Coordenador: Prof. Daniel de Augustinis Silva
Coordenador Substituto: Prof. Bruno Andrade Pinto Monteiro
Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES/UFRJ) com estágio doutoral sanduíche na Universidade de Aveiro (Ua/PT). Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde (NUTES/ UFRJ). Licenciado em Química (UFRJ) e em Física (UNIS). Técnico em Química. Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ). Professor do Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PROASD/NUPEM-UFRJ). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Linguagens no Ensino de Ciências (LINEC-UFRJ/Macaé). Pesquisador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASUR/UNIRIO). Pesquisador da Rede Internacional de Estudos Decoloniais na Educação Científica e Tecnológica (RIEDECT). Pesquisas no campo da produção discursiva no âmbito da Educação e Divulgação em Ciências, com ênfase nas temáticas de formação de professores, decolonialidade, direitos humanos, interculturalidade, educação ambiental e climática, espaços escolares, não escolares e virtuais de educação. Curriculo Lattes
Portarias do Coordenador e Coordenador Substituto
Apoio Administrativo da Coordenação:
Tatiane Guilherme Lourenço
E-mails:
- secretaria.graduacaoimq@gmail.com
- secretaria.graduacao@imq.macae.ufrj.br
Contato Acadêmico:
coordlicquimica@gmail.com
Tel. (22) 2141-4012
Perfil do Profissional:
Espera-se de um licenciado em Química formado pelo Campus UFRJ-Macaé, conhecimentos sólidos sobre as teorias e modelos explicativos da Química, capacidade de estabelecer as relações destes com os fenômenos de transformação da matéria considerando as características de seus futuros alunos. Igualmente, espera-se que tenha sido despertado para o processo de reflexão crítica e transformadora sobre a sua prática de sala de aula, que possua autonomia adequada para atingir os objetivos do ensino definidos pelas competências (Estado, Município e Escola) e também, capacidade de atualização permanente sobre os avanços científicos da Química e progressos na Educação em Química, aptos a atuarem como educadores e sujeitos da realidade da Educação Básica Brasileira.
O aluno é convidado, desde o primeiro período, a ter um envolvimento nas “atividades acadêmico-científico-culturais” (ACC) e na disciplina “Química na Escola”, distribuída pelos dez períodos do curso. Com a disciplina “Química na Escola”, o licenciando entra em contato com a escola do Ensino Básico desde o primeiro período do curso, atividade que é orientada de maneira integrada por professores do Instituto de Química e da Faculdade de Educação. Nos últimos períodos, por meio das disciplinas “Instrumentação para a Química do Cotidiano”, “Laboratório para a Produção e Avaliação de Materiais Didáticos para o Ensino de Química”, “Monitoria” e “Prática de Ensino” e da realização do Projeto Final de Curso, atividades desenvolvidas interdisciplinarmente, procura-se que o aluno adquira a capacidade de construir um conhecimento convergente e unificado entre as áreas de saber da Química e das demais áreas.
A matriz curricular do Curso está organizada em tópicos relacionados à pesquisa do Ensino de Química, à participação em Seminários, visitas externas a Escolas e Museus, à preparação de material e experimentos didáticos, dentre outros. O núcleo pedagógico oferece atividades orientadas na forma de atuação junto aos professores e estudantes do ensino médio, seja na regência de aulas, ou na forma de outras atividades de participação. Além disso, há oferta de uma formação abrangente em todas as áreas básicas da Química, Matemática e Física, conforme as Diretrizes Curriculares para o curso de Licenciatura em Química: “O licenciando em Química deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências em Química e de áreas afins na atuação profissional do conhecimento como educador na educação fundamental e médio”.
Matriz Curricular:
Grade Curricular:
INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DE QUÍMICA
A Universidade Federal do Rio de Janeiro é uma instituição pública que tem como compromisso o ensino, a pesquisa e a extensão de qualidade, direcionando suas ações para assegurar um atendimento educacional de qualidade, uma das condições essenciais para a construção de uma sociedade brasileira que busca garantir a igualdade de oportunidade a todos os cidadãos.
O Curso de Licenciatura em Química, oferecido no horário noturno, foi implantado no Campus UFRJ-Macaé em 2008. Sua concepção adotou uma matriz curricular convergente, similar ao curso de origem no Campus Rio de Janeiro, onde são apresentadas, desde os períodos iniciais, disciplinas de formação pedagógica ao lado daquelas de conteúdos específicos, além de disciplinas de domínio de língua estrangeira instrumental e do vernáculo pátrio.
- Duração do curso: 10 períodos / 5 anos
- Turno de funcionamento: Noturno
- Oferta anual de vagas: 25 vagas (Entrada única no 1º semestre)
- Modalidade: Presencial
- Critérios de seleção dos alunos: vagas ofertadas pelo ENEM (Sistema de Seleção Unificada do MEC)
Previsão de horários
Grade Curricular:
Projeto Pedagógico do Curso:
Acesse aqui o PPC do curso. (Documento desatualizado. Em processo de reformulação).
Colegiado:
Núcleo Docente Estruturante - NDE:
Documentos
1º PERÍODO | ||
MAC 118 | Cálculo Diferencial e Integral I | |
IQW X08 | Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais | |
LEV 121 | Português Instrumental I | |
IOG 114 | Química Geral I | |
IQO 113 | Introdução ao Laboratório de Química | |
IQW Y01 | Química na Escola I |
2º PERÍODO | ||
MAC 128 | Cálculo Diferencial e Integral II | |
FIW 121 | Mecânica da Partícula | |
FIW 122 | Laboratório de Física Básica | |
IQG 120 | Química Geral II | |
LEG 123 | Inglês Instrumental I | |
IQW Y02 | Química na Escola II |
3º PERÍODO | ||
MAC 238 | Cálculo Diferencial e Integral III | |
FIW 231 | Mecânica do Sistema e Física Térmica | |
FIW 232 | Laboratório de Física Básica II | |
IQG 128 | Química Geral Experimental II | |
EDF 240 | Fundamentos Sociológicos da Educação | |
IQW Y03 | Química na Escola III |
4º PERÍODO | ||
MAW 112 | Introdução à Computação | |
FIW 241 | Introdução ao Eletromagnetismo | |
FIW 242 | Laboratório de Eletromagnetismo | |
IQO 129 | Química Orgânica I | |
EDF 120 | Filosofia da Educação no Mundo Ocidental | |
IQW Y04 | Química na Escola IV |
5º PERÍODO | ||
IGL 101 | Introdução à Minerologia | |
IQF 241 | Termodinânica Clássica | |
IQO 236 | Química Orgânica Experimental I | |
IQG 354 | Química Inorgânica I | |
EDA 234 | Educação Brasileira | |
IQW Y05 | Química na Escola V |
6º PERÍODO | ||
IQW U06 | Monitoria | |
IQF 361 | ntrodução à Química Quântica I | |
IQF 363 | Físico-Química Experimental I | |
IQO 355 | Química Orgânica Experimental II | |
IQG 364 | Química Inorgânica II | |
EDF 245 | Psicologia da Educação | |
IQW Y06 | Química na Escola VI |
7º PERÍODO | ||
IQG 362 | Evolução da Química | |
IQA 470 | Química Analítica Qualitativa | |
IQA 471 | Química Analítica Qualitativa Experimental | |
IQO 239 | Química Orgânica II | |
IQG 236 | Química Inorgânica Experimental I | |
EDD 241 | Didática | |
IQW Y07 | Química na Escola VII |
8º PERÍODO | ||
IQW X02 | Projeto Final de Curso | |
IQA 482 | Química Analítica Quantitativa | |
IQA 481 | Química Analítica Quantitativa Experimental | |
IQG 246 | Química Inorgânica Experimental II | |
EDD 505 | Didática da Química I | |
EDD U07 | Prática de Ensino de Química e Estágio Supervisionado | |
IQW Y08 | Química na Escola VIII |
9º PERÍODO | ||
IQB 477 | Bioquímica LQ | |
IQW 100 | Instrumentação para Química do Cotidiano | |
EDD 622 | Didática da Química II | |
EDD U07 | Prática de Ensino de Química e Estágio Supervisionado | |
IQW Y09 | Química na Escola IX |