CENTRO MULTIDISCIPLINAR UFRJ – MACAÉ

Secretaria Acadêmica de Graduação

A Secretaria Acadêmica de Graduação é o setor responsável pela gestão de toda a vida acadêmica dos alunos e por colaborar com as atividades de ensino de graduação do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé , apoiando os nove cursos de graduação: Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Farmácia, Medicina, Nutrição, Química Bacharelado e Química Licenciatura.

A equipe atende ao público externo, coordenadores, docentes e discentes, fornecendo informações sobre os diversos procedimentos acadêmicos.

IMPORTANTE: Os processos acadêmicos são requeridos exclusivamente via e-mail, assim como a solicitação de emissão de documentos.

academico@macae.ufrj.br

Documento que comprova o vínculo com a UFRJ.

A declaração pode ser obtida diretamente pelo SIGA (clique aqui), ou solicitada via e-mail para academico@macae.ufrj.br

Documento que contém todas as disciplinas cursadas pelo aluno com aprovação.

O histórico pode ser obtido diretamente pelo SIGA (clique aqui), mas o histórico oficial deve ser solicitado por e-mail para academico@macae.ufrj.br

Documento que contém todas as disciplinas cursadas pelo aluno. Inclui as aprovações e as reprovações.

O boletim pode ser obtido diretamente pelo SIGA (clique aqui), mas o boletim oficial deve ser solicitado por e-mail para academico@macae.ufrj.br

Comprovante de Inscrição em Disciplinas, válido por semestre.

O comprovante pode ser obtido diretamente pelo SIGA (clique aqui), ou solicitada via e-mail para academico@macae.ufrj.br

O Boletim de Orientação Acadêmica contém todas as disciplinas que o aluno deve cursar por período, a carga horária das mesmas, as disciplinas já cursadas e em curso, etc.

O BOA pode ser obtido diretamente pelo SIGA (clique aqui), ou solicitado via e-mail para academico@macae.ufrj.br

Para homologação de grau, o aluno(a) deve justificar o motivo de não ter realizado a inscrição na disciplina ou de não ter requerido autorização para alguma irregularidade. A perda do prazo não é razão que justifique a homologação, tampouco é permitido frequentar alguma disciplina sem inscrição visando pedir homologação posterior.

Acesse aqui o formulário.

Para exclusão de reprovação, o aluno(a) deve justificar o motivo de não ter realizado o trancamento da inscrição na disciplina. A perda do prazo não é razão que justifique a exclusão, tampouco é permitido que o aluno resolva abandonar alguma disciplina visando pedir exclusão posterior.

Acesse aqui o formulário.

Substituição de grau é tão somente o requerimento que visa a alteração de uma nota lançada incorretamente.

Acesse aqui o formulário.

Processo destinado a requerer a reabertura da matrícula após período de trancamento (observando o prazo do calendário).

Acesse aqui o formulário.

Processo destinado a requerer o trancamento da matrícula nos prazos regulamentares. É requisito para solicitar trancamento ter cumprindo com aproveitamento um mínimo de 12 créditos.

Acesse aqui o formulário.

Processo destinado a requerer o cancelamento de matrícula.

Acesse aqui o formulário.

Processo destinado a requerer a reabertura da matrícula nas hipóteses em que desejar recorrer em casos de jubilamento (cancelamento da matrícula).

Acesse aqui o formulário.

Processo destinado a requerer o reconhecimento da equivalência entre duas disciplinas de conteúdo igual ou simular, visando ser dispensado de refazê-la no seu curso.

Acesse aqui o formulário.

Após a Colação de Grau o(a) formando(a) deve entrar em contato com a Secretaria Acadêmica no e-mail academico@macae.ufrj.br de posse dos originais digitalizados dos documentos abaixo:

