CENTRO MULTIDISCIPLINAR UFRJ – MACAÉ

Coordenadora: Profa. Dra. Márcia Regina Viana

Iniciou sua vida acadêmica com a Graduação em Nutrição pela UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (1985).  Foi bolsista do PIDAS – Programa de Integração Docente Assistencial com atuação concentrada em Saúde Pública. Como profissional atuou na área de Alimentação Coletiva em concessionárias da PETROBRAS, na Bacia de Campos,  até 1992.  Cursou a  Graduação em Filosofia com Licenciatura e Bacharelado, na UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO(1999).  Obteve o título de Mestre em Filosofia, na área de Ética e Existência, pela Universidade Gama Filho (2001).  É doutora em Filosofia, com concentração em Ética, também pela UGF (2007).  Lecionou Filosofia na rede particular de ensino, trabalhando com as disciplinas Filosofia da Linguagem, Lógica e Argumentação em diversas graduações e com a disciplina Antropologia e Sociologia para o Curso de Nutrição.    Pós-Doutorado em Neurofilosofia pelo Programa Nacional de Pós-Doutoramento da CAPES,  com o Projeto de Pesquisa: “Neurofilosofia e Existencialismo: bases conceituais”, desenvolvido na UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE (2010-2012).   É doutora em Nutrição pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (2015), na linha de pesquisa Políticas, Saberes e Práticas em Alimentação, Nutrição e Saúde. É especialista em Direitos Humanos e Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/FIOCRUZ.  Atualmente é docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé, atuando na interface das áreas de Nutrição em Saúde Coletiva e Ciências Humanas. Coordenadora do NESPERA – Núcleo de Estudos Plurais em Educação, Alimentação e Humanidades. >> Currículo Lattes

Coordenadora Substituta: Professora Jane de Carlos Santana Capelli

Professora Associada III do Curso de Nutrição/Instituto de Alimentação e Nutrição (IAN)/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé (CM UFRJ-Macaé), da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ-Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira. Pós Doutorado em Surdez no PROJETO SURDOS-UFRJ/Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis/Centro de Ciências da Saúde/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Doutora em Ciências, na área de Epidemiologia das Doenças Crônicas, pelo Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz/Rio de Janeiro, Brasil (2005). Mestre em Saúde Materno Infantil, pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP/Recife, Pernambuco (1998). Sanitarista, pelo curso de Saúde Pública em Nível de Residência da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz/Rio de Janeiro (1994). Nutricionista, pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro (1992). Atualmente, está como Substituta Eventual do Curso de Nutrição, do IAN/CM UFRJ-Macaé; Supervisora de Estágio Supervisionado de Nutrição em Saúde Coletiva; Vice-coordenadora do Núcleo de Ações e Estudos em Materno Infantil (NAEMI), do CM UFRJ-Macaé; Coordenadora do Laboratório de Avaliação Nutricional e Diagnóstico em Saúde do Curso de Nutrição, do Instituto de Alimentação e Nutrição, do CM UFRJ-Macaé; Representante docente da UFRJ-Campus Macaé, no Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva (FPAI), da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Membro efetivo da Comissão Permanente UFRJ-MACAÉ Acessível e Inclusiva (CPAI), do CM UFRJ-Macaé. >> Currículo Lattes

Apoio Administrativo da Coordenação:

Etielle dos Santos

Contato Acadêmico:

coordnutricaomacae@gmail.com | Tel. (22) 2141-4012

Os conteúdos ministrados no curso estão concentrados em áreas temáticas facilitando a compreensão sobre as diferentes áreas de atuação e norteando as competências esperadas do aluno no âmbito da saúde. Estabelece o exercício da equipe multidisciplinar e para isso os cursos de Nutrição, Enfermagem e Obstetrícia e Medicina têm os currículos integrados em vários conteúdos disciplinares levando o  aluno a um pensamento em grupo multidisciplinar conforme deve ser a atuação dos profissionais no mercado de trabalho.

 

A integração curricular se realiza nas interfaces das ciências da saúde e das ciências sociais, com base na problematização das condições de vida da população. Tais condições são identificadas e analisadas na comunidade e nos serviços, discutidas e sistematizadas nesses espaços e no âmbito da Universidade, permitindo aos alunos a identificação e entendimento de como se articula a aprendizagem à prática para o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais entre diferentes profissionais.
Esta base metodológica da problematização, onde os questionamentos originam-se na vivência por meio do componente prático experimental e/ou em comunidade, propicia uma educação humanizada e ética, com a visão mais integrada do ser humano, na sua relação com alimentação, nutrição e saúde, superando as dicotomias teórico/prático e biológico/social.

 

Os conteúdos essenciais para o curso de Nutrição estão relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em nutrição. Os conteúdos ministrados contemplam abordagem dentro das Ciências Biológicas e da Saúde (o olhar biológico do ser humano - base teórica e prática da biologia molecular e celular, fisiologia, patologia e outros), Ciências Sociais, Humanas e Econômicas (o ser humano e a sociedade - compreensão dos diferentes aspectos que determinam o processo saúde-doença), e as Ciências da Alimentação e Nutrição (desenvolvimento de habilidades e competências específicas do Nutricionista - domínio de nutrição humana, da dietética e da terapia nutricional, permitindo identificar patologias de interesse da nutrição, realizar diagnóstico  nutricional, indicar a terapia nutricional adequada à indivíduos e  à coletividades, além do conhecimento de processos fisiológico e nutricional, nos diferentes ciclos da vida como: gestação, envelhecimento, atividades físicas e desportivas e, finalmente uma abordagem da nutrição no processo saúde-doença sob a perspectiva sócio-cultural e econômica

INSTITUTO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

O curso de graduação em Nutrição do Campus UFRJ-Macaé contempla um currículo composto por disciplinas teóricas, práticas e por estágios supervisionados, além de atividades em projetos de extensão e iniciação científica, cujo objetivo é conferir competência e habilidade para o exercício das atribuições do Nutricionista.

O curso se moderniza no Campus de Macaé ao investir num PPP que estimula o aluno a buscar seu conhecimento, trabalhando na interface entre problematização, com a técnica  adaptada ao ABP (aprendizagem baseada em problema), aplicada desde o primeiro período, com a prática de campo em escolas e em Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município de Macaé. 

  • Duração do curso: 9 períodos / 4 anos e meio
  • Turno de funcionamento: Integral
  • Oferta anual de vagas: 80 vagas (40 por semestre letivo)
  • Modalidade: Graduação – Presencial
  • Critérios de seleção dos alunos: vagas ofertadas pelo ENEM (Sistema de Seleção Unificada do MEC)