A tarde da última terça-feira, 13 de agosto, foi marcada por um evento especial na UFRJ-Macaé, onde as novas alunas e alunos foram calorosamente recebidos. A professora Samantha Martins, Coordenadora Geral de Graduação do Centro Multidisciplinar da UFRJ-Macaé, deu início à recepção com uma fala que evidenciou todo o carinho e cuidado dedicados aos estudantes, ressaltando a importância do acolhimento nesta nova etapa acadêmica.
Em seguida, a professora Uliana Pontes, do Instituto de Ciências Médicas, conduziu a aula inaugural do semestre 2024-2, abordando o tema “Inclusão, diversidade e representatividade nos corpos plurais da universidade”. Em sua fala, ela enfatizou a empatia como uma ferramenta essencial para promover a inclusão, convidando todos a refletirem sobre a importância de um ambiente universitário mais diverso e acolhedor.
A professora Cherrine Pires, presidente da Comissão Permanente Acessível e Inclusiva do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé (CPAI/UFRJ-Macaé) @cpaiufrj, apresentou a comissão e destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido para garantir a acessibilidade e a inclusão no Campus.
A professora Carla Santa Cruz, também do Instituto de Ciências Médicas, apresentou os atores Vanessa Bruna (@incluirpelaarte) e Victor Meirelles (@victormeirellesator), que em uma apresentação teatral muito divertida e envolvente, desenvolveram o tema “Teatro como Ferramenta de Sensibilização na Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual”, oferecendo uma perspectiva criativa e impactante sobre a inclusão de pessoas com deficiência.
O evento foi um marco no início do semestre, ressaltando a importância da inclusão, diversidade e empatia no ambiente universitário e para a vida em sociedade.