Testagem gratuita para diagnóstico de SARS-CoV-2 no Polo Universitário e no NUPEM/UFRJ

O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – NUPEM/UFRJ em parceria com a Prefeitura Municipal de Macaé realizará uma busca ativa em população com sintomas gripais para assegurar o monitoramento das variantes de SARS-CoV-2 circulantes no município de Macaé.

O NUPEM/UFRJ, no período mais crítico da pandemia em Macaé, realizou mais de 15.000 diagnósticos moleculares, identificando algumas variantes circulantes de SARS-CoV-2 desde setembro de 2021, bem como o monitoramento da eficácia da vacinação e as pesquisas sobre as sequelas neurológicas da COVID-19. Esta ação do diagnóstico de SARS-CoV-2 realizado pelo Instituto possibilitou colocar o município e Macaé em destaque no cenário nacional entre os municípios brasileiros que enfrentou a pandemia com mais sucesso, ou seja, colocou o município de Macaé entre os municípios com as menores taxas de óbitos do Brasil.

A ação de vigilância genômica se dará através da montagem de um posto de diagnóstico para SARS-CoV-2 utilizando testes de antígenos e ocorrerá no NUPEM/UFRJ, no dia 30 de agosto, e no pátio do bloco A da cidade universitária, nos dias 31 de agosto e 01 de setembro das 16:00 às 20:00h. Os participantes receberão laudo técnico do referido diagnóstico.

FONTE: NUPEM/UFRJ
ARTE: @cintiamonteirodebarros