CENTRO MULTIDISCIPLINAR UFRJ – MACAÉ

CM UFRJ-Macaé mais forte com a reunião de Saberes Tradicionais e a valorização e integração dos conhecimentos tradicionais na academia

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no contexto de sua expansão e consolidação enquanto polo de excelência e diversidade, dá um importante passo em sua trajetória.

1. A Primeira Reunião sobre Saberes Tradicionais no Campus UFRJ-Macaé e seus Objetivos

No dia 21 de setembro de 2023, o Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé foi palco de um marcante encontro, conduzido pela superintendente de Saberes Tradicionais do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ Marcia Cabral. A reunião teve como principal intuito apresentar a Supersaberes à comunidade acadêmica macaense, destacando sua proposta de incluir os saberes tradicionais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão da universidade. Marcia Cabral expressou a visão de potencializar iniciativas já existentes.

2. A Pauta dos Saberes Tradicionais na Academia

Os saberes tradicionais são a expressão da rica cultura brasileira, presente em comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e muitas outras. A intenção da Supersaberes é mais do que apenas trazer o reconhecimento desses saberes. Trata-se de possibilitar que essas vozes participem ativamente do ambiente acadêmico, atuando como pesquisadores, professores e extensionistas.

Em sua visão, Marcia Cabral enfatiza a necessidade de reconhecer e valorizar essas fontes de conhecimento, promovendo uma reparação histórica e assegurando a inclusão de estudantes originários dessas comunidades.

3. O Contexto dos Saberes Tradicionais

Tais saberes carregam consigo histórias, tradições e práticas que muitas vezes são esquecidas ou apropriadas de forma indevida pela indústria e pelo mercado. É fundamental, como aponta Marcia, dar visibilidade a essas práticas e resistir à extinção de tradições que sustentaram comunidades por gerações.

4. A Origem da Superintendência e Seu Futuro

A criação da Supersaberes, aprovada no Conselho Universitário da UFRJ em maio de 2022, é resultado de uma percepção da necessidade de integrar ensino, pesquisa e extensão. Além disso, há a expectativa de estabelecer redes estaduais e nacionais de saberes tradicionais entre universidades e entidades governamentais.

5. Principais pontos tangenciados pela Minuta em Construção

A minuta apresentada destaca-se por sua proposta de inclusão e valorização dos saberes tradicionais na estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Aqui estão os principais tópicos tangenciados:

  1. Introdução e Propósito:
    • Estabelecimento da Superintendência de Saberes Tradicionais no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.
    • A minuta propõe diretrizes básicas para a inclusão de saberes tradicionais, culturas populares e de mestres e mestras tradicionais no âmbito da UFRJ.
  2. Diretrizes Gerais:
    • Priorização da inclusão dos saberes tradicionais em todas as esferas da UFRJ.
    • Promoção de ações afirmativas voltadas para diversos grupos de indivíduos pertencentes a Povos tradicionais e originários.
    • Estímulo à integração da UFRJ com setores da sociedade civil, visando a formulação de políticas públicas para preservação de memória e difusão dos saberes tradicionais.
    • A Superintendência de Saberes Tradicionais deve atuar como órgão consultivo em temas relacionados à inclusão destes saberes.
  3. Diretrizes para o Ensino:
    • Inclusão dos saberes tradicionais nos currículos de graduação e pós-graduação.
    • Estímulo à criação de disciplinas, articulação com entidades educacionais, mapeamento de experiências existentes e promoção de ações que viabilizem a inserção desses saberes nos currículos universitários.
    • Reconhecimento de línguas indígenas e de origem africana nos processos seletivos de pós-graduação.
  4. Diretrizes para a Pesquisa:
    • Estabelecimento de práticas baseadas na “reparação epistêmica”, promovendo um conhecimento diversificado.
    • Promoção de cursos, seminários e formações relacionadas aos saberes tradicionais.
    • Integração e colaboração com comunidades de saberes tradicionais na pesquisa acadêmica.
    • Fomento de meios para reconhecimento, registro e remuneração dos contribuidores tradicionais.
  5. Diretrizes para a Extensão:
    • Garantia de participação dos Povos e Comunidades Tradicionais em programas, projetos e eventos de extensão.
    • Promoção de formações sobre saberes tradicionais.
    • Capacitação de bancas avaliadoras e estabelecimento de diretrizes para o reconhecimento do notório saber dos povos tradicionais.

A minuta que está sendo construída representa um importante passo para a valorização, respeito e integração dos saberes tradicionais na academia, evidenciando a necessidade de reconhecer e incorporar a riqueza cultural e epistemológica destes grupos.

Conclusão

A jornada da UFRJ em prol da integração e valorização dos saberes tradicionais é um fundamento que norteia sua dedicação à diversidade, inclusão e excelência acadêmica. A Supersaberes/FCC/UFRJ, assim como o CM UFRJ-Macaé acredita, não apenas reconhece, mas também posiciona o conhecimento tradicional no coração do processo acadêmico. Em tempos de rápida mudança e globalização, iniciativas como essa reafirmam o valor inestimável de nossas raízes e tradições.