Na última quarta-feira, 08 de dezembro de 2021, no auditório do bloco B da Cidade Universitária, ocorreu a 4ª Sessão extraordinária do Conselho Deliberativo Provisório do CM UFRJ-Macaé. O evento contou com a presença da Reitora da UFRJ, Profª Denise Pires de Carvalho entre outras autoridades da universidade, docentes, técnicos-administrativos e discentes que prestigiaram o ato simbólico que marcou a entrega das propostas dos regimentos dos institutos do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.

Além da Reitora, compuseram a mesa o Decano do CM UFRJ-Macaé, Prof. Irnak Marcelo Barbosa, seu vice o Prof. Carlos Eduardo Lopes da Silva e como convidada, a Profª Elizabeth Accioly, ex-diretora do Campus UFRJ-Macaé. Abrindo a sessão, a Reitora enfatizou a relevância do ato e parabenizou os grupos de trabalho pela árdua tarefa. Ponderou sobre a importância da institucionalização da UFRJ em Macaé, afirmando que os seis novos institutos promoverão melhorias na organização acadêmico-administraiva do recém-criado Centro. O Decano do CM UFRJ-Macaé agradeceu a presença de todos os presentes e enfatizou o sentimento de “dever cumprido”, parabenizando todos os integrantes dos GTs pela realização do trabalho de elaboração dos regimentos com agilidade, eficiência e comprometimento.

Após os discursos seguiram as apresentações:

. A proposta de regimento do Instituto de Ciências Farmacênticas do CM UFRJ-Macaé foi introduzida pela Profª Ana Luisa Palhares de Miranda da Faculdade de Farmácia de UFRJ e apresentada pelo coordenador do curso de farmácia do CM UFRJ-Macaé, Prof. Willian Jonis Andrioli;

. A proposta de regimento do Instituto Multidisciplinar de Química do CM UFRJ-Macaé foi entregue à Reitora pelo coordenador do curso de licenciatura em química do CM UFRJ-Macaé, Prof. Leonardo Moreira e apresentada pela Profª. Juliana Milanez;

. A proposta de regimento do Instituto de Enfermagem do CM UFRJ-Macaé foi introduzida pela Profª Márcia de Assunção, da Escola de Enfermagem Anna Nery e apresentada pela vice-coordenadora do curso de enfermagem do CM UFRJ-Macaé, Profª Inês Leoneza;

. A proposta de regimento do Instituto Politécnico do CM UFRJ-Macaé foi introduzida pelo Prof. Carl Horst Albrecht da Escola Politécnica da UFRJ e apresentada pelo Prof. Habib Salomon Dumet Montoya;

. A proposta de regimento do Instituto de Ciências Médicas do CM UFRJ-Macaé foi apresentada pelo coordenador do curso de medicina do CM UFRJ-Macaé, Prof. Luis Cláudio de Carvalho;

. A proposta de regimento do Instituto de Alimentação e Nutrição do CM UFRJ-Macaé foi introduzida pela Profª Elizabeth Accioly, ex-diretora do Campus UFRJ-Macaé e professora do Instituto de Nutrição Josué de Castro e apresentada pela professora Kelse Tibau Albuquerque.

As propostas serão encaminhadas ao Conselho Universitário da UFRJ (CONSUNI) para deliberação e caso sejam aprovadas entrarão em vigor como normas regimentais dos recém-criados institutos.