Na noite da última quarta-feira, 8 de dezembro, o auditório do Bloco B da Cidade Universitária recebeu a presença de representantes do poder público municipal e da UFRJ para o lançamento do livro “Startup Macaé – Estudos de casos e Inspirações”, promovido pelo CRIOS-UFRJ e seu coordenador, Prof. Carlos Eduardo Lopes da Silva, vice-decano do CM UFRJ-Macaé.

Na primeira parte do evento, ocorreu uma mesa redonda com a participação da Reitoria da UFRJ, Professora Denise Pires de Carvalho; do Prefeito de Macaé, Welberth Resende; do Coordenador Geral do SEBRAE-RJ, Guilherme Reche e do Decano do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, Prof. Irnak Marcelo Barbosa.

Participaram, também, os representantes das instituições que integram a Cidade Universitária de Macaé – UFF e Femass; da Direção do NUPEM e da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior do município.

A mesa redonda teve como principal objetivo apontar as principais políticas da universidade e da prefeitura de Macaé para promover a inovação e o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica, de acordo com o amadurecimento dos ecossistemas de inovação locais. Salientou-se a UFRJ como a universidade mais inovadora do Brasil, reconhecida internacionalmente por suas ações para a promoção do desenvolvimento tecnológico sustentável de nossa sociedade.

O ponto alto do evento foi o lançamento do livro “Startup Macaé – Estudos de casos e Inspirações” produto dos esforços somados à parceria da UFRJ, Prefeitura de Macaé, SEBRAE e diversos atores que, nos últimos anos permitiram o surgimento das Startups e são sucesso em seus mercados e referências em seus setores.

O livro mostra o crescimento das Startups e seu papel relevante para a inovação e o desenvolvimento de nossa região.