INOVA UFRJ-Macaé marca presença em evento da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.

No dia 21 de setembro a Dra. Cristiane Pires T. Pacheco, da equipe do INOVA UFRJ-Macaé, e o professor Dr. Anselmo Pestana, professor e substituto eventual da direção do Instituto Politécnico do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, participaram do evento da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, realizado na sede da OAB de Campos dos Goytacazes. Estiveram presentes representantes da Defesa Civil das prefeituras do Norte, Noroeste e Baixadas Litorâneas do Estado do Rio de Janeiro.

Na ocasião, o INOVA UFRJ-Macaé foi apresentado pela Dra. Cristiane que destacou o trabalho de assessoria às instituições e empresas para formalização de Convênios de Estágios, de Cooperação Técnica Científica e Acordos de Prestação de Serviços em projetos de Inovação com os pesquisadores e estudantes do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.

O professor Dr. Anselmo apresentou o projeto de pesquisa sob sua coordenação: “Desenvolvimento de Aplicações de Automação em telemetria, Incluindo Tecnologias de IoT (Internet das Coisas)”. Os objetivos do projeto são: inserir estudantes e profissionais interessados no desenvolvimento de softwares e na instalação de equipamentos de telemetria, para acompanhamento dos indicadores de sustentabilidade e prevenção de desastres naturais contribuindo com o alcance das metas da Agenda 2030; fomentar ações no âmbito do Ecossistema de Inovação estabelecido em Macaé; apoiar a elaboração de projetos com potencial de geração de negócios de base Tecnológica; e aprimorar as estações meteorológicas, tanto seu hardware quanto seu software, o qual será modelado para atendimento das necessidades do Município de Macaé. Ainda como objetivo será realizado análise dos dados coletados, adequação ou redimensionamento dos modelos de acordo com as necessidades da Secretaria de Defesa Civil.

Os demais membros da pesquisa, os estudantes Matheus Soares e Júlia Figueredo do Instituto Politécnico CM UFRJ-Macaé fizeram demostrações do protótipo e o diretor e técnico da TIC UFRJ-Macaé Adriano Neves e Adriano Gonçalves mostraram o software em desenvolvimento para monitoramento e análise dos dados colhidos através das estações meteorológicas.

A participação no evento possibilitou o contato com os representantes das prefeituras e o convite para novas apresentações de projetos de extensão e pesquisa, inclusive em outras áreas de formação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, colaborando para estreitar laços entre a Universidade e Sociedade para busca de soluções dos problemas das cidades.

Créditos texto e fotos: Dra. Cristiane Pires T. Pacheco