Pet-Saúde Macaé – Grupo G3
Por Maria Oliveira
Com a proposta de promover bem-estar aos trabalhadores do SUS, o grupo G3 do PET-SAÚDE realizou recentemente dois encontros presenciais sobre “Respiração Consciente como aliada no equilíbrio das emoções”. A iniciativa acontece graças a uma parceria conjunta entre o Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé (CM UFRJ-Macaé), o Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé (UFF-Macaé) e a Prefeitura Municipal.
A condução do tema foi realizada pelo Marlon Heggdome que é doutor em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ e especialista e professor de Ioga há seis anos. Na oportunidade, Heggdome aplicou também as técnicas corretas de respiração com foco na promoção do bem-estar físico, mental e emocional do indivíduo. Sendo assim, o primeiro momento do encontro foi no Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva, no auditório anexo ao NEPS. O segundo momento foi realizado no CAPS Betinho, localizado no centro da cidade.
Durante a apresentação do tema, o especialista também praticou quatro modalidades de respiração junto aos participantes: a respiração “completa”, que aumenta a capacidade pulmonar e promove maior absorção de oxigênio; a técnica de respiração “abelha”, que melhora o foco e a concentração; a “alternada” que promove calma e traz equilíbrio além da técnica “energizante” que ativa a circulação e elimina o cansaço.
De acordo com Marlon a técnica da respiração profunda, consciente e controlada é simples e funciona positivamente no ser humano. “A respiração é uma ferramenta que pode ser acessada a qualquer momento. Ele é como uma ponte que liga corpo, mente e as emoções. Quando a gente pratica essas técnicas estamos não apenas enchendo os pulmões, mas trazendo equilíbrio, porque a respiração atua de forma positiva no sistema nervoso reduzindo alguns sintomas da ansiedade e fadiga, melhorando a disposição e a energia, afirmou.
Segundo informações da coordenadora do G3 – Pet-Saúde, Vivian de Oliveira Sousa Corrêa, os encontros não param por aqui. “Um dos nossos objetivos é também dar continuidade às iniciativas para acompanhar os avanços nos profissionais do SUS promovidas pelas ações. Participem dos próximos encontros que iremos oferecer. Também façam as atividades orientadas pelo Marlon pois tenho certeza que até o final iremos colher muitos frutos positivos”, finalizou.