O professor Roberto Medronho tomou posse como reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em uma cerimônia realizada no Ministério da Educação (MEC) no dia 7 de julho. A posse foi transmitida pelo Canal Educação. Medronho elogiou a gestão de Denise Pires de Carvalho, ex-reitora da UFRJ, que foi convidada para ser secretária de Educação Superior do MEC. Carlos Frederico Leão Rocha, vice-reitor da UFRJ, assumiu o cargo de reitor após a saída de Carvalho. O decano do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, Prof. Irnak Marcelo Barbosa prestigiou a solenidade, desejando votos de sucesso em sua gestão e levando o abraço de todo o corpo social do CM UFRJ-Macaé.
Abaixo você pode conferir o vídeo de pose na íntegra:
Em seu discurso, Medronho expressou engajamento e vontade de contribuir para o país, mencionando o compromisso de ajudar o presidente Lula na reconstrução da nação. Ele ressaltou que cada centavo investido na UFRJ retornará de forma exponencial em benefícios para a sociedade.
Medronho também destacou os avanços da universidade em relação à inclusão étnica, mencionando a presença de estudantes negros em cursos como Medicina e a disposição da UFRJ em aprofundar essas iniciativas.
O novo reitor reforçou o posicionamento da UFRJ em defesa da democracia, da autonomia universitária e contra todas as formas de opressão. Ele declarou estar ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, do presidente Lula e de todos que prezam pela democracia e pelo progresso do país.
Durante a solenidade, Denise, Camilo Santana e Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, desejaram sucesso ao professor Medronho em sua gestão como reitor da UFRJ.
Além do professor Roberto Medronho como reitor da UFRJ, outros reitores também tomaram posse em suas respectivas universidades nesta última sexta-feira. Silvério de Paiva Freitas Júnior assumiu como reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Marinalva Vieira Barbosa assumiu como reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e José da Costa Filho assumiu como reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).