Cerimônia de posse dos primeiros diretores dos Institutos Especializados do CM UFRJ-Macaé marca mais um importante capítulo na consolidação da UFRJ em Macaé

No histórico dia 11 de setembro de 2024, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) celebrou um momento significativo em sua trajetória: a cerimônia de posse dos novos diretores dos seis institutos do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé (CM UFRJ-Macaé). Embora no exercício de suas funções há meses com portaria publicada, somente na quarta-feira dia 11 foi possível conciliar a agenda institucional para a realização da cerimônia simbólica de posse. O evento, ocorrido no auditório do CM UFRJ-Macaé e que reuniu autoridades acadêmicas, representantes do município e a comunidade universitária, foi um marco de compromisso com a educação e a ciência.

Após as boas-vindas do cerimonialista Marcelo Serrano a todos os presentes, a palavra foi passada ao Magnífico Reitor da UFRJ, Professor Roberto de Andrade Medronho, que declarou aberta a sessão solene. Em seguida, o Magnífico Reitor convidou os Diretores para a assinatura simbólica dos termos de posse.

Os novos diretores, ao tomarem posse, compartilharam suas visões e compromissos cuja tônica foi a colaboração, inovação, inclusão e compromisso com a excelência:

• Importância de assumir a gestão com senso de dever;
  • Reconhecimento da necessidade de estar em sintonia com inovações no campo científico;
  • Valorização da inclusão e diversidade como princípios fundamentais para o crescimento acadêmico e a formação humanizada e ética;
  • Relevância da pesquisa e extensão na formação de profissionais conscientes de suas responsabilidades sociais;
  • Reconhecimento da necessidade de enfrentar e superar obstáculos dentro das instituições;
  • Foco no impacto positivo dos institutos na sociedade, com uma gestão comprometida com sustentabilidade e progresso;
  • Compromisso com a constante evolução e inovação dentro dos institutos.

Um Futuro Promissor

O Decano do CM UFRJ-Macaé, Professor Irnak Marcelo Barbosa, relembrou a trajetória que levou à criação do centro e a importância de cada diretor na continuidade desse legado.

A Vice-Reitora da UFRJ, Professora Cássia Curan Turci, também se fez ouvir, ressaltando a relevância da presença feminina nas lideranças acadêmicas. Sua fala foi um tributo ao esforço coletivo que permitiu a consolidação dos institutos, refletindo a diversidade e a força das mulheres na academia.

Em sua fala, o Reitor destacou a importância da nova gestão e a responsabilidade que recai sobre os diretores em um momento de transformação e crescimento para a UFRJ-Macaé. Ele enfatizou a necessidade de um trabalho colaborativo e a importância de cada um dos institutos na construção de um futuro promissor.

A cerimônia de posse não foi apenas um rito formal, mas uma celebração do compromisso com a educação e a ciência. Os novos diretores, ao assumirem suas funções, trazem consigo a esperança de um futuro mais colaborativo e integrado, onde o CM UFRJ-Macaé se consolida como um espaço de excelência acadêmica e de transformação social.

Com a união de esforços e a dedicação de todos os envolvidos, o CM UFRJ-Macaé se prepara para novos desafios, sempre com o olhar voltado para a construção de um conhecimento que faça a diferença na vida das pessoas e na sociedade. A cerimônia de posse, portanto, marca o início de uma nova fase, repleta de possibilidades e de um compromisso renovado com a educação de qualidade.

A cerimônia de posse dos diretores do CM UFRJ-Macaé é um lembrete poderoso de que a educação é uma construção coletiva. Com a liderança comprometida e a participação ativa da comunidade, o CM UFRJ-Macaé está pronto para enfrentar os desafios do futuro e continuar a sua missão de formar cidadãos críticos e preparados para transformar o mundo.

Confira abaixo as fotos oficiais da cerimônia realizadas por Moisés Pimentel (SGCOM).