“Dois anos se passaram e é chegada a hora de darmos as boas-vindas a todos os estudantes do Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé. Não só aos ingressantes 2022.1, mas a todos os alunos que nunca estiveram presencialmente em nosso Centro por motivo da pandemia da COVID-19.

Portanto, o dia 11 de abril de 2022 será uma data para ser recordada por muitos anos, uma vez que marcará o reencontro presencial da comunidade acadêmica e a acolhida especial a estes alunos. Compreendemos que a recepção dos/das calouros e calouras é um período de interação dos/das estudantes e desses/dessas com o conjunto da Universidade.

Entendendo que esses espaços devem promover aos integrantes um momento enriquecedor, a Decania do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé e a Coordenação Geral de Graduação se posicionam a favor das recepções acolhedoras, que promovam a integração da Comunidade acadêmica e gestos de solidariedade. Estas recepções não devem reproduzir atos vexatórios e opressores de nenhuma espécie, tais como machismo, racismo, LGBTfobia e demais discriminações relativas a gênero, orientação sexual, credo religioso, raça, classe, etc; ou, ainda, qualquer ato de coação, que possa causar constrangimento, risco à saúde, violência ou degradação do espaço público. Desta forma, qualquer manifestação deste tipo será fortemente repudiada e sofrerá as sanções previstas.”

Fonte: Gabinete da Decania e Secretaria Geral de Graduação do Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé