CENTRO MULTIDISCIPLINAR UFRJ – MACAÉ

Projetos do Instituto Politécnico do CM UFRJ-Macaé são destaques no Jornal da InterTv – Rede Globo.

O Instituto Politécnico (IPoli) do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé (CM UFRJ-Macaé), foi destaque no noticiário desta semana. Quatro projetos inovadores desenvolvidos pelos alunos chamaram a atenção da equipe da InterTV. Andreia Freitas que visitou as instalações da universidade para conhecer de perto as ideias que estão transformando ciência em impacto social.

Os projetos apresentados abordam diferentes áreas de pesquisa e inovação tecnológica, incluindo iniciativas voltadas à sustentabilidade, tecnologia avançada e soluções para problemas regionais. Durante a reportagem exibida pela InterTV, os telespectadores puderam conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido no IPoli.

O tijolo ecológico é apresentado pelos alunos de Engenharia Civil Vinícius Bassan e Paulo Henrique Diniz e é desenvolvido com isopor de marmitas descartáveis que iriam para o lixo comum. O projeto protege a natureza e torna as construções civis mais acessíveis para todos.

O veículo Baja e a cadeira de rodas automatizada são exemplos de como ideias criativas saem do papel para mudar o mundo. O Baja, veículo desenvolvido pelos estudantes de engenharia mecânica, já está no seu terceiro protótipo, o Camelo 3, apresentado pelo estudante de engenharia mecânica, Luiz Gustavo.

A estudante de engenharia civil Keyshilla Neves e a estudante de engenharia mecânica Daniela Marques apresentaram o barco movido a energia solar. Toda a alimentação para o motor elétrico é a partir de energia renovável, de energia limpa. Os alunos construíram casco em fibra e incorporaram painéis solares, que dão potência ao equipamento ligado a uma bateria. A ideia já conquistou premiações e participar de várias competições pelo Brasil.

A cadeira de rodas automatizada, inicialmente desenvolvida para ajudar um colega de turma, vai ganhando tecnologia para ser útil e acessível, apresenta Gabriel Souza, estudante de engenharia mecânica.

Maxwell da Silva Correa, estudante de Química, mostra a máquina de farinha de aipim, que visa facilitar o processo de produção e a eficiência de quem trabalha no campo.

A visita da emissora destacou não apenas os resultados alcançados, mas também o potencial transformador dessas ideias para a comunidade local e para o mercado. Para os alunos do IPoli é motivo de orgulho e um incentivo para continuar inovando. 

Os projetos do IPoli reforçam o papel da universidade como motor de inovação e transformação social, mostrando que as ideias nascidas no CM UFRJ-Macaé têm força para alcançar e beneficiar o mundo lá fora.

“Eu acho que tem diversos fatores que nos motivam a fortalecer essas iniciativas. O primeiro eu acho que é potencializar o conteúdo que eles aprendem em sala de aula, em projetos práticos. O segundo é a capacidade desse projeto de impactar na comunidade. Então eles favorecem o colega de sala, favorecem a comunidade rural, eles favorecem pessoas que às vezes a gente nem tem conhecimento. É o impacto sem fronteiras”, afirma o professor Tiago Gomes, Diretor do Instituto Politécnico.

Assista a reportagem da InterTV – Rede Globo na íntegra: https://globoplay.globo.com/v/13154018/