Curso de Extensão Universitária em Inovação e Transição Energética.

O Departamento de Engenharia de Produção do Instituto Politécnico (Ipoli) do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé estará promovendo entre o período de 08-14 de fevereiro, o I Curso de Extensão em Inovação e Transição Energética.

O curso de extensão universitária em Inovação e Transição Energética é uma iniciativa de alta relevância, para sociedade e também para a academia. O curso permite ampliar as possibilidades de pesquisas, estudos e projetos, acerca da temática de energia e a inovação, bem como, conectar os diferentes stakeholders da Capital Nacional da Energia – Macaé.

Pretende-se despertar no mercado regional, uma visão mais ampla acerca das oportunidades de negócios no setor de energia, fomentar o debate acerca da crise climática e contribuir para que novas iniciativas voltadas para agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sejam desenvolvidas. Os participantes serão imersos em conteúdos estratégicos no que tange a energia e a inovação, adicionalmente, conhecerão cases de sucesso que estão contribuindo para mudanças organizacionais, ambientais e sociais.

Por fim, vale ressaltar que o curso conta com um pioneirismo, uma vez que as discussões regionais giram em torno do setor petrolífero, desconsiderando a amplitude do setor energético, portanto, contribuirá diretamente para o desenvolvimento de competências dos atores sociais, empreendedores, executivos, pesquisadores e demais participantes interessados no assunto.

Essa ação tem como público alvo empreendedores, profissionais que estão em função de gestão (independente da sua formação profissional) e alunos egressos de curso superior interessados nesta área do conhecimento.

Entre os tópicos do conteúdo programático estão: Mudança climática, ODS, ESG, energias renováveis, papel da inovação no que tange nossa matriz energética, entre outros.

O curso será divido em seis módulos, sendo eles:

Módulo 1 – Mudanças Climáticas: O que são mudanças climáticas, causa e consequências, como a crise climática afeta nossas vidas e possíveis Soluções. Precificação do carbono.

Módulo 2 – Cultura de Inovação: Cultura organizacional, cultura de inovação, cultura de inovação para transição energética.

Módulo 3 – Implementação ODS e ESG: o termo ESG, objetivos de desenvolvimento sustentável e metas agenda 2030 da ONU, agenda ESG na visão das empresas.

Módulo 4 – Transição energética e cenário brasileiro: indústria do petróleo e os novos cenários energéticos para o brasil.

Módulo 5 – Energias do futuro: energia eólica e outras energias renováveis (eólica, bioenergia, solar).

Módulo 6 – O papel da tecnologia e inovação na transição energética.

As atividades serão coordenadas pelo Professor Dr. Thiago Gomes de Lima e Profa. Ms. Paloma Silva. Trata-se de um curso gratuito, com carga horária de 60 horas e serão oferecidas 40 vagas.

As aulas serão ministradas no turno da noite, das 18h30 às 22h30. Os interessados deverão se inscrever para o processo seletivo entre 01 a 04 de fevereiro – 2023, através do link:

Fonte: NEGEP UFRJ Macaé – Núcleo de Estudo de Estudos em Gestão, Ergonomia e Projetos