Vem aí a exposição Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática.

Como a mudança do clima afeta, hoje e no futuro, o entorno da Baía de Guanabara, verdadeiro cartão postal do Rio de Janeiro? Qual é o papel de universidades como a UFRJ e da sociedade em geral? Como podemos nos engajar para o enfrentamento desse fenômeno? Essas questões integram a exposição Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática.

Realizada pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, órgão responsável pela política cultural e de divulgação científica da Universidade e com
curadoria de Leonardo Menezes, ex-diretor de Conhecimento e Criação do Museu do Amanhã, a exposição estará em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ, de 21 de março a 14 de maio de 2023. Futuros da Baía de Guanabara é destinada a públicos de todas as faixas etárias e a
entrada é gratuita.

Toda a comunidade acadêmica da UFRJ é convidada a participar e refletir sobre o impacto das mudanças climáticas sobre a Baía e conhecer um pouco mais a complexidade ambiental e social dessa região tão importante para nosso estado.

Como posso participar?

A visita à exposição é livre, mas também é possível fazer agendamento prévio e realizar visitas guiadas, que duram cerca de 1h30. Os públicos prioritários do agendamento são grupos escolares, grupos de estudantes universitários e ainda grupos organizados da sociedade civil.

No caso de grupos universitários, professores podem levar suas turmas ou alunos de extensão e promover debates e rodas de conversa. A visita desses estudantes à exposição pretende também contribuir para a formação dos mesmos. O debate sobre mudanças climáticas tem girado em torno das mais diversas áreas do conhecimento e a exposição colabora para que esse tema esteja presente no processo de formação de pesquisadores e profissionais engajados com soluções coletivas.

Quer nos ajudar a construir a programação paralela?

Futuros da Baía de Guanabara contará com atividades paralelas à exposição, como oficinas, debates, minicursos e rodas de conversa. Você pode propor atividades que estejam ligadas à temática. Para isso, basta enviar sua proposta para o e-mail futurosdabaia@forum.ufrj.br e nossa equipe de produção entrará em contato para viabilizar sua realização.

Acesse aqui a apresentação do evento.

Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática.
De 21 de março a 14 de maio de 2023
Visitação: Terça a sábado – 9h a 20h Domingos e feriados – 10h a 16h
Local: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ
Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ.
Entrada gratuita.

Fonte, créditos e foto: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