No dia 9 de novembro de 2022, quarta-feira, às 15 horas de modo presencial, no Salão Pedro Calmon, no Palácio Universitário, será realizada a Sessão Solene do Conselho Universitário (CONSUNI) na qual será concedida a Medalha Minerva do Mérito Acadêmico à Professora Cristina Ayoub Riche.
A professora Cristina Riche construiu uma tregatória excepcional na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo a primeira Ouvidora-Geral da UFRJ, tendo criado e implementado a Ouvidoria-Geral da Universidade.
A Sessão Solene contará com transmissão ao vivo pelo Canal da UFRJ no Youtube: https://www.youtube.com/ufrj_oficial
Cristina Ayoub Riche foi professora e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integrou o quadro docente do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social da UFRJ, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, quando coordenou a disciplina Ética do Setor Público.
Possui Bacharelado em Português-Árabe pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1982) e Licenciatura Plena em Português e Árabe pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). É Pós-Graduada em língua e literatura árabes pela Faculdade de Letras da UFRJ. É advogada, com registro na OAB/RJ. Pós-Graduada em Direito Civil e Processual Civil. Mestre e Doutora em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, pela UFRJ.
Possui livro e artigos publicados sobre a Lei de Arbitragem no Brasil e experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito do Consumidor e Direitos Humanos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: meios alternativos de solução de conflitos, acesso à justiça, ouvidoria, mediação e conciliação de conflitos de ordem administrativa e jurídica, ética e gestão pública, direitos humanos.
Ingressou como docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como professora do Setor de Estudos Árabes, fez parte da equipe do referido Setor que elaborou, nos países de língua portuguesa, o primeiro dicionário Árabe/Português/Árabe. Foi Chefe do Departamento de Letras Orientais e Eslavas. Foi Secretária-Geral da Fundação Universitária José Bonifácio. Criou e implementou a Ouvidoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e foi a primeira Ouvidora do BNDES; e criou e implementou a Ouvidoria-Geral da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo a primeira Ouvidora-Geral da UFRJ.
É Mediadora com Certificado Avançado do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML). Sócia fundadora do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. É Vice-Presidente do Instituto Latinoamericano del Ombudsman – Defensorias del Pueblo (ILO).
Fonte: Currículo Lattes (adaptado)
Fotos: @richecristina