  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Documento de Identidade (O nome deve ser o mesmo da certidão. Caso use a CNH, o número desta constará no diploma)
  • CPF (Deve estar em documento próprio. Pode ser emitido pelo site da Receita Federal)
  • Certificado de Reservista (Obrigatório se do sexo masculino)
  • Título de Eleitor (Obrigatório para maiores de 18 anos)
  • Certidão de Quitação Eleitoral (Pode ser emitida no site do TSE)
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio (Deve constar a data de publicação no Diário Oficial se instituição do estado do RJ, exceto federais)
  • Histórico Escolar do Ensino Médio
  • Histórico Escolar de Graduação Anterior (Obrigatório nos casos de ter havido aproveitamento (dispensa) de disciplinas)
  • Diploma danificado ou os dados estão incorretos:
    É necessário que leve à Secretaria Acadêmica o diploma original e peça para ser aberto um processo de SUBSTITUIÇÃO DE DIPLOMA.
  • Diploma perdido ou roubado:
    Primeiramente, publique em um jornal de grande circulação a perda/extravio do seu diploma, ou vá a uma delegacia policial fazer um registro de extravio de documentos, ou, ainda, fazer boletim de ocorrência (B.O.) em caso de roubo. Depois, encaminhe e-mail à Secretaria Acadêmica a folha do jornal onde está publicada a perda ou o registro de extravio feito em delegacia ou ainda o boletim de ocorrência e peça para ser aberto um processo de SEGUNDA VIA DE DIPLOMA.

Deve ser requerida juntamente à Coordenação de Curso que providenciará a análise da integralização do currículo e definirá a data da cerimonia em conjunto com o Gabinete da Direção Geral.

IMPORTANTE: Além de integralizar o currículo o(a) formando(a) deve estar com a sua situação no ENADE anotada no Histórico bem como no semestre de colação não pode haver qualquer atividade lançada – a colação deve ocorrer no semestre seguinte a última atividade.

A solicitação de análise do desempenho escolar deverá ser feita, exclusivamente, pelo e-mail dignidadeacademica@pr1.ufrj.br.

A solicitação feita por qualquer outro meio será desconsiderada.

Utilizar no campo ‘assunto’ o texto ‘FORMULÁRIO PARA REQUERIMENTO’.

A utilização deste e-mail deve ser exclusivo para o envio de solicitações e suas pendências, caso hajam. Demais mensagens que cheguem serão desconsideradas.

Documentação necessária:

Maiores informações:

https://graduação.ufrj.br/index.php/dignidade-academica

Processo destinado a dispensar frequência quando: 

1. Aluno é portador de afecções congênitas, infecções, traumatismos ou outras condições mórbidas. (Neste caso, são atribuídos, como compensação da ausência às aulas, exercícios domiciliares com acompanhamento da Unidade, sempre que compatíveis com o seu estado de saúde e as possibilidades da Unidade).

2. Aluna gestante, a partir do oitavo mês de gestação e durante três meses será assistida pelo regime de exercícios domiciliares. O início e o fim do período em que é permitido o afastamento deverão ser determinados por atestado médico a ser apresentado à direção da unidade. Os casos excepcionais, como o período de repouso, antes e depois do parto, serão devidamente comprovados, mediante atestado médico. É assegurado às estudantes em estado de gravidez o direito à prestação de exames finais.

Acesse aqui o formulário.

Processo destinado a fazer o registro no histórico dos segmentos em afastamento para intercâmbio. Necessário carta de aceite.

Acesse aqui o formulário.

Situação excepcional garantida por força de lei.

Envie um e-mail para academico@macae.ufrj.br

Para alunos externos à UFRJ cursarem disciplinas específicas.

Documentação necessária para abertura do processo para cursar disciplinas isoladas:

a) prova de matrícula em estabelecimento de ensino superior;
b) documento do estabelecimento de origem, aceitando os créditos conferidos pela UFRJ;
c) solicitação de próprio punho, datada e assinada pelo interessado;

É necessário, também, o preenchimento do formulário padrão (clique aqui).

Envie um e-mail para academico@macae.ufrj.br

Dúvidas frequentes

O ingresso nos cursos de graduação da UFRJ assim como os oferecidos no CM UFRJ-Macaé segue os procedimentos determinados pela Resolução CEG 01/2017.

Segundo a resolução, o ingresso nos Cursos de Graduação da UFRJ é feito por uma das seguintes modalidades de acesso:

I – Concurso de Acesso;

II – Transferência Externa;

II. 1 – Obrigatória;

II. 2 – Facultativa;

II. 2.1 – Regular;

II. 2.2 – Especial/ENEM ;

III – Reingresso;

IV – Isenção de Concurso de Acesso;

V – Convênio Cultural;

VI – Convênio Cortesia;

VII – Outros Convênios.

O Concurso de Acesso é a principal via de entrada da Universidade e atualmente é utilizada a classificação do candidato no Sistema de Seleção Unificada (SISU), com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Os editais de ingresso para cada modalidade descrita acima são definidos pelo Conselho de Ensino de Graduação (CEG) e tanto a frequência de publicação dos editais, como o número de vagas ofertadas são determinados por esse Conselho.

Para mais informações sobre as formas de ingresso nos cursos de graduação da UFRJ, acesse a página www.acessograduacao.ufrj.br ou entre em contato com a coordenação de acesso da UFRJ através do e-mail: acessograduacao@ufrj.br ou acesso.editais@pr1.ufrj.br ou ainda matriculaonline@pr1.ufrj.br

Após a inscrição em disciplinas, os candidatos começam a ser implantados no sistema. Somente após essa implantação os alunos poderão acessar o Portal Aluno UFRJ e a Intranet UFRJ. O aplicativo do Portal Aluno disponibiliza a Carteirinha Digital. Para acesso à carteirinha, o aluno deverá inserir a sua foto no sistema e aguardar a aprovação por parte da equipe.

Ressaltamos que a foto só poderá ser inserida pelo site do Portal e não pelo aplicativo.

A Carteirinha Digital possui autenticação eletrônica e poderá ser impressa e plastificada para uso externo à UFRJ.

Para tratar de dúvidas e problemas relacionadas ao SIGA, enviar e-mail para: portalaluno@dre.ufrj.br

– Critérios fixos (não podem ser alterados)

  • Localização: têm prioridade alunos do curso para o qual a turma é oferecida; seguidos, nesta ordem, de alunos de mesma unidade, de mesmo centro, e, por fim, alunos do restante da Universidade;
  • Periodização: alunos que estão no período para o qual a disciplina é recomendada têm prioridade; se a disciplina é eletiva ou se o aluno não está no período recomendado, o aluno de maior período tem a prioridade;

– Critérios variáveis (cabe ao Coordenador do curso determinar a ordem desejada)

  • COA: Total de créditos obtidos acumulados (prioridade para alunos com maior COA);
  • CRA: Coeficiente de rendimento acumulado (prioridade para alunos com maior CRA);
  • Turno: (prioridade para alunos cadastrados no turno para o qual a turma é oferecida).

Observações:

Em qualquer fase, pedidos que já possuem manifestação de concordância têm prioridade.

Para solicitar o trancamento da matrícula você deve ter o mínimo de 12 créditos cursado com aprovação e preencher, assinar e  encaminhar os formulários presentes no link abaixo para o e-mail academico@macae.ufrj.br

Caso não possua ainda 12 créditos cursado com aprovação, seu pedido de trancamento é considerado excepcional e será avaliado por um Conselho Superior da universidade – razão pela qual além dos formulários, deve ser anexado ao pedido todo e qualquer documento que comprove e fundamente a excepcionalidade.

Para trancamento no segmento 2024-2 o prazo estabelecido é até 07 de outubro para medicina e enfermagem e até 09 de outubro para os demais cursos. Pedidos após essa data devem ser marcados como “fora do prazo” (exceto trancamento excepcional).

https://portal.macae.ufrj.br/wp-content/uploads/2022/03/TRANCAMENTO-DE-MATRICULA.pdf

Ademais, junto com esses formulários, é necessário o envio do nada consta da biblioteca

O Nada Consta deve ser solicitado através do formulário disponível em https://biblioteca.macae.ufrj.br/nada-consta/, clicando em https://u.macae.ufrj.br/nadaconsta-biblioteca-cmufrj-macae ou apontar o celular para o QR Code disponível na página.

Por fim, para fins de identificação do requerente a autenticação do pedido, pedimos, ainda, que você nos encaminhe uma selfie sua segurando um documento de identidade com foto (aberto / frente e verso) próximo ao rosto.

Para solicitar o cancelamento da matrícula você deve preencher, assinar e encaminhar os formulários presentes no link abaixo para o e-mail academico@macae.ufrj.br

https://portal.macae.ufrj.br/wp-content/uploads/2022/03/CANCELAMENTO DE MATRICULA.pdf

Ademais, junto com esses formulários, é necessário o envio do nada consta da biblioteca. O Nada Consta deve ser solicitado através do formulário disponível em

https://biblioteca.macae.ufrj.br/nada-consta/consta/, clicando em https://u.macae.ufrj.br/nadaconsta-biblioteca-cmufrj-macae ou apontar o celular para o QR Code disponível na página.

Por fim, para fins de identificação do requerente a autenticação do pedido, pedimos, ainda, que você nos encaminhe uma selfie sua segurando um documento de identidade com foto (aberto / frente e verso) próximo ao rosto.
Obs.: Enviar todos os documentos em PDF.
Obs.: Assinar os formulários conforme identidade.

