciências Médicas, Instituto de Enfermagem, Instituto Multidisciplinar de Química e Instituto Politécnico; que reforçaram a urgência da correta identificação destes nos documentos internos e formulários institucionais. O Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé e seus institutos foram oficializados na estrutura da UFRJ em 2021, mas, infelizmente, segue sem a devida identificação em diversos procedimentos da universidade, gerando problemas desde estruturais até de identidade e pertencimento.

A edição do Reitoria Itinerante no CM UFRJ-Macaé reforçou o compromisso da atual gestão da UFRJ com a transparência, o diálogo e a escuta ativa das demandas locais, sendo encerrado com agradecimentos do professor Roberto Medronho à comunidade de Macaé, reafirmando, assim, o papel do projeto como instrumento fundamental de integração entre a administração central e os diferentes campi da Universidade.

Fotos: Vitor Valente/Comunicação CM UFRJ-Macaé