CENTRO MULTIDISCIPLINAR UFRJ – MACAÉ

Coordenador: Professor Willian Jonis Andrioli

Possui graduação em Farmácia (2004) e Habilitação em Indústria (2005) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cursou Mestrado em Ciências Farmacêuticas (2008) e Doutorado em Ciências (2012) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo, com período de Estágio Sanduíche em The University of Mississippi (National Center of Natural Products Research), Oxford, MS, Estados Unidos (2009). Atuou como docente do curso de Farmácia da UNIRP – Centro Universitário de São José do Rio Preto – SP. Desde 2013 é docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé. Tem experiência nas áreas de produtos naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia, farmacognosia e química de microorganismos. >> Currículo Lattes

Corrdenador Substituto: Professor Daniel Karl Resende

Graduação em Farmácia – habilitação farmacêutico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), graduação em farmácia – habilitação farmacêutico industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Ciência e tecnologia de polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), doutorado em Ciência e tecnologia de polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e aperfeiçoamento em Gerenciamento de Projetos pela FGV (2016). Graduação de Tecnologia em Gestão financeira (2020). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de tecnologia industrial farmacêutica, nanotecnologia, regulação de medicamentos e assessoria financeira. Atua nas áreas de nanotecnologia e desenvolvimento galênico. >> Currículo Lattes

Apoio Administrativo da Coordenação:

Elza Helena Alves

Contato Acadêmico:

Perfil do Profissional:

O Farmacêutico pela sua importância e influência que exerce na sociedade deve possuir uma formação não apenas técnica, mas também humanista, para que possa exercer de fato sua cidadania, respeitando os princípios éticos, políticos e sociais inerentes ao exercício profissional.

O Farmacêutico egresso estará, portanto, dotado de conhecimentos necessários ao exercício de atribuições profissionais das quais destacam-se:

  • Pesquisa, desenvolvimento, avaliação farmacológica e toxicológica, manipulação, produção, armazenamento e, controle e garantia de qualidade de gêneros farmacêuticos, tais como: insumos e fármacos (sintéticos, recombinantes, naturais, biotecnológicos e demais), formas farmacêuticas, cosméticos e cosmecêuticos, saneantes e domissaneantes e correlatos, nutracêuticos e alimentos de uso integral, enteral e parenteral, de produtos farmacêuticos e tecnologias aplicadas à área da saúde, dentre outros;
  • Desenvolvimento, validação e execução de emissão de laudos de metodologias e técnicas analíticas, voltadas ao controle e garantia de qualidade de produtos e serviços farmacêuticos no laboratório de análises clínicas ou toxicológicas; no controle, produção e análise de insumos farmacêuticos, fármacos, medicamentos, alimentos e nutracêuticos, alimentos de uso enteral e parenteral e suplementos alimentares, cosméticos e cosmecêuticos, saneantes e domissaneantes e correlatos; na vigilância sanitária; na assistência farmacêutica, dentre outros;
  • Como parte integrante e essencial de equipe multidisciplinar de saúde, com formação generalista permitindo uma ampla visão da assistência farmacêutica, atuando em diferentes níveis de atenção à saúde individual e coletiva, no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, como também, no planejamento, administração e gestão de serviços e setores de atuação farmacêuticos, vigilância sanitária dentre outros.

O aluno deve sentir-se um estudante-profissional de Farmácia desde o início do curso de forma a estar motivado para a aprendizagem da profissão. Ao longo do curso ele estará envolvido em atividades de estágios, nas diversas áreas de sua formação, que evidencie o aprendizado na prática profissional, sendo estimulado a aprender a aprender e não simplesmente receber o conhecimento sem críticas.

A participação em programas de iniciação científica, atividades em laboratórios, programas de monitoria e aulas práticas, associada aos estágios supervisionados obrigatórios na área de Ciências Farmacêuticas: fármacos, medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas, e controle, produção e análise de alimentos constituem fatores que favorecem o alcance do perfil desejado para o egresso, habilitando-o à prática Farmacêutica.

A formação do profissional de enfermagem exige que se atribua a devida importância à saúde e ao bem-estar dos indivíduos e coletividades e requer o desenvolvimento de competências e habilidades ao profissional enfermeiro na sociedade brasileira.

INSTITUTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

O Farmacêutico é o profissional da saúde que trabalha com o fármaco-medicamento e as análises clínicas, toxicológicas e de alimentos nos aspectos social, científico e tecnológico. O egresso do curso de Farmácia do Campus UFRJ-Macaé deverá ser capaz de exercer as competências e habilidades específicas, detalhadas nas Diretrizes Curriculares do MEC, o que lhe propiciará um enorme leque de funções e oportunidades estendendo a inúmeros postos de trabalho públicos ou privados.

  • Duração do curso:10 períodos / 5 anos
  • Turno de funcionamento: Tarde e noite
  • Oferta anual de vagas: 100 vagas (50 por semestre letivo)
  • Modalidade: Presencial
  • Critérios de seleção dos alunos: vagas ofertadas pelo ENEM (Sistema de Seleção Unificada do MEC)

Grade Curricular:

Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA):

Comissões:

Docentes:

Referências Elogiosos: