Parceria entre CM UFRJ-Macaé e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade fortalecerá ações sociais na cidade

No último dia 23 de maio, o Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé (CM UFRJ-Macaé) foi convidado para uma importante reunião com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade. O encontro, realizado no auditório do Bloco B da Cidade Universitária de Macaé, teve como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido na Secretaria, que funciona no Hotel de Deus, bairro Virgem Santa, em Macaé e estreitar laços entre a UFRJ e o Município por meio de oferecimento de mais um campo de estágio e futuras oportunidades para projetos de pesquisa e extensão. Essa iniciativa demonstra a preocupação das lideranças acadêmicas e governamentais em trabalhar de forma conjunta para fortalecer os vínculos sociais e promover o bem-estar da comunidade.

Parceria visando o fortalecimento social:

A reunião foi solicitada pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade da prefeitura de Macaé, Sabrina Nunes Dias da Silva Barbosa, que acaba de assumir a pasta, acompanhada de sua equipe. Durante o encontro, ficou evidente a importância de estabelecer parcerias entre a universidade e a administração municipal, pois o trabalho em conjunto baseado em evidências científicas é essencial para a gestão eficiente das demandas sociais. A Secretária Sabrina expressou seu interesse em fomentar ações de ensino, pesquisa e extensão, destacando a relevância da participação da universidade nas atividades práticas de ensino, estágios, extensão e pesquisas nas unidades ligadas à secretaria. A abertura de mais vagas de estágios curriculares é de suma importância, principalmente para os cursos da saúde, que já estagiam nos vários espaços da Secretaria Municipal de Saúde do Município. No entanto, ainda existem vários discentes aguardando por uma vaga a fim de concluírem a graduação.

Presença dos Institutos do CM UFRJ-Macaé e compromisso com a comunidade:

Na reunião estiveram presentes os dirigentes do Instituto de Alimentação e Nutrição, Instituto de Ciências Farmacêuticas, Instituto de Enfermagem e Instituto Multidisciplinar de Química, juntamente com o decano do CM UFRJ-Macaé, Prof. Irnak Barbosa e a equipe dos Setores de Estágios e Convênios. Essa presença demonstra o compromisso desses institutos com a comunidade e a disposição em contribuir para o desenvolvimento de ações que promovam o fortalecimento dos vínculos sociais e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos macaenses e residentes em Macaé.

Futuras ações conjuntas:

O CM UFRJ-Macaé colocou-se à disposição da Secretaria de Desenvolvimento Social para colaborar na busca de novas possibilidades de atuação. O próximo passo agora é a realização de uma visita ao Hotel de Deus, identificando as áreas de atuação para os estágios e alinhamento da documentação pertinente, o que já deve acontecer ainda neste primeiro semestre de 2023. Demais áreas de atuação incluem unidades como o Recanto do Idoso, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os Centros Municipais de Atenção à Infância e à Adolescência (CEMAIAs). Essa parceria promete trazer avanços significativos para a comunidade, proporcionando ações mais efetivas e abrangentes no campo social.

Conclusão:

A reunião entre as lideranças do CM UFRJ-Macaé e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade marca um importante passo na promoção de ações conjuntas para o fortalecimento social em Macaé. A parceria entre a universidade e a administração municipal possibilitará a realização de pesquisas, ações de ensino e projetos de extensão que visem atender às demandas sociais do município. A colaboração entre os diferentes institutos da UFRJ-Macaé e a Secretaria de Desenvolvimento Social promete trazer soluções inovadoras e embasadas em evidências para questões como fortalecimento de vínculos, situação de rua e envelhecimento da sociedade.

O CM UFRJ-Macaé reafirma seu compromisso com a comunidade, colocando sua expertise e recursos à disposição da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade. Juntos, haverá um caminho de colaboração mútua em prol do progresso social e do bem-estar de todos os macaenses.