No dia 17 de Março de 2022, o Coordenador de Pesquisa, desenvolvimento e Pós-Graduação do Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé, Professor Moisés Marinho, foi recebido cordialmente pela Comissão de Educação, Saúde, Assistência e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Casemiro de Abreu.

Durante o evento, foi realizada a apresentação do projeto Centro de Acolhimento e Reabilitação Pós Covid de Macaé-RJ, através do presidente da Divisão de Reabilitação de Macaé, o Dr. Nichollas Augusto, em um ato de integração e compartilhamento de projetos. Estavam presentes o Prefeito de Casemiro de Abreu, Ramon Gidalte, a Vereadora Maria de Fátima Pereira, Presidente da Comissão, o Secretário de Saúde, Ronaldo Steele, e diversos membros da atual Gestão Municipal. Também foi compartilhada minuta de projeto para implantação de ação semelhante a realizada em Macaé, por Casemiro de Abreu.

O Professor Moisés Marinho apresentou-se em sequência ao Dr. Nichollas, dissertando sobre a importância de se considerar a academia e a ciência no processo de Gestão Pública. Deu exemplo do Instituto NUPEM, que integra o Centro de Ciências da Saúde no Campus Fundão no Rio de Janeiro, com 25 anos de experiência em pesquisas desenvolvidas na cidade de Macaé, apresentando grande sinergia com a Prefeitura, sendo referência no contexto de atendimento dentro do quadro de pandemia. A parceria do Instituto NUPEM com a prefeitura de Macaé demonstra que destinar insumos e apoio financeiro para realização de Pesquisa retornam sempre em apoio a sociedade. Especialmente em tempos de crise, todos acabam ganhando: a Universidade, com o conhecimento científico, os Municípios, com o apoio e desenvolvimento, e a população, com o aumento dos índices de qualidade social.

Quanto ao Centro de Acolhimento e Reabilitação Pós Covid, o Professor Moisés Marinho afirmou: “É uma tecnologia social que se capilariza dentro da rede de saúde sem gerar despesas adicionais, utilizando da própria rede para expandir serviços e abrindo possibilidades para o desenvolvimento de pesquisas científicas de alta relevância para a sociedade”. Ainda sobre a importância da ciência na vida do Município, observou o Professor Moisés: “Enfrentar a pandemia mostrou a necessidade do diálogo entre cientistas e governantes. Político consegue fazer política sem ciência, cientista consegue fazer ciência sem política, mas se nós fizermos ciência e política juntos, faremos muito melhor.”, completou o Docente.

O coordenador ainda agradeceu a possibilidade de escuta aos gestores, criando a chance de integração do Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé com os Municípios, levando a integração e o potencial da UFRJ às pessoas de diferentes municípios na região da Baixada Litorânea e Norte Fluminense, fortalecendo parcerias institucionais e abrindo campo de pesquisa e colaborações com nossa Instituição. “Basta apenas disposição dos gestores de investir em desenvolvimento científico, dando como contrapartidas estrutura logística e operacional para se desenvolver projetos de pesquisa em suas cidades, Implantar projetos de desenvolvimento científico e tecnológico nas cidades no entorno do Centro Multidisciplinar da UFRJ-Macaé, equivale a investir em qualidade de vida das populações dessas regiões. As pessoas que vivem aqui são nosso objetivo, são aqueles que nos mantém enquanto servidores públicos. Não basta apenas sonhar, mas precisamos a partir dos sonhos planejar, executar e celebrar.”, completou o Coordenador de Pesquisa. Por fim, trouxe ao debate a proposta de se criar um consórcio ou fórum regional de desenvolvimento científico e tecnológico envolvendo as cidades das duas regiões, as possibilidades de investimento financeiro em pesquisa científica e desenvolvimento, promovendo trocas Intermunicipais de conhecimento e pesquisas, fortalecendo o desejo de construir a rede de conexão em pesquisa e desenvolvimento científico no Norte Fluminense e Baixada Litorânea do Estado do Rio de Janeiro.

(Texto por: Comunicação CM UFRJ – Macaé em conjunto com Coordenação de Pesquisa UFRJ – Macaé)

(Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Casemiro de Abreu)