Para solicitar reabertura da matrícula você deve preencher, assinar e encaminhar os formulários presentes no link abaixo para o e-mail academico@macae.ufrj.br

Para reabertura no segmento 2024-2, o prazo vai até 30 de julho para medicina e enfermagem e até 12 de agosto para os demais cursos. Pedidos após essa data devem ser marcados como “fora do prazo”.

https://portal.macae.ufrj.br/wp-content/uploads/2022/03/Formulario-de-Reabertura-de-Matricula.pdf

Por fim, para fins de identificação do requerente a autenticação do pedido, pedimos, ainda, que você nos encaminhe uma selfie sua segurando um documento de identidade com foto (aberto / frente e verso) próximo ao rosto.

Obs.: Enviar todos os documentos em PDF.

Obs.: Assinar os formulários conforme identidade.

As normas e condições de ingresso nos Cursos de Graduação da UFRJ são regidas pela Resolução CEG 01/2017 e podem ser consultadas na página da Pró-Reitoria de Graduação:

https://graduação.ufrj.br/images/_PR-1/CEG/Resolucoes/2010-2019/RESCEG-2017_01.pdf

Em Lei Federal, a norma sobre Transferência Ex-officio está disposta no Parágrafo Único do Art. 49 da Lei 9394, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, datada de 20 de dezembro de 1996, e na Lei 9536 de 11 de dezembro de 1997, que o regulamenta. Para melhor interpretá-la, leia a ADI 3324.

Segue abaixo a documentação necessária (TODOS ORIGINAIS):

  • Histórico Escolar até o último período; (COM CÓDIGO DE AUTENTICAÇÃO OU ASSINATURA E CARIMBO DA INSTITUIÇÃO)
  • ano e notas do vestibular;
  • documento de identidade;
  • certidão de nascimento ou casamento;
  • declaração de que é dependente e coabita com o servidor, quando for o caso, visada pelo órgão de pessoal ao qual esteja afeto o servidor;
  • programa com a carga horária das disciplinas cursadas na instituição de origem; (COM CÓDIGO DE AUTENTICAÇÃO OU ASSINATURA E CARIMBO DA INSTITUIÇÃO)
  • atestado de regularidade da vida acadêmica, expedido pela instituição de origem no qual deverá constar se a matrícula do interessado está ativa ou trancada; (COM CÓDIGO DE AUTENTICAÇÃO OU ASSINATURA E CARIMBO DA INSTITUIÇÃO)
  • endereço da instituição de origem;
  • publicação em Diário ou Boletim oficial do ato que comprove a transferência do servidor público, civil ou militar para a cidade de Macaé, por necessidade de serviço (ex officio);
  • declaração de que o servidor está em exercício em Macaé;
  • comprovante de residência (anterior e atual);
  • foto 3×4;
  • certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente.

Para a abertura do processo, é imprescindível encaminhar para o e-mail academico@macae.ufrj.br TODOS os documentos citados acima juntamente com os formulários presentes no link abaixo:

Obs.: Enviar todos os documentos em PDF, juntamente com uma selfie segurando a identidade próxima ao rosto.

Obs.: Assinar os formulários conforme identidade.

Para solicitar a expedição de seu diploma você deve primeiramente já ter colado grau e, com a finalidade de compor seu processo de diplomação, enviar os seguintes documentos originais digitalizados para o e-mail academico@macae.ufrj.br:

1) Certidão de nascimento ou casamento;

2) Documento de identidade atualizado, conforme certidão de nascimento ou casamento. (Caso use a CNH, passaporte ou carteira de trabalho, o número deste constará no diploma)

3) CPF (Deve estar em documento próprio). Poderá ser emitido pelo site da Receita Federal (Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF) https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp

4) Título de Eleitor (https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/)

5) Certidão de Quitação Eleitoral atualizada, que poderá ser emitida pelo site do TSE – www.tse.jus.br

6) Certificado de Reservista ou de Dispensa (para homens até 45 anos);

7) Certificado de Conclusão do Ensino Médio (frente e verso – deve constar a data de publicação no Diário Oficial, caso o ensino médio tenha sido concluído no estado do Rio de Janeiro entre os anos de 1985 e 2016, exceto federais);

8) Histórico Escolar da Graduação Anterior ou Intercâmbio (obrigatório nos casos de ter havido dispensa de disciplinas).

9) Termo de responsabilidade preenchido e assinado conforme documento de identidade (o mesmo está em anexo neste email).

