CENTRO MULTIDISCIPLINAR UFRJ – MACAÉ

Comunidade acadêmica participa de ação pelo uso racional de medicamentos no Campus UFRJ-Macaé.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, “o uso racional de medicamentos ocorre quando os pacientes recebem os medicamentos apropriados para a sua condição clínica, em doses adequadas para suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado e ao menor custo possível para eles e sua comunidade.” (Conference of Experts on the Rational Use of Drugs, World Health Organization, Nairobi, 1985).

No Brasil, o dia 05 de maio é reconhecido como o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data surgiu a partir de um movimento de estudantes de Farmácia, apoiado pelo Conselho Federal de Farmácia, com o objetivo de alertar a população sobre os riscos da automedicação e reforçar a importância da orientação do profissional farmacêutico para a utilização segura e eficaz dos medicamentos.

Nesse contexto, as vacinas são consideradas medicamentos essenciais para a prevenção de doenças infecciosas, redução do agravamento de doenças e diminuição da mortalidade. Da mesma forma, os testes rápidos auxiliam na detecção de infecções, tornando mais acessíveis o diagnóstico, o tratamento e, em alguns casos, a cura de doenças. A detecção precoce das hepatites B e C, do HIV e da sífilis é fundamental para o tratamento adequado, evitando complicações graves e contribuindo para a interrupção da cadeia de transmissão.

A vacinação, os testes rápidos e as ações de divulgação científica sobre os riscos da automedicação e o descarte adequado de medicamentos configuram importantes estratégias para a promoção do uso racional de medicamentos.

Diante disso, no dia 05 de maio de 2026, foi realizada uma ação em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, com vacinação contra Influenza, DT, Febre Amarela, Hepatite B e Tríplice Viral, além da realização de testes rápidos para hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV para toda a comunidade acadêmica do Campus UFRJ-Macaé e a comunidade em geral. Também foi promovida uma roda de conversa abordando os riscos associados à automedicação e o descarte adequado de medicamentos.

A ação aconteceu por meio da parceria entre o projeto de extensão “Estratégias para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos”, coordenado pela Profa. Dra. Magdalena Rennó (NUPEM/UFRJ), a Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador, coordenada por Renan Azeredo (CPST/UFRJ/Macaé), e a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Macaé (SEMUSA/Macaé), gerenciada pela Dra. Daniela Bastos da Silveira.