Evento “Maternidade & Ciência” reforçou a urgência da construção de uma cultura acadêmica inclusiva para as mães.

Na tarde do dia 28/08/2023, no auditório do Bloco D da Cidade Universitária (Av. Aluizio da Silva Gomes, 50 – Granja dos Cavaleiros, Macaé), aconteceu o evento “Maternidade & Ciência”. Esta foi uma iniciativa de conscientização e um convite para a transformação das culturas acadêmicas em ambientes verdadeiramente inclusivos. Visto que a discriminação e o assédio contra mães são questões que precisam ser abordadas com urgência, pois nenhuma pessoa deveria sentir-se limitada ou desencorajada em sua jornada acadêmica devido à maternidade.

Estiveram presentes ao evento discentes e servidoras(es) de diversos cursos de graduação e pós-graduação, representantes das Comissões de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAAs) e coordenações dos Programas de Pós-Graduação do Campus UFRJ-Macaé; direções dos Institutos de Alimentação e Nutrição, Ciências Farmacêuticas, Ciências Médicas e Politécnico do CM UFRJ-Macaé; representantes da coordenação de Extensão, da Secretaria Acadêmica, da PR-7 e a Coordenadora Geral de Graduação do CM UFRJ-Macaé, além da Secretária Adjunta de Ensino Superior do município de Macaé.

A substituta eventual da Decania, Profª. Samantha Monteiro Martins, fez a abertura do evento, reforçando a importância da temática e a necessidade de trazer esta pauta extremamente atual para ser discutida pelo corpo social do CM UFRJ-Macaé. A coordenadora do Germinar, Profª. Taís Fontoura de Almeida, realizou a apresentação da Drª. Fernanda Stanisçuaski, ressaltando os prêmios mais recentes recebidos por ela, o Nature Research Awards for Inspiring Women in Science (2021) e o prêmio Falling Walls Science Breakthrough of The Year, na categoria de Gestão da Ciência e Inovação (2023).

Na palestra “Carreira de docentes mães na universidade”, Drª. Fernanda Stanisçuaski apresentou o movimento Parent in Science (PiS), sua estrutura organizacional e objetivos. Em seguida, demonstrou algumas mudanças concretas que ocorreram no cenário científico brasileiro após ações desenvolvidas pelo PiS, como a inserção da licença-maternidade no currículo Lattes e a inclusão de uma “cláusula de maternidade” (um período maior de análise ou um fator de correção para equalizar a avaliação da produtividade das mães) nas diretrizes para análise de CV em pedidos de bolsas/financiamento por agências de financiamento e em processos seletivos, contratações e progressões de algumas universidades brasileiras. Ao final, salientou diversas medidas que as instituições podem adotar para apoiar as mães na ciência.

No segundo momento da tarde, Drª. Fernanda Stanisçuaski abriu a discussão sobre o apoio indispensável e urgente por parte das instituições de ensino superior às mães estudantes. Foram propostas alternativas a curto, médio e longo prazo para que este apoio seja oferecido e houve grande interesse e participação do público presente, inclusive com relatos de casos reais e atuais do corpo social do CM UFRJ-Macaé.

O evento “Maternidade & Ciência” foi organizado pelo Grupo Germinar (grupo de Estudos em Reprodução e Nascimento – @germinar.ufrj) como uma ação de desenvolvimento profissional apoiada pela Comissão Permanente de Desenvolvimento em Docência Universitária do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé (CM UFRJ-Macaé). Com certificação realizada pela DVDE/PR-4.

Para informações adicionais, acesse aqui o “Guia de Estratégias para combate à discriminação e ao assédio contra mães na academia”.

Contato do Germinar: germinar.ufrj@gmail.com

Site do Parent in Science: https://www.parentinscience.com/