Instituto Politécnico
Os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção implantados no Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé objetivam formar engenheiros cuja qualificação (conhecimentos, habilidades e competências) os tornem aptos a atuar em diversos setores, seja no setor público, seja a serviço de empresas privadas ou como empreendedores de seus próprios negócios ou, ainda, em atividades de pesquisa e desenvolvimento científico-tecnológico.
Além disso, sua formação permitirá que identifiquem as implicações técnicas, tecnológicas, ambientais e sócio-culturais de seu fazer profissional para que as levem em consideração na tomada de decisões.
- Duração do curso:10 períodos / 5 anos
- Turno de funcionamento: Diurno – Manhã/Tarde
- Oferta anual de vagas: 120 vagas
- Modalidade: Presencial
- Critérios de seleção dos alunos: vagas ofertadas pelo ENEM (Sistema de Seleção Unificada do MEC)
Direção do Instituto

Diretor: Prof. Dr. Thiago Gomes de Lima
Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou o Doutorado Sanduíche no Departamento de Engenharia de Gestão da Technical University of Denmark (DTU) – Divisão de Inovação. Mestre em Engenharia de Produção (UCAM), MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (FGV), Esp. em Ergonomia e Projetos (COPPE – UFRJ), Esp. Ciência de Dados (ANHEMBI MORUMBI). É Neuropsicólogo pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Bacharel na área de Gestão e Negócios pela (UNIMEP) Bacharel em Turismo e em Psicologia (UNESA)
Professor Adjunto do Instituto Politécnico (IPoli) do Centro Multidisciplinar – UFRJ Macaé no Programa de Engenharia de Produção, no qual atuou enquanto coordenador de curso entre os anos de 2016-2019. Enquanto Coordenador atuou em importantes demandas como o reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação, Enade e Processos seletivos para docentes do quadro permanente.
Membro da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO). Membro do Grupo de Pesquisa Engineering Systems Design da DTU Management. Atualmente coordena o Núcleo de Estudos em Gestão, Ergonomia e Projetos (NEGEP-UFRJ), um laboratório dedicado as atividades de ensino, pesquisa e extensão, do IPoli.
Na graduação leciona as disciplinas de Engenharia do Trabalho, Psicologia do Trabalho, Projeto de Engenharia do Trabalho, Gestão Estratégica, Projeto de Engenharia Organizacional. No Programa de Mestrado PRODBIO (UFRJ) é professor colaborador e leciona a disciplina de Gestão Estratégica.
Na extensão coordena cursos na modalidade de Educação Executiva (Formação Continuada), sendo eles: Gestão Estratégica de Negócios; Economia Circular & Negócios Sustentáveis; Inovação & Transição Energética; Gestão em Ergonomia, Fatores Humanos e Segurança Operacional.
Professor conselheiro do Projeto Enactus Macaé, esta iniciativa é parte de uma rede internacional de colaboração voltada para o desenvolvimento do empreendedorismo social.
Na pesquisa atua principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Gestão; Engenharia do Trabalho; Desenvolvimento & Operação de Sistemas de Produtos e Serviços; Economia Circular & Negócios Sustentáveis; Inovação em Organizações & Lugares; e Projetos de Sistemas Participativos.
Organizador e coautor dos livros Organizações e Sociedade: Práticas e Pesquisas em Trabalho, Educação e Saúde – Volumes I e II.
Foi integrante da equipe avaliadora do Prêmio Nacional de Inovação – CNI (2016 -2019). Avaliador e Mentor (Agente de Inovação) do Programa Startup Rio (2021). Foi avaliador do Edital Petrobras/Sebrae (2021) – Conexões para Inovação.>> Currículo Lattes
Contatos
Direção Instituto Politécnico
direcao@ipoli.macae.ufrj.br
Cursos de Engenharia
Engenharia Núcleo Comum
basico@ipoli.macae.ufrj.br
Engenharia Mecânica
mecanica@ipoli.macae.ufrj.br
Engenharia Civil
civil@ipoli.macae.ufrj.br
Engenharia de Produção
producao@ipoli.macae.ufrj.br
Apoio Administrativo
Nathalia dos Anjos Souza
suporte.adm@ipoli.macae.ufrj.br
Perfil do Profissional de Engenharia
Com concepção inovadora, os cursos de graduação de Engenharia implantados pela UFRJ no Campus Macaé, sob orientação e responsabilidade da Escola Politécnica, foram escolhidos após um cuidadoso processo de análise das necessidades regionais e entendimentos com empresas, governo municipal e entidades locais representativas da sociedade civil.
A opção feita pelos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção permitiu criar uma estrutura flexível que admite composições curriculares variadas baseadas na combinação de segmentos disciplinares destes Cursos. O caráter inovador da proposição dos cursos apresenta-se sob suas vertentes principais:
- Conteúdos disciplinares que alarguem o horizonte intelectual e técnico-científico da formação do engenheiro e o faça considerar não apenas as consequências estritamente tecnológicas do seu fazer profissional;
- Segmentação disciplinar das estruturas curriculares dos cursos, permitindo a construção de distintas composições curriculares e conjuntos de competências e habilidades, baseada no interesse academicamente orientado do discente sob o ponto de vista do seu exercício profissional futuro.
Os cursos de Engenharia devem ter, entre seus objetivos, o de formar engenheiros com competências e habilidades relativamente a conteúdos e métodos que:
- Sejam suficientes para que possam identificar e delimitar, nos domínios de conhecimento de cada especialização, uma dada situação-problema, ou seja, um problema específico daquela “sua” engenharia; e sejam capazes de resolvê-lo;
- Sejam suficientemente amplos e inter articulados para que possam reconhecer, em domínios correlatos do conhecimento, de qual outra especialização técnico-científico, mesmo além da engenharia, a dada situação é também um problema específico;
Possam interagir com os respectivos especialistas; de forma mais geral, permita-os identificar quais são as implicações técnicas, tecnológicas, ambientais ou sócio-culturais mais amplas inerentes ao tratamento desta situação-problema.