10) Selfie segurando o documento de identidade próximo ao rosto (legível)

11) Caso necessite do diploma com urgência, deverá enviar comprovante (a comprovação de urgência não pode ser uma carta escrita de próprio punho)

Configura-se uma comprovação de urgência justificável os seguintes documentos:

  • cópia de publicação em diário oficial;
  • lista de candidatos selecionados em processo seletivo;
  • cópia da parte do edital onde é mencionada a necessidade de se apresentar o diploma;
  • documento, em papel timbrado, em que a instituição na qual o formando está vinculado ou irá vincular-se pede para que se apresente o diploma, etc.

12) Somente para alunos que ingressaram por REINGRESSO e ISENÇÃO DE CONCURSO: Diploma da graduação anterior (frente e verso).

IMPORTANTE:

  • A digitalização deve garantir o mínimo de qualidade entre o arquivo digital gerado e o documento original.
  • Devem ser digitalizados no mesmo arquivo a frente e o verso.
  • Na falta de equipamento de scanner próprio sugere-se o uso de aplicativos mobile como “CamScanner ” ou simular.
  • Os arquivos devem ser submetidos em formato PDF com a opção OCR ativada.
  • Cada documento em um arquivo separadamente.

Para agendar um atendimento de retirada de diploma na secretaria é só acessar o link abaixo e seguir as instruções:

https://calendly.com/academico-ufrjmacae/15min

O aluno(a) poderá solicitar dispensa de frequência quando:

1. Ser portador de afecções congênitas, infecções, traumatismos ou outras condições mórbidas. (Neste caso, são atribuídos, como compensação da ausência às aulas, exercícios domiciliares com acompanhamento da Unidade, sempre que compatíveis com o seu estado de saúde e as possibilidades da Unidade).

ou

2. Ser aluna gestante, a partir do oitavo mês de gestação e durante três meses será assistida pelo regime de exercícios domiciliares. O início e o fim do período em que é permitido o afastamento deverão ser determinados por atestado médico a ser apresentado à direção da unidade. Os casos excepcionais, como o período de repouso, antes e depois do parto, serão devidamente comprovados, mediante atestado médico. É assegurado às estudantes em estado de gravidez o direito à prestação de exames finais;

Orientamos que entre em contato com a coordenação do curso e COAA, a fim de que possam te orientar quanto as disciplinas que poderá se inscrever neste semestre. O recomendado para exercício domiciliar é que você curse apenas disciplinas 100% teóricas por não haver possibilidade de adaptação das práticas ao exercício domiciliar.

Após este contato, enviar para o e-mail academico@macae.ufrj.br os formulários presentes no link abaixo devidamente preenchidos, juntamente com todos os atestados médicos comprovando sua situação de saúde.

https://portal.macae.ufrj.br/wp-content/uploads/2024/09/EXERCICIOS-DOMICILIARES.pdf

Por fim, para fins de identificação do requerente a autenticação do pedido, pedimos, ainda, que você nos encaminhe uma selfie sua segurando um documento de identidade com foto (aberto / frente e verso) próximo ao rosto.

Obs.: Enviar todos os documentos em PDF.

Obs.: Assinar os formulários conforme identidade.

Você pode solicitar abertura de processo para cursar Disciplinas isoladas.

Disciplinas isoladas proporcionam flexibilidade para lidar com choques de disciplinas presenciais, explorar disciplinas extracurriculares e atender a pendências de disciplinas em outras instituições.

Segue relação de documentação necessária para abertura do processo:

a) prova de matrícula em estabelecimento de ensino superior;

b) documento do estabelecimento de origem, aceitando os créditos conferidos pela UFRJ;

c) solicitação de próprio punho, datada e assinada pelo interessado;

É necessário, também, o preenchimento do formulário presente no link abaixo:

https://portal.macae.ufrj.br/wp-content/uploads/2024/09/Secretaria-Academica-FORMULARIO-PADRAO.pdf

Por fim, para fins de identificação do requerente a autenticação do pedido, pedimos, ainda, que você nos encaminhe uma selfie sua segurando um documento de identidade com foto (aberto / frente e verso) próximo ao rosto.

Obs.: Enviar todos os documentos em PDF.

Obs.: Assinar os formulários conforme identidade.

Para solicitar aproveitamento (dispensa) de disciplinas, primeiramente, você deve estar dentro do prazo para pedir, que são os primeiros 10 dias após a inscrição em disciplinas se no primeiro período, ou, 10 dias após a efetivação dos pedidos se no segundo período.

Então, você deve preencher, assinar e encaminhar os formulários presentes no link abaixo para o e-mail academico@macae.ufrj.br, anexando a eles o histórico da universidade de origem (onde as disciplinas foram cursadas) e os programas de cada uma dessas disciplinas. Tais documentos deverão conter assinatura e carimbo da instituição e/ou código de autenticação eletrônica.

https://portal.macae.ufrj.br/wp-content/uploads/2022/03/DISPENSA-DE-DISCIPLINAS.pdf

Na tabela a ser preenchida você deverá associar a disciplina de origem (que você cursou) com a que você quer dispensar na UFRJ.

Não é permitido usar 1 de origem para dispensar 2 na UFRJ. O contrário, porém, é possível.

Por fim, para fins de identificação do requerente a autenticação do pedido, pedimos, ainda, que você nos encaminhe uma selfie sua segurando um documento de identidade com foto (aberto / frente e verso) próximo ao rosto.

Obs.: Enviar todos os documentos em PDF.

Obs.: Assinar os formulários conforme identidade.

O processo de equivalência de disciplinas tem o intuito de reconhecer disciplina(s) cursada(s) em outro curso da UFRJ como equivalente(s) aquela(s) que você deveria cursar no currículo do seu curso.

Para solicitar esta equivalência você deve preencher, assinar e encaminhar os formulários presentes no link abaixo para o e-mail academico@macae.ufrj.br, anexando a eles os programas de cada uma dessas disciplinas e o histórico do curso anterior ou, se cursada no mesmo DRE, apontar o segmento onde a mesma aparece com aprovação.

https://portal.macae.ufrj.br/wp-content/uploads/2022/03/DISPENSA-DE-DISCIPLINAS.pdf

Na tabela a ser preenchida você deverá associar a disciplina de origem (que você cursou) com a que você quer dispensar no seu curso atual.

Não é permitido usar 1 de origem para dispensar 2. Use sempre 1 x 1.

OBS: Na anotação da equivalência constará a nota obtida na disciplinas de origem e o professor responsável.

Por fim, para fins de identificação do requerente a autenticação do pedido, pedimos, ainda, que você nos encaminhe uma selfie sua segurando um documento de identidade com foto (aberto / frente e verso) próximo ao rosto.

Obs.: Enviar todos os documentos em PDF.

Obs.: Assinar os formulários conforme identidade.

Para solicitar aproveitamento (dispensa) de disciplinas realizados em um programa de intercâmbio você deve preencher, assinar e encaminhar os formulários presentes no link abaixo para o e-mail academico@macae.ufrj.br, anexando a eles o histórico da universidade de origem (onde as disciplinas foram cursadas) e os programas de cada uma dessas disciplinas.

OBS: Os documentos devem ser oficiais e íntegros. Eventual tradução deve constar em documento separado e para ter valor no processo deve ser realizada por profissional juramentado.

https://portal.macae.ufrj.br/wp-content/uploads/2022/03/DISPENSA-DE-DISCIPLINAS.pdf

Na tabela a ser preenchida você deverá associar a disciplina de origem (que você cursou) com a que você quer dispensar na UFRJ.

Não é permitido usar 1 de origem para dispensar 2 na UFRJ. O contrário, porém, é possível.

Por fim, para fins de identificação do requerente a autenticação do pedido, pedimos, ainda, que você nos encaminhe uma selfie sua segurando um documento de identidade com foto (aberto / frente e verso) próximo ao rosto.

Obs.: Enviar todos os documentos em PDF.

Obs.: Assinar os formulários conforme identidade.

Links úteis

academico@macae.ufrj.br

ATENÇÃO: O e-mails enviados pela Secretaria Acadêmica (e outros domínios UFRJ) estao sendo bloqueados pelo “Hotmail”. Pedimos que ao entrar em contato conosco evitem usar este domínio (e outros da microsoft) pois a resposta pode não chegar.

Atendimento presencial de 09h às 12h e de 13h às 16h.

Sala 203, bloco B, Polo Universitário. Avenida Aluízio da Silva Gomes, 50 – Bairro da Glória, Macaé – RJ – CEP 27930-560

  • Bruno Gabriel Conti Fortunato
  • Elaine Serpa Francesconi
  • Itamara Pereira Moço
  • Jefferson dos Santos Araújo
  • Karine Siqueira Mot
  • Mariana da Silva Hermsdorff Vellinha