CM UFRJ-MACAÉ Instala Trocadores de Fralda Recebidos da Reitoria

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) deu um passo importante no fortalecimento da parentalidade e equidade de gênero com a instalação de trocadores de fralda retráteis em suas unidades. Este projeto foi elaborado por membros do Grupo de Trabalho de Parentalidade e Equidade de Gênero (GTPEG) em conjunto com colaboradores externos. A iniciativa recebeu apoio de seis unidades da UFRJ.

O objetivo principal do projeto é promover a inclusão social e maior acolhimento de mães e pais no ambiente acadêmico, adaptando os espaços existentes para torná-los mais funcionais para aqueles que precisam levar seus filhos à universidade. Como parte desta iniciativa, 80 trocadores de fralda foram adquiridos e distribuídos em várias unidades da UFRJ.

A aquisição dos trocadores foi realizada em fevereiro de 2022, por meio de licitação conduzida pela Coordenação do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, com a participação da Coordenação do GTPEG, vinculado à reitoria da UFRJ.

Em março de 2023, quatro unidades de trocadores foram entregues ao Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé. Dois trocadores foram instalados na Cidade Universitária de Macaé, um no banheiro feminino do bloco B e um no banheiro masculino do bloco C, ambos no andar térreo. As duas unidades restantes foram instaladas no banheiro feminino no Polo Ajuda e no banheiro feminino do Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT). A instalação de trocadores de fralda também em banheiros masculinos é uma iniciativa fundamental de suporte e um incentivo ao exercício da paternidade no meio acadêmico.

As informações foram obtidas do processo SEI 23079.238696/2021-70 e do Projeto “Universidade Federal do Rio de Janeiro inclusiva: criação de espaços e ambiências universitárias em prol do fortalecimento da parentalidade e equidade de gênero”, produzido pelo GT de Parentalidade e Equidade de Gênero.