Discentes do Curso de Medicina do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé tiveram seus trabalhos premiados no XIII Congresso da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (SOMERJ) realizado em Macaé (RJ), entre os dias 15 e 17 de junho de 2023. Importante ressaltar que este foi o 1º congresso médico realizado na região Norte Fluminense.
A aluna Bianca de Souza Silva (6º período), bolsista de Iniciação Tecnológica da FAPERJ, apresentou o trabalho “Proteína do nucleocapsídeo (N) recombinante para desenvolvimentos de testes rápido e molecular ultrassensíveis para COVID-19” sendo agraciada com o primeiro lugar. A aluna Alice Ramos dos Santos (3º período) conquistou o segundo lugar com o trabalho “A importância do exercício físico no tratamento da ansiedade e depressão” e a discente agraciada com o terceiro lugar foi Wanessa Lorena Pereira Damasceno (4º período) que apresentou o trabalho “Proteína S (Spike) recombinante para desenvolvimento de testes rápidos e molecular ultrassensíveis para Covid-19”.
Bianca e Wanessa são orientadas pelo Prof. Marco Antonio Lopes Cruz (Laboratório de Biotecnologia Vegetal do NUPEM-UFRJ) e Alice é orientada pelo Prof. Carlos Humberto Andrade Moraes (Instituto de Ciências Médicas do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé). Também são colaboradores nos trabalhos premiados o Prof. Irnak Marcelo Barbosa (Decano do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé), a Profª. Izabela Silva dos Santos (Laboratório de Biotecnologia Vegetal do NUPEM-UFRJ) e a discente Thaís Dias Costa Almeida (Bacharelado em Ciências Biológicas UFRJ-Macaé e bolsista de Iniciação Tecnológica da FAPERJ).
Vale ressaltar que os trabalhos são apoiados pelas parcerias com a Bio-Manguinhos representados pelo Laboratório de Tecnologia Diagnóstica (LATED/Bio-Manguinhos/FIOCRUZ) do Dr. Antonio Gomes Pinto Ferreira, Dr. Edimilson Domingos da Silva e Drª Christiane de Fátima Silva Marques (LATED/Bio-Manguinhos/Fiocruz) e da Drª Gabriela Santos Esteves (LATER/Bio-Manguinhos/Fiocruz). Essa parceria se dá no âmbito do “Acordo de Cooperação Tecnológica entre a UFRJ e a FIOCRUZ objetivando a incorporação de conhecimentos técnicos sobre a expressão de antígenos recombinantes de SARS-CoV-2” celebrado entre a UFRJ (campus-Macaé) e a FIOCRUZ (Bio-Manguinhos). Destacamos ainda, que o trabalho conta com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Créditos do Texto: Marco Antonio Lopes Cruz e Irnak Marcelo Barbosa.