FONTE: UFRJ. DADOS ATUALIZADOS ÀS 18H26 DE 28/4/2023
A chapa 10, liderada por Roberto Medronho e Cássia Turci, ganhou a eleição da nova Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro com 29,4% dos votos. Eles vão assumir os cargos de reitor e vice-reitora, respectivamente, de julho de 2023 a julho de 2027. A apuração dos votos começou na sexta-feira, 28 de abril, no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE).
O resultado é irreversível matematicamente, pois leva em conta os votos das 96 urnas eletrônicas e do sistema de votação eletrônico UFRJ E-voting System.
De acordo com Medronho, suas principais metas de gestão incluem a melhoria da assistência estudantil, aprimoramento da infraestrutura e reforma da graduação.
“A primeira prioridade é a assistência estudantil, combate incessante à evasão e retenção, porque, inclusive, ela é maior nos setores mais vulneráveis. Segunda é a infraestrutura: precisamos dar dignidade aos nossos servidores, técnicos-administrativos e docentes, e aos nossos alunos para melhorar as condições de trabalho. E terceira: nós precisamos ter uma reforma da nossa graduação porque não cabe mais hoje fazermos o que fazíamos desde o século passado”
Roberto Medronho
A chapa 20, encabeçada por Vantuil Pereira do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) e Katya Gualter da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), conquistou 18,5% dos votos na eleição.
Voto a voto
Números até 17h45 de 28/4:
Chapa 10 – UFRJ para Todos – 29,4%
Docentes: 2.073 votos (resultado da votação ponderada: 16,7)
Técnicos-administrativos: 2.381 (resultado da votação ponderada: 9,6)
Estudantes: 6.339 (resultado da votação ponderada: 3,06)
Chapa 20 – Redesenhando a UFRJ – 18,5%
Docentes: 794 votos (resultado da votação ponderada: 6,4)
Técnicos-administrativos: 1.937 (resultado da votação ponderada: 7,8)
Estudantes: 8.828 (resultado da votação ponderada: 4,2)
O pleito ocorreu entre os dias 25 e 27/4 em 44 seções eleitorais.
Foram registrados 75 votos em branco e 181 votos nulos registrados.
Assista à entrevista com Roberto Medronho:
Próxima etapa é a elaboração das listas tríplices
Em 12/5, o Colégio Eleitoral da UFRJ se reunirá para elaborar as listas tríplices para reitor e vice-reitor, seguindo a Lei 9.192/95. A vontade popular expressa na votação não possui vinculação formal com as decisões do colegiado, mas é levada em conta pela tradição democrática. O Colégio Eleitoral tem, pelo menos, 70% de docentes em sua composição e é formado pelos membros dos conselhos universitários, atendendo ao Estatuto da UFRJ e à autonomia universitária prevista na Constituição Federal.
- Como funciona a eleição para Reitoria da UFRJ
- Acompanhe o especial Eleições UFRJ 2023 e fique por dentro do processo de sucessão da Reitoria da maior universidade federal do país